TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP
ART. 18 § 1º DA LEI Nº 14.133/21
1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE SOLICITANTE E DEMANDANTE |
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Unidade solicitante: |
Seção de Obras e Manutenção de Imóveis |
Unidade demandante: |
Todas as unidades da Sede e dos Cartórios Eleitorais |
2 - OBJETO A SER CONTRATADO |
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Contratação de empresa especializada para serviço de desinsetização, descupinização e desratização nas unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, incluindo Cartórios Eleitorais e Postos Avançados, com fornecimento de mão de obra, insumos, materiais, equipamentos e despesas com deslocamento e alimentação.
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3. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO |
A contratação em questão tem como objetivo a prestação de serviços abrangentes, incluindo desinsetização, descupinização, desratização e o controle de pragas em geral. Isso se deve à sua importância vital na manutenção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além disso, esses serviços são essenciais para otimizar as atividades administrativas e judiciais. Vale destacar que essa medida também se revela vantajosa em termos de custo-benefício para a parte contratante, uma vez que a infestação de pragas pode acarretar prejuízos financeiros substanciais à Administração, resultando na danificação de imóveis, móveis e equipamentos.
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4. INFORMAÇÕES SOBRE CONTRATAÇÕES |
4.1 Informação sobre contratações semelhantes em exercícios anteriores e, se positivo, incidentes e lições aprendidas: A contratação anterior, efetivada em 2020, abrangia a Sede do TRE como os cartórios eleitorais. Verificou-se que apenas uma aplicação anual não era suficiente para o controle das pragas. ( ) Não se aplica. 4.2 Informação sobre contratações correlatas e/ou interdependentes que deverão se realizadas em função desta:
( x ) Não se aplica. 4.3 Informação se o novo Termo de Referência estabelecerá alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior:
A contratação anterior previa uma aplicação do produto por ano, nesta nova aquisição a aplicação do produto será de duas aplicações anuais.
( ) Não se aplica |
5. REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO (NECESSÁRIOS E SUFICIENTES PARA ATENDIMENTO DA NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO) |
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NECESSIDADES |
REQUISITOS |
JUSTIFICATIVA |
Padrão mínimo de Qualidade |
A aplicação de produtos de desinsetização devem seguir padrões e diretrizes específicos para garantir eficácia e segurança |
Os serviços contratados devem garantir a eliminação eