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TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ


anexo iii da IN nº ...

INFORMAÇÃO CONCLUSIVA DO VALOR ESTIMADO - ICVE

Valor estimado da
contratação

R$ 711.154,44 (setecentos e onze mil cento e cinquenta e quatro reais e quarenta e quatro centavos)

Forma de aquisição

(  x ) Pregão Eletrônico ou Concorrência.

(   ) Outra.

(   ) Aquisição direta:

                                               (   ) Inexigibilidade.

 (   ) Dispensa de licitação.

Classificação da contratação

(   ) obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores;

(    ) outros serviços e compras

(  x  ) serviços com dedicação de mão de obra exclusiva;

( ) SOLUÇÕES DE TIC (Resolução CNJ nº 468/2022), quando aplicável.

Objeto

(Descrição sucinta do objeto que será estimado)

Serviço terceirizado de agentes de portaria e supervisor/encarregado de prédio, para atender a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, 2ª, 4ª, 6ª e 10ª Zonas Eleitorais.

 

Servidor ou servidores  responsáveis pela  estimativa de preços:

 

Servidor 1: Marcelle Ferreira, Lotação: APGA

Norma utilizada para a estimativa de preços

( x ) Instrução Normativa SG/ME nº 65, de 07 de julho de 2021.

(    ) Outra norma/fonte/critério de pesquisa de preços (JUSTIFICAR):

Critérios:
(situações específicas de cada objeto)

A cotação de preços observou as condições comerciais praticadas, na forma do art. 4º da IN SG/ME nº 65/21?

(     ) Sim.

(  x ) Não. Listar quais não foram e justificar. Pode haver alguma que não se aplica, se for o caso, identificar também: Não houve pesquisa direta com potenciais licitantes.

Parâmetros adotados na
estimativa de preços

I - ASSINALAR quais parâmetros do art. 5º da IN SG/ME nº 65/21 foram utilizados:

( x ) Inciso I - composição de custos unitários menores ou iguais à mediana do item correspondente nos sistemas oficiais de governo, como Painel de Preços ou banco de preços em saúde, observado o índice de atualização de preços correspondente;

(x) Inciso II - contratações similares feitas pela Administração Pública, em execução ou concluídas no período de 1 (um) ano anterior à data da pesquisa de preços, inclusive mediante sistema de registro de preços, observado o índice de atualização de preços correspondente;

(   ) Inciso III - dados de pesquisa publicada em mídia especializada, de tabela de referência formalmente aprovada pelo Poder Executivo federal e de sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo, desde que atualizados no momento da pesquisa e compreendidos no intervalo de até 6 (seis) meses de antecedência da data de divulgação do edital, contendo a data e a hora de acesso;

(  ) Inciso IV - pesquisa direta com, no mínimo, 3 (três) fornecedores, mediante solicitação formal de cotação, por meio de ofício ou e-mail, desde que seja apresentada justificativa da escolha desses fornecedores e que não tenham sido obtidos os orçamentos com mais de 6 (seis) meses de antecedência da data de divulgação do edital; ou

(  ) Inciso  V - pesquisa  na  base  nacional  de  notas fiscais eletrônicas, desde que a data das notas fiscais esteja compreendida no período de até 1 (um) ano anterior à data de divulgação do edital, conforme disposto no Caderno de Logística, elaborado pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

 

II - A cotação de preços priorizou os parâmetros definidos nos incisos I e II:

( x ) Sim

(   ) Não (JUSTIFICAR):

 

III - Na pesquisa direta com fornecedores foram observados os requisitos listados no § 2º do art. 5 º da IN SG/ME nº 65/21.

(   ) Sim, todos.

( x ) Parcialmente ou não observado (JUSTIFICAR):

Não houve pesquisa direta com fornecedores. A composição do preço foi obtida mediante preenchimento de planilha de custos e formação de preços da IN 05/2017 SG/ME, com base na Convenção Coletiva de Trabalho 2023 da categoria, e observadas as peculiaridades do serviço, como o local de prestação, o quantitativo estimado de horas-extras, e o custo de uniformes. 

Cumpre esclarecer que os percentuais sugeridos para lucros e custos indiretos no módulo 6 das planilhas de referência foram de 5% para cada item, com vistas a viabilizar considerável margem de disputa entre os licitantes. Destaco que tanto nas pesquisas de licitações semelhantes junto ao Banco de Preços, quanto nas licitações em execução no TRE/AP o referencial de lucro e custos indiretos adotados pelas empresas em suas propostas é inferior a 5%. Exemplificando: Pesquisa 1 0744572 , custos indiretos 0,92% e lucro 0,80%; pesquisa 2 0744583, lucro 1% e custos indiretos 0,75%. Nas contratações do TRE, temos o seguinte panorama:

CONTRATOS  CESSÃO DE MÃO DE OBRA     
F&F    
CONTRATO  19/2022 Custos indiretos 0.10%
SECRETÁRIO EXECUTIVO Lucro 0.10%
     
BIOCLEAN  (M0TORISTA) Custos indiretos 0.50%
CONTRATO 25/2022 Lucro 0.22%
     
BIOCLEAN (AGENTE DE PORTARIA) Custos indiretos 0.20%
CONTRATO  21/2022 Lucro 0.20%
     
MINISTER (ARQUIVISTA) Custos indiretos 0.10%
CONTRATO 5/2023 Lucro 0.04%
     
CNA (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO) Custos indiretos 3.00%
CONTRATO 14/2021 Lucro 3.04%
     
TECHCOM (TEC DE ATEN E SUPOR - NÍVEL 1) Custos indiretos 1.09%
CONTRATO 16/2020 Lucro 4.00%

Para a estimativa de horas-extras foi utilizado como referência o histórico de horas-extras executadas e pagas em 2022 nos meses de agosto 0744434, setembro 0744437 e outubro 0744439, com adequações visando o aumento de postos de trabalho.

 

Para composição do custo de uniformes a referência corresponde à média de preços obtidos no mercado local junto a empresas especializadas, observando a qualidade dos itens exigida pelo TRE/AP:

PESQUISA 1 0744584 PESQUISA 2 0744585 PESQUISA 3 0744586 MÉDIA
       
R$99,00 R$99,00 R$119,00 R$105,67
R$139,00 R$199,00 R$129,90 R$155,97
R$92,00 R$89,90 R$119,90 R$100,60
R$55,00 R$29,90 R$30,00 R$38,30
R$78,00 R$59,90 R$89,90 R$75,93
R$10,00 R$10,00 R$12,90 R$10,97
R$159,00 R$159,00 R$189,90 R$169,30

 

IV - Nos casos específicos de DISPENSA e INEXIGIBILIDADE de licitação:

( x ) N/A

Foram observadas as regras do art. 5º da IN nº 65/2021?

( x ) Sim.

 

(   ) Não, adotado os seguintes critérios:

( ) valores de contratações de objetos idênticos, comercializados pela futura contratada, por meio da apresentação de notas fiscais emitidas para outros contratantes, públicos ou privados, no período de até 1 (um) ano anterior à data da contratação pela Administração, ou por outro meio idôneo;

(  ) Excepcionalmente, como a futura contratada não comercializou o objeto anteriormente, a justificativa de preço foi realizada com objetos semelhantes de mesma natureza, com as especificações técnicas que demonstram similaridade com o objeto pretendido. APONTAR QUAIS:

(  ) Caso não tenha utilizado a IN SG/ME nº 65/21 DESCREVER os critérios e parâmetros adotados na pesquisa de preços: _________

Metodologia para obtenção
da estimativa de preços

Art. 6º da IN SG/ME nº 65/21:

I - INSERIR como ANEXO I desta Informação o QUADRO com os preços obtidos e as fontes pesquisadas, linkadas com o número dos eventos no SEI.

(  x ) Não há grande variação entre os preços obtidos.

(   ) Há grande variação entre os preços obtidos*.

 

*Nesse caso: ANALISAR de forma crítica os preços coletados e descritos no referido Anexo I, em especial, quando houver grande variação entre os valores apresentados (§ 4º do art. 6º da IN SG/ME nº 65/21).

a) foi acrescentado ou subtraído determinado percentual, de forma a aliar a atratividade do mercado e mitigar o risco de sobrepreço? (§ 2º do art. 6º da IN SG/ME nº 65/21):

( x ) Não.

(   ) Sim, justificar:

 

b) há valores inexequíveis, inconsistentes ou excessivamente elevados?

(  x ) Não há valores com essas características.

(   ) Sim; se forem desconsiderados, FUNDAMENTAR (§ 3º do art. 6º da IN SG/ME nº 65/21):

 

c) o preço estimado foi obtido com base única no inciso I do art. 5º (§ 6º do art. 6º da IN SG/ME nº 65/21):

(   ) Não

( x  ) sim e observou o limite representado pela mediana do item nos sistemas consultados.

 

**Após os procedimentos acima, INSERIR COMO ANEXO II desta Informação NOVO QUADRO com os PREÇOS FINAIS ESTIMADOS para a licitação ou contratação direta, as fontes pesquisadas - linkadas com o número do evento no SEI - decorrentes da média, mediana ou o menor dos valores obtidos na pesquisa de preços, desde que o cálculo incida sobre um conjunto de três ou mais preços, OU de forma excepcional e justificada abaixo, em número menor, desde que aprovado pela autoridade competente (§ 4º do art. 6º da IN SG/ME nº 65/21):

( x ) N/A

 

***Para esta contratação serão utilizados outros critérios ou métodos? Caso positivo, deverão ser devidamente justificados pelos responsáveis da informação conclusiva sobre o valor estimado e aprovados pela autoridade competente (§ 1º do art. 6º da IN SG/ME nº 65/21):

(  x ) N/A

Publicação

Valor estimado é sigiloso:

( x  ) Não, PUBLICAR.

(  ) Sim. Desde que justificado, o orçamento estimado da contratação poderá ter caráter sigiloso, sem prejuízo da divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas, salvo na hipótese de contratação cujo critério de julgamento for por maior desconto (art. 24 da Lei nº 14.133/2021). JUSTIFICATIVA:

...

( ) Sim, hipóteses de informações cujo sigilo seja imprescindível à segurança da
sociedade e do Estado (art. 13 da Lei 14.133/2021 e § 1º do art. 7º da Lei n.
12.527/2011). JUSTIFICATIVA:

...

Nota(s):

1. Ainda que se trate de preço com divulgação restrita na fase de planejamento e da seleção do fornecedor, a publicação dos dados deste formulário ocorrerá após a finalização da contratação.

 

ANEXO I - PREÇOS OBTIDOS NA PESQUISA

CATEGORIA DE SERVIÇO PESQUISA/PLANILHA PLANEJAMENTO VALOR DO POSTO DE TRABALHO
AGENTE DE PORTARIA Pesquisa 1 0744572 R$ 4.067,29
  Pesquisa 2 0744576 R$ 4.823,74
  Pesquisa 3 0744579 R$ 4.285,34
  Planilha APGA 0744347 / 0744347 R$ 4.580,49
SUPERVISOR II Pesquisa 1 0744581 R$ 9.770,67
  Pesquisa 2 0744583 R$ 7.183,61
  Pesquisa 3 0744579 R$ 6.870,04
  Planilha APGA 0744347 / 0744347 R$ 6.810,06

 


ANEXO II - PREÇOS CONSIDERADOS PARA A ESTIMATIVA FINAL

 

QUADRO-RESUMO
SERVIÇO VALOR MENSAL DO POSTO DE TRABALHO QTD POSTOS TOTAL
AGENTES DE PORTARIA MACAPÁ R$4.580,49 7 R$32.063,43
AGENTES DE PORTARIA SANTANA R$4.596,77 2 R$9.193,54
AGENTE DE PORTARIA INTERIOR R$4.483,63 1 R$4.483,63
SUPERVISOR II R$6.810,06 1 R$6.810,06
Quantidade de postos de trabalho 11  
TOTAL MENSAL SERVIÇO R$52.550,66
TOTAL ANUAL SERVIÇO R$630.607,88
CUSTOS ESTIMATIVOS VALOR ESTIMADO ANUAL
UNIFORMES R$23.787,69
HORAS-EXTRAS R$56.758,88
TOTAL ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS R$80.546,57
TOTAL ANUAL (SERVIÇO + CUSTOS ESTIMATIVOS) R$711.154,44

 

Concluídos os procedimentos acima, encaminho a Informação Conclusiva sobre o Valor Estimado da Contratação acompanhada dos comprovantes de Cotação de Preços, Pesquisa de Mercado e demais fontes de consultas de composição do valor estimado, nos termos registrados neste formulário, bem como o ETP e TR/PB para apreciação e aprovação pela autoridade competente.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Assessor(a), em 28/07/2023, às 17:29, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0744763 e o código CRC 91B3FA99.


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