TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP
ART. 18 § 1º DA LEI Nº 14.133/21
1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE SOLICITANTE E DEMANDANTE |
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Unidade solicitante: |
Seção de Obras e Manutenção de Imóveis - SOMI |
Unidade demandante: |
Seção de Obras e Manutenção de Imóveis - SOMI |
2 - OBJETO A SER CONTRATADO |
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Descrever:
Contratação de empresa para cessão temporária de licença por 3 anos do software: Architecture Engineering & Construction Collection Commercial Single-user 3-Year |
3. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO |
A descrição da necessidade da contratação consta no Documento de Formalização da Demanda:
A Seção de Obras e Manutenção de Edifício (SOMI) utiliza os programas da Autodesk, AutoCAD e Revit, juntamente com outras ferramentas, para a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia. Essas licenças foram adquiridas em 2017, por meio do processo SEI 0002783-38.2017, contemplando um total de três licenças de uso destes softwares. Em 2020, procedemos com a renovação dessas licenças por meio do processo número 0002259-36.2020. Entretanto, é importante ressaltar que as atuais licenças estão programadas para expirar em 29 de novembro de 2023. Diante deste cenário, é fundamental justificar a necessidade desta renovação a fim de garantir a continuidade das atividades de projetos conduzidas por esta Seção. Portanto, é imprescindível proceder com a renovação das licenças, assegurando assim que a SOMI possa manter suas atividades de forma ininterrupta, cumprindo suas responsabilidades com eficiência e qualidade na área de engenharia |
Nota(s): 1. A justificativa deve conter os fatos e fundamentos que especifiquem a necessidade de uso/utilização do bem/serviço, bem como os benefícios a serem alcançados, considerando o problema a ser resolvido, sob a perspectiva do interesse público. |
4. INFORMAÇÕES SOBRE CONTRATAÇÕES |
4.1 Informação sobre contratações semelhantes em exercícios anteriores e, se positivo, incidentes e lições aprendidas: (X) Não se aplica.
4.2 Informação sobre contratações correlatas e/ou interdependentes que deverão se realizadas em função desta: (X ) Não se aplica.
4.3 Informação se o novo Termo de Referência estabelecerá alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior: ( X ) Não se aplica |
5. REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO (NECESSÁRIOS E SUFICIENTES PARA ATENDIMENTO DA NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO) |
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NECESSIDADES |
REQUISITOS |
JUSTIFICATIVA |
Padrão mínimo de Qualidade |
Descrição dos padrões |
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Legais |
Normativos que devem ser observados pela solução contratada para o alcance dos objetivos esperados |
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Garantia e Manutenção |
Registro da efetiva necessidade e requisitos de exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica |
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Temporais |
A contratação deverá ocorrer até o término da vigência da Licença nº 0490485 |
Continuidade dos serviços |
Segurança da Informação |
Requisitos para eventual atendimento |
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Metodologia de trabalho e implantação da solução |
Local de entrega: Macapá AP |
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Capacitação e experiência profissional da equipe |
Técnicos certificados: |
A empresa deverá comprovar que dispõe de profissionais habilitados à prestação dos serviços? |
Atestado de Capacidade Técnica |
Devido à criticidade para |
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( X ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: A contratação é para objeto simples, desenvolvido exclusivamente pela empresa Autodesk, em modelo de solução que atende perfeitamente a necessidades pontuais do Tribunal. |
6. LEVANTAMENTO DE MERCADO - CONSULTAS E ESTUDOS REALIZADOS |
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AÇÃO |
DOCUMENTAÇÃO GERADA |
Consulta a fornecedores |
E-mails, relatórios, atas de reuniões, |
Consulta a contratações de outros |
E-mails, relatórios, atas de reuniões, |
Consulta Painel de Preços ou Banco |
Relatórios |
Estudos técnicos |
Relatórios, estudos, etc. |
( X ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: A contratação é para objeto simples, desenvolvido exclusivamente pela empresa Autodesk, em modelo de solução que atende perfeitamente a necessidades pontuais do Tribunal. |
7. LEVANTAMENTO DE MERCADO - ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS |
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Descrição da Solução 1 |
Contratação de empresa para cessão temporária de licença por 3 anos do software: Architecture Engineering & Construction Collection Commercial Single-user 3-Year |
Atendimento aos requisitos |
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Para Dispensas de Licitação por Pequeno Valor: Informação sobre o ramo de atividade do mercado que habitualmente comercialize o bem, obra ou serviço a ser contratado, por meio da indicação do nível de subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a ser obtido no endereço https://cnae.ibge.gov.br/?view=estrutura
Para Contratações via Licitação: CATMAT* - Bens e Materiais de Consumo ou CATSER* - Serviços *A ser obtido no endereço: https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca |
CATSER: 27502 - Cessão temporária de direitos sobre programas de computador - Locação de Software |
Vantagens e |
Vantagem administrativa/operacional em se manter os produtos já adquiridos pelo TRE-AP, devido ao uso e experiência adquirida ao longo do tempo e pelo investimento pessoal ou institucional em cursos de capacitação, inclusive os oficiais do fabricante. Desvantagem: Não aplicável |
Valor Estimado |
R$ 121.024,69 (cento e vinte e um mil, vinte e quatro reais e sessenta e nove centavos) |
Solução Escolhida |
( X ) Sim - Justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar: Essa contratação e renovação não apenas aprimora a qualidade do trabalho, mas também contribui para economias a longo prazo, melhoria na qualidade dos projetos e conformidade com regulamentações em constante mudança. ( ) Não |
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Descrição da Solução 2 |
Uso de softwares gratuitos |
Atendimento aos requisitos |
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Para Dispensas de Licitação por Pequeno Valor: Informação sobre o ramo de atividade do mercado que habitualmente comercialize o bem, obra ou serviço a ser contratado, por meio da indicação do nível de subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a ser obtido no endereço https://cnae.ibge.gov.br/?view=estrutura
Para Contratações via Licitação: CATMAT* - Bens e Materiais de Consumo ou CATSER* - Serviços *A ser obtido no endereço: https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca |
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Vantagens e |
Vantagens: Sem custo
Desvantagens: Não é interessante o tribunal investir em outra ferramenta, pois haveria um retrocesso do Know-how da equipe técnica com um legado de conhecimento, que certamente demandaria tempo e custos para adquiri-los em um novo produto. |
Valor Estimado |
Gratuito |
Solução Escolhida |
( ) Sim - Justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar: ( X ) Não |
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8. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO |
Descrever: A Autodesk Architecture, Engineering & Construction Collection é uma suíte abrangente de software de modelagem e design desenvolvida pela Autodesk, uma empresa líder em software de design, engenharia e construção. Essa coleção é projetada especificamente para atender às necessidades de profissionais e empresas nas áreas de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Ela reúne diversas ferramentas de software em um único pacote integrado, permitindo que os usuários tenham acesso a uma variedade de aplicativos essenciais para seus projetos
A renovação da Suíte de Softwares AutoDesk, que já está em uso no TRE-AP, proporciona um ambiente colaborativo para compartilhamento de projetos, documentos técnicos e uso do BIM, automatizando o cálculo de plantas, memorandos descritivos, planilhas de custos e composições de preços. A mudança para outra marca resultaria em perda de funcionalidades e exigiria o desenvolvimento de novos processos de operação. Manter a padronização é fundamental para garantir a compatibilidade, manutenção, assistência técnica e beneficiar a administração pública em termos de custo e benefício. Além disso, a falta de padronização implicaria na perda de eficiência, aumento de custos e complexidades na administração e manutenção de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação heterogênea. Portanto, a renovação das licenças da Suíte de Software AutoDesk é necessária para atender aos princípios de padronização, eficiência e economia da administração pública. |
NÃO OBRIGATÓRIO. CASO NÃO SEJA INFORMADO, JUSTIFICAR: |
9. ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES |
Dado constante do ICVE 0776616 |
10. JUSTIFICATIVAS PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA |
Justificar: Não é tecnicamente viável e economicamente vantajosa, não represente perda de economia de escala |
11. ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO |
Valor estimado da contratação: R$ 121.024,69 (cento e vinte e um mil, vinte e quatro reais e sessenta e nove centavos) |
12. DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS1 |
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Tipo |
Detalhamento |
( X ) Ganho de produtividade |
A atualização e renovação do software proporcionam acesso às últimas funcionalidades e ferramentas de engenharia e construção, aumentando a produtividade dos profissionais ao simplificar tarefas complexas e melhorar os fluxos de trabalho. |
