Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/STI/CINF

I - ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

2. DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DA DEMANDA.

3. ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DA SOLUÇÃO

4. BENEFÍCIOS ESPERADOS

5. RELAÇÃO ENTRE A DEMANDA PREVISTA E A CONTRATADA

6. ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE

 

II - ANÁLISE DE RISCOS DA CONTRATAÇÃO

7. SOLUÇÃO

8. ANÁLISE DOS RISCOS EXISTENTES

9. ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RISCOS

 

III - ANÁLISE DE SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

10. DA SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

11. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

12. DESCONTINUIDADE DO FORNECIMENTO

 

IV - ESTRATÉGIA DA CONTRATAÇÃO

13. NATUREZA DO OBJETO

14. PARCELAMENTO DO OBJETO

15. ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

16. CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

17. VIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

18. LISTA DE POTENCIAIS FORNECEDORES

19. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

20. EQUIPE DE GESTÃO DA CONTRATAÇÃO

 

I - ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO.

Os usuários do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá utilizam os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tanto para a execução das atividades meio (administrativas) como para as atividades finalísticas (envolvendo o acompanhamento e julgamento de processos judiciais). Esses serviços são considerados essenciais para a execução das atividades institucionais, de tal forma que sua indisponibilidade ou descontinuidade produziria impacto direto ao desempenho da Organização. Desse modo, a Secretaria de Tecnologia da Informação - STI é a responsável pela gestão da tecnologia da informação com atribuições de administrar o ambiente computacional, que possui parque tecnológico bastante diversificado, em termos de hardware e software, contando com cerca de 300 (trezentos) usuários, aliado ao constante surgimento de novas soluções de TIC, em função da crescente evolução tecnológica, exigem disponibilidade permanente de serviços técnicos dedicados e especializados, para conseguir os serviços demandados.

Para atender a essa necessidade, a STI vem procurando expandir de forma consistente seus ambientes de TIC, adotando novos modelos de trabalho com foco na sustentação dos ambientes e da segurança da informação, de forma a aumentar a integridade, disponibilidade e confiabilidade do ambiente computacional, assim como prover melhor suporte aos usuários. Inerente à necessidade organizacional da busca incessante pelo melhor atendimento aos usuários internos e externos, não é correspondida pelo aumento na quantidade de servidores concursados e capacitados que poderiam dar o suporte necessário à qualidade mínima aceitável. Atualmente, há apenas 11 (onze) servidores efetivos lotados no STI do TRE/AP, que além de serem os responsáveis técnicos pela manutenção de todos os serviços acima descritos, também atuam na área gerencial das suas respectivas unidades, elaborando termos de referência para aquisições de produtos e serviços, gestão de contratos e desenvolvimento dos programas de planejamento e melhoramento dos trabalhos. Com esta quantidade de servidores, não há a possibilidade de atender a todos os chamados diários, que apesar de alguns não serem de alta criticidade em relação ao ambiente como um todo, são de necessidade urgente para não impactar nas atividades de trabalho dos usuários que solicitam a ajuda.

Atualmente, os serviços de atendimento e suporte local na sede do Tribunal em Macapá/AP são executados por meio de empresa CONTRATADA desde o ano de 2017, através do Contrato nº 25/2017. O objeto deste instrumento refere-se à contratação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação para suporte de hardware e software, contando por 15 (quinze) profissionais com jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias, que por decisão da contratada, não será renovado por um ano e sim até 1º de maio de 2022.

Com o objetivo de atender as atuais demandas de TIC com celeridade, qualidade e eficiência, contemplando os serviços de atendimento ao usuário, suporte técnico e manutenção de equipamentos de informática do TRE/AP, faz-se imprescindível a contratação imediata de uma empresa prestadora de serviços técnicos especializados nessa área.

 

2. DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DA DEMANDA.

2.1. Requisitos Técnicos da Solução:

2.1.1. Requisitos Funcionais:

2.1.2. Requisitos Não Funcionais:

2.2. Soluções Disponíveis no Mercado de TIC

Empresas especializadas em serviços técnicos continuados com alocação de postos de serviços para atendimento das demandas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

2.3. Contratações Públicas Similares

2.4. Outras Soluções Disponíveis

2.5. Portal do Software Público Brasileiro

2.6. Alternativa no Mercado de TIC

2.7. Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI

2.8. Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil

2.9. Modelo de Requisitos Moreq-Jus

3. ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DA SOLUÇÃO

3.1. Descrição da Solução

3.2. Alinhamento da Solução

O elevado grau de automação dos processos operacionais e administrativos leva as Organizações a confiar e depender cada vez mais de sua infraestrutura tecnológica para viabilizar aplicações de missão crítica e implementar rapidamente novas soluções que aumentem a agilidade, a capacidade de adaptação, a otimização de custos e a melhoria dos serviços prestados, de forma continuada, aos seus clientes e usuários.

Atender a essa demanda por alta qualidade e eficiência com economia, confiabilidade, flexibilidade, agilidade e racionalização de fluxos de trabalho, é preocupação constante da alta direção dos órgãos, o que tornou a Tecnologia da Informação e Comunicação ferramenta estratégica que deve estar alinhada com as áreas de negócios da Instituição.

O serviço objeto de contratação alinhado com o Plano Diretor de TIC do TRE/AP através da iniciativa “Manutenção da infraestrutura de rede” cujo objetivo estratégico é “Assegurar níveis de serviços adequados ao negócio”.

Face ao exposto e em conformidade com os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, em especial, de eficiência, a solução para o suporte aos usuários e às operações de TIC descrita neste termo de referência e seus anexos constitui-se em objeto de contratação estratégico para o alcance das metas e propósitos perseguidos pela Justiça Eleitoral.

 

4. BENEFÍCIOS ESPERADOS

4.1. Benefícios a longo prazo:

 

5. RELAÇÃO ENTRE A DEMANDA PREVISTA E A CONTRATADA
A demanda prevista pelo planejamento orçamentário é similar à demanda que está sendo contratada.

 

6. ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE
O ambiente interno do TRE-AP está totalmente preparado para solução desejada.

 

II - ANÁLISE DE RISCO DA CONTRATAÇÃO

7. SOLUÇÃO

Prestação de serviços técnicos continuados e especializados, com alocação de postos de serviços para atendimento das demandas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) aos usuários do Tribunal Regional eleitoral do Amapá - TRE/AP.

 

8. ANÁLISE DOS RISCOS EXISTENTES

8.1. Riscos inerentes ao processo

ID

RISCO

PROBABILIDADE

IMPACTO

RESULTADO

(RISCO X PROBABILIDADE

DANO POTENCIAL

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL (AÇÃO PREVENTIVA)

AÇÃO DE CONTINGENCIA

RESPONSÁVEL (AÇÃO CONTINGÊNCIA

1 Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação Baixa (5) Alto (15)

75

Atraso no processo de contratação Reuniões com autoridades superiores para conscientização e aprovação dos artefatos. Equipe de Planejamento da Contratação Convocação de reunião extraordinária da equipe de planejamento para realização dos ajustes necessários para encaminhamento do processo. Comitê Gestor de TIC
2 Não aprovação da Contratação Baixa (5) Alto (15)

75

Não ter técnicos de apoio para Eleições

1. Atender a todos os requisitos exigidos

2. Demonstrar a viabilidade técnica da solução

Equipe de Planejamento da Contratação

1. Verificar Atas de Registros de Preços para possível adesão

2. Contratação direta emergencial nos moldes do Art. 24, inc. IV da lei 8.666

Comitê Gestor de TIC
3 Orçamento insuficiente para contratação de todos os postos necessários Baixa (5) Alto (15)

75

1. Contratação em quantidades insuficientes de técnicos

2. Comprometimento nos serviços contratados

Acompanhar a disponibilização orçamentária. Secretaria de Tecnologia da Informação

1. Provocar a Administração do TRE/AP para realocação orçamentário

2. Solicitar ao TSE crédito suplementar à contratação

Diretor-Geral
4 Empresa vencedora não possui condições de alocar mão-de-obra necessária Baixa (5) Médio (10)

50

1. Não atendimento dos serviços contratados

2. Falta de qualidade nos serviços

Acompanhar a execução do contrato. Equipe de Fiscalização do Contrato

1. Adotar sanções cabíveis

2. Contratar outra empresa por dispensa de licitação com experiência especializada na área

1. Equipe de Fiscalização do Contrato

2. Administração do TRE/AP

5 Recursos humanos alocados pela empresa sem qualificação técnica necessária para os serviços Baixa (5) Médio (10)

50

1. Não atendimento as demandas dos serviços necessários

2. Atraso no cronograma das ações relativas as eleições

3. Comprometimento na qualidade dos serviços

1. Acompanhamento e verificação dos currículos vitae dos técnicos contratados.

2. Solicitar a substituição imediata dos técnicos que não atenderem aos requisitos solicitados

Equipe de Fiscalização do Contrato Exigir da empresa contratada análise criteriosa dos currículos vitae Equipe de Fiscalização do Contrato
6 Situação tributária da empresa irregular Média (10) Médio (10)

100

1. Interrupção do contrato

2.Atividades não realizadas pelos postos de atendimento

3. Comprometimento contínua nos serviços

1. Acompanhamento e verificação do contrato

2. Adquirir todas as certidões tributárias necessárias à execução contratual, mensalmente

Equipe de Fiscalização do Contrato Verificar a regularidade antecipadamente do vencimento das certidões tributárias Equipe de Fiscalização do Contrato
7 Salvaguardar a imagem da instituição Baixa (5) Alto (15)

75

1. Comprometimento a imagem da instituição

2. Vazamento de dados sigilosos

1. Treinamento para os técnicos

2. Multa contratual preestabelecida
 

1. Coordenadoria de Soluções Corporativas

2. Seção de Edital de Contratos

1. Treinamento orientado pela STI do TRE/AP

2. Auditoria nos sistemas envolvidos

 

 

Secretaria de Tecnologia da informação

 

9 ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RISCOS

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto caso o risco seja materializado, tal classificação direcionará a ações relacionadas aos riscos durante a fase de planejamento e gestão do contrato.

Com base na tabela anterior identificou-se que os riscos 6, 1, 2, 3 e 7 apresentam maior grau de comprometimento do sucesso da contratação. Deste modo, durante a fase de planejamento da contratação, os responsáveis deverão realizar estrito acompanhamento dos fatores relacionados aos riscos citados com vistas a evitá-los ou mitigá-los.

 

III - ANÁLISE DE SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

10. DA SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

 

11. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

 

12. DESCONTINUIDADE DO FORNECIMENTO

Ao final do contrato, a CONTRATADA deverá fazer a transição do Contrato, para a CONTRATANTE (ou para uma nova empresa terceirizada, por esta designada, dentro do último bimestre de vigência do contrato), repassando conhecimento das informações, treinamentos, documentos, procedimentos e demais conhecimentos definidos no Plano de Transição do Contrato.

 

IV - ESTRATÉGIA DA CONTRATAÇÃO

13. NATUREZA DO OBJETO

O presente termo tem por objeto a contratação de serviços técnicos continuados e especializados, com alocação de postos de serviços para atendimento das demandas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) aos usuários do Tribunal Regional eleitoral do Amapá - TRE/AP.

 

14. PARCELAMENTO DO OBJETO

A presente contratação dar-se-á em lote único, por menor preço global, visando evitar qualquer risco advindo de mais de uma empresa executar serviços interligados entre si, bem como a pulverização da responsabilidade de gestão dos serviços.

A compilação do serviço por meio de um único prestador é medida de economia e otimização do planejamento e de recursos destinados a essa finalidade, posto que não é economicamente viável dividir a solução devido a dependência de funcionamento de um item em relação aos outros, uma vez que o serviço envolve a apresentação de postos de trabalho e de parcelas estimativas complementares ao serviço (horas extras, diárias), portanto, viabilizar para que duas ou mais empresas prestem o serviço, significaria possibilitar a ingerência indevida de uma empresa sobre outra. Além disso, embora o objeto contemple categorias profissionais distintas, a especialidade exigida é a mesma para todos os possíveis licitantes, qual seja, intermediação de mão de obra.

 

15. ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

Adjudicação por lote único para um único fornecedor

 

16. MODALIDADE E TIPO DE LICITAÇÃO

Verifica-se que o objeto pretendido pode ser oferecido por diversas empresas, apresentando características padronizadas e usuais. Assim, pode-se concluir que o objeto é comum e, portanto, sugere-se como melhor opção a utilização da modalidade “Pregão” sendo, preferencialmente, em sua forma eletrônica e do tipo “Menor Preço” por lote.

 

17. CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

3390.37.01 - Apoio Adm., Técnico e operacional.

 

18. VIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

12 (doze) meses, podendo ser prorrogado na forma da lei.

 

19. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

20. EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO

 


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Documento assinado eletronicamente por JIMMY ALMENDRA MACEDO, Coordenador(a), em 11/03/2022, às 16:25, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por ÉDEN MONTEIRO DA PAIXÃO, Chefe(a) de Seção, em 11/03/2022, às 16:27, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Chefe(a) de Seção, em 11/03/2022, às 16:43, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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