TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP
ART. 18 § 1º DA LEI Nº 14.133/21
1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE SOLICITANTE E DEMANDANTE |
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Unidade solicitante: |
Seção de Gestão de Material - SMAT. |
Unidade demandante: |
Sede TRE-AP |
2 - OBJETO A SER CONTRATADO |
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Contratação de empresa para fornecimento de gás liquefeito de petróleo envasado (gás de cozinha), conforme demanda, para atender as necessidades do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, conforme condições e exigências estabelecidas no Termo de referência. |
3. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO |
A descrição da necessidade da contratação consta no Documento de Formalização da Demanda:
(ID 0783421)
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4. INFORMAÇÕES SOBRE CONTRATAÇÕES |
4.1 Informação sobre contratações semelhantes em exercícios anteriores e, se positivo, incidentes e lições aprendidas:
A contratação anterior (contrato nº 36/2022 ID 0661930) deu-se por meio de dispensa de licitação no mercado local, sendo bem executada, sem incidentes.
( ) Não se aplica. 4.2 Informação sobre contratações correlatas e/ou interdependentes que deverão se realizadas em função desta:
( x ) Não se aplica. 4.3 Informação se o novo Termo de Referência estabelecerá alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior:
A contratação anterior foi fundamentada com base na Lei nº 8.666/93, a nova contratação terá por base a lei nº 14.133/21 (NLLC), portanto, haverá adequações quanto a algumas condições e termos contratuais, a exemplo: vigência e prorrogação contratual, infrações e sanções administrativas, modelo de execução contratual, obrigações do contratado, dentre outras.
Ademais, diferente da anterior, a nova contratação seguirá enquadrada como fornecimento contínuo, tendo em vista as vantagens que se vislumbram na contratação plurianual, onde, no presente caso, auxiliará a Administração na gestão da demanda contínua e evitará que se promova processos de contratação de mesmo objeto a cada ano, atendendo, assim, o Art. 106, I da Lei 14.133/21, demonstrando, desse modo, a maior vantagem econômica da contração com vigência plurianual.
( ) Não se aplica |
5. REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO (NECESSÁRIOS E SUFICIENTES PARA ATENDIMENTO DA NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO) |
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NECESSIDADES |
REQUISITOS |
JUSTIFICATIVA |
Padrão mínimo de Qualidade |
Descrição dos padrões |
Serão observados como critérios mínimos as descrições contidas no Termo de Referência - TR, cabendo aos licitantes observarem esses parâmetros quando da apresentação de suas propostas, sendo aceitas as propostas de qualidade igual ou superior ao contido no TR. Ademais, o material terá preço médio aferido em pesquisas mercadológicas com o intuito de nortear o processo de dispensa eletrônica quanto ao alcance da proposta apta a alcançar o resultado mais vantajoso para o Tribunal. |
Legais |
Normativos que devem ser observados pela solução contratada para o alcance dos objetivos esperados |
Lei nº 14.133, de 1º de Abril de 2021 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Decreto nº 11.317, de 29 de dezembro de 2022 - Atualiza os valores estabelecidos na Lei 14.133/2021.
Resolução ANP nº 49/2016.
Resolução 51/2016.
Resolução ANP nº 797/2019.
Lei nº 13.709 de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados |
Garantia e Manutenção |
Registro da efetiva necessidade e requisitos de exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica |
Os botijões de gás deverão, na data da entrega, estar dentro do prazo de: 15 (quinze) anos, contados da data de sua fabricação. |
Temporais |
A vigência terá início a partir da data de assinatura do contrato, com eficácia a partir da data de publicação no PNCP. |
Continuidade da demanda |
Segurança da Informação |
Requisitos para eventual atendimento |
A contratação deverá observar a Lei Geral de Proteção de Dados, contendo cláusulas específicas para seu cumprimento. |
Metodologia de trabalho e implantação da solução |
Local de entrega: |
Após recebimento da requisição, a contratada responsabilizar-se pela entrega do material, no prazo de 1h, contados da requisição, na sede do contratante. |
Local de Execução dos Serviços: |
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Capacitação e experiência profissional da equipe |
Técnicos certificados: |
A empresa deverá comprovar que dispõe de profissionais habilitados à prestação dos serviços? R: Não, porém deve comprovar que possui endereço e profissionais em Macapá, tendo em vista a natureza do material a ser contrato. |
Atestado de Capacidade Técnica |
Devido à criticidade para Não. |
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( ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: |
6. LEVANTAMENTO DE MERCADO - CONSULTAS E ESTUDOS REALIZADOS |
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AÇÃO |
DOCUMENTAÇÃO GERADA |
Consulta a fornecedores |
Foi realizada cotação de preços com fornecedores de ÓRGÃOS LOCAIS, a fim de obter a média dos valores estimados de acordo com objeto e quantidades específicas para atender a demanda deste TRE-AP. |
Consulta a contratações de outros |
Sim |
Consulta Painel de Preços ou Banco |
Foi realizada cotação de preços com fornecedores no banco de preços, a fim de obter a média dos valores estimados de acordo com objeto e quantidades específicas para atender a demanda deste TRE-AP. |
Estudos técnicos |
Foi realizado os estudos técnicos preliminares. |
( ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: |
7. LEVANTAMENTO DE MERCADO - ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS |
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Descrição da Solução 1 |
Fornecimento de gás liquefeito de petróleo envasado (gás de cozinha), conforme objeto contratual e demanda, o qual deverá ser prestado nas dependências da contratada, e entregue na sede da contratante. |
Atendimento aos requisitos |