( X ) Redução de esforço |
Com recursos aprimorados, o software reduz a necessidade de esforço manual em atividades de design, modelagem e simulação, poupando tempo e recursos humanos. |
( X ) Redução de custo |
A renovação da licença é mais econômica do que adquirir novas licenças, resultando em economia a longo prazo, ao mesmo tempo em que mantém as equipes atualizadas. |
( X ) Redução de uso de recursos |
A eficiência do software reduz o uso de recursos físicos, como papel e materiais de construção, por meio de simulações e modelagem precisas. |
( X ) Melhoria de controle |
As ferramentas de modelagem e simulação oferecidas pelo software permitem um controle aprimorado em projetos de engenharia e construção, auxiliando na detecção precoce de problemas e otimização de processos. |
( X ) Redução de riscos |
A utilização de software atualizado melhora a precisão de projetos, reduzindo riscos de erros de projeto, atrasos e custos adicionais na construção. |
( X ) Cumprimento de determinação legal e/ou administrativa |
A atualização do software garante que as equipes estejam em conformidade com as regulamentações legais e administrativas em constante mudança, garantindo projetos em conformidade com normas e regulamentos. |
( X ) Melhoria/adequação nas |
O uso do software possibilita projetar, modelar e simular instalações físicas de forma mais precisa e eficaz, resultando em edifícios e estruturas mais adequados às necessidades do cliente e à eficiência energética. |
( ) Outro |
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13. CARACTERIZAÇÃO DE SERVIÇOS OU FORNECIMENTOS |
Serviços contratados e compras realizadas pela Administração Pública para a manutenção da atividade administrativa, decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas.
( X ) Não se aplica. ( ) Sim - Justificativa:
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14. PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS PELA |
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( ) Necessidade de capacitação de gestores e fiscais da contratação |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação elétrica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação lógica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Alteração de layout |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Outra |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( X ) Não se aplica |
Caso marcado, JUSTIFICAR: O TRE/AP com estrutura suficiente para a execução dos serviços. |
15. DESCRIÇÃO DE POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS E |
Descrever: |
A contratação está alinhada com o Plano de Logística Sustentável do TRE/AP? ( ) Sim ( ) Não ( X ) Não se aplica |
Nota(s): 1. Descrever as respectivas medidas mitigadoras, tais como: requisitos de baixo consumo de recursos naturais, logística reversa, reciclagem e destinação final dos resíduos gerados em decorrência da contratação, etc. 2. Deve-se, ainda, observar as diretrizes do Plano de Logística Sustentável – PLS 2021-2026 deste Órgão (ID 0619891) - ou outro que o atualize ou substitua - além do Guia Nacional de Contratações Sustentáveis, da Advocacia Geral da União - AGU, 5ª ed. 2022, adotado no TRE-AP, e suas atualizações. |
16. POSICIONAMENTO CONCLUSIVO SOBRE A ADEQUAÇÃO |
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Baseado nos estudos preliminares, a contratação demonstra-se adequada para o atendimento da demanda? |
( X) Sim
( ) Não |
Justificativa A renovação da licença é altamente adequada e vantajosa, pois proporciona uma série de benefícios significativos, como ganho de produtividade, redução de esforço, redução de custo, melhoria de controle, redução de riscos, cumprimento de determinações legais e melhorias nas instalações físicas. Além disso, a renovação de licença garante que os profissionais da área de engenharia tenham acesso às ferramentas mais recentes e avançadas para otimizar seus projetos, colaboração e eficiência. Essa renovação não apenas aprimora a qualidade do trabalho, mas também contribui para economias a longo prazo, melhoria na qualidade dos projetos e conformidade com regulamentações em constante mudança. Portanto, a renovação da licença é uma escolha estratégica e benéfica para as operações do Tribunal. |
UNIDADE DEMANDANTE |
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_____________________________ Adson Cardoso Monteiro |
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EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
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Documento assinado eletronicamente por ELIOENAI WILCESKY TOSINI NEVES, Analista Judiciário(a), em 09/11/2023, às 19:30, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por ADSON CARDOSO MONTEIRO, Analista Judiciário(a), em 09/11/2023, às 19:33, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO VALENTIM MAIA, Diretor(a)-Geral, em 10/11/2023, às 17:56, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0776618 e o código CRC C4D9A5D9. |
0003214-62.2023.6.03.8000 | 0776618v8 |