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Para Dispensas de Licitação por Pequeno Valor: Informação sobre o ramo de atividade do mercado que habitualmente comercialize o bem, obra ou serviço a ser contratado, por meio da indicação do nível de subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a ser obtido no endereço https://cnae.ibge.gov.br/?view=estrutura
Para Contratações via Licitação: CATMAT* - Bens e Materiais de Consumo ou CATSER* - Serviços *A ser obtido no endereço: https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca |
CATMAT
461652 - Tipo: Gás Liquefeito De Petróleo - Glp - Uso: Doméstico |
Vantagens e |
A contratação mostra-se vantajosa considerando os aspectos econômicos e sua execução ser de fácil gestão/fiscalização, o que demonstra ser suficiente para o atendimento da demanda. |
Valor Estimado |
O valor total estimado da contratação para o período de 2 (dois) anos será de R$ 20.984,80 (Vinte mil, novecentos e oitenta e quatro reais e oitenta centavos). |
Solução Escolhida |
( X ) Sim - A solução mostra-se viável, uma vez que atende às demandas deste Tribunal, com base nas últimas contratações, as quais foram bem executadas, sem nenhuma intercorrência. Ademais, considerando o baixo valor estimado para a contratação, tem-se que este órgão possui os recursos necessários para arcar com as despesas. ( ) Não |
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Descrição da Solução 2 |
Considerando a natureza da contratação, não houveram outras soluções encontradas no mercado. |
8. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO |
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9. ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES |
Dado constante do item 04 do DFD de ID 0783421 |
10. JUSTIFICATIVAS PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA |
Justificar: Considerando a natureza do objeto a ser contratado e por se tratar de apenas um item, será inviável o parcelamento do objeto. |
11. ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO |
O valor total estimado da contratação para o período de 2 (dois) anos será de R$ 20.984,80 (Vinte mil, novecentos e oitenta e quatro reais e oitenta centavos), conforme ICVE (0796639). |
12. DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS1 |
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Tipo |
Detalhamento |
( ) Ganho de produtividade |
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( x ) Redução de esforço |
Com base nas últimas contratações a execução de um único contrato favorece a sua fiscalização e afasta a necessidade de várias contratações. |
( ) Redução de custo |
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( ) Redução de uso de recursos |
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( x ) Melhoria de controle |
Com base nas últimas contratações a execução de um único contrato favorece a sua fiscalização e afasta a necessidade de várias contratações. |
( ) Redução de riscos |
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( ) Cumprimento de determinação legal e/ou administrativa |
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( ) Melhoria/adequação nas |
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( ) Outro |
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Nota(s): 1. Em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis. |
13. CARACTERIZAÇÃO DE SERVIÇOS OU FORNECIMENTOS |
Serviços contratados e compras realizadas pela Administração Pública para a manutenção da atividade administrativa, decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas.
( ) Não se aplica.
( x ) Sim - O fornecimento de gás liquefeito de petróleo envasado (gás de cozinha) tem se mostrado como uma demanda contínua neste órgão, considerando o histórico de solicitações deste material, que foi indispensável nas copas do tribunal nos últimos anos, conforme relatórios de consumo ID 0783422 e 0783423.
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14. PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS PELA |
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( ) Necessidade de capacitação de gestores e fiscais da contratação |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação elétrica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação lógica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Alteração de layout |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Outra |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( x ) Não se aplica |
Com os estudos pertinentes à presente fase da instrução processual, e considerando a baixa complexidade e fácil execução do objeto contratual, com base nas as contratações anteriores, não mostram-se necessárias maiores providências. |
15. DESCRIÇÃO DE POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS E |
Descrever: |
A contratação está alinhada com o Plano de Logística Sustentável do TRE/AP? ( x ) Sim ( ) Não ( ) Não se aplica |
Nota(s): 1. Descrever as respectivas medidas mitigadoras, tais como: requisitos de baixo consumo de recursos naturais, logística reversa, reciclagem e destinação final dos resíduos gerados em decorrência da contratação, etc. 2. Deve-se, ainda, observar as diretrizes do Plano de Logística Sustentável – PLS 2021-2026 deste Órgão (ID 0619891) - ou outro que o atualize ou substitua - além do Guia Nacional de Contratações Sustentáveis, da Advocacia Geral da União - AGU, 5ª ed. 2022, adotado no TRE-AP, e suas atualizações. |
16. POSICIONAMENTO CONCLUSIVO SOBRE A ADEQUAÇÃO |
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Baseado nos estudos preliminares, a contratação demonstra-se adequada para o atendimento da demanda? |
( x ) Sim
( ) Não |
Considerando que nos últimos anos a contratação foi bem executada, sem ocorrência de sinistros que desmotivem a mesma, tem-se que o objeto a ser contratado mostra-se adequado, uma vez que atendeu toda a demanda, satisfatoriamente, deste TRE-AP, sem registros de pendências. |
UNIDADE DEMANDANTE |
_____________________________ Suellen Damasceno Gemaque Chefe da seção de material/ SMAT |
EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
FELIPE MAGALHÃES FERREIRA Integrante Administrativo |
KIARA CRISTINA NAVEGANTES DOS SANTOS Integrante Técnico |
Documento assinado eletronicamente por FELIPE MAGALHÃES FERREIRA, Técnico(a) Judiciário(a), em 12/01/2024, às 17:56, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0796376 e o código CRC 804661DF. |
0004014-90.2023.6.03.8000 | 0796376v6 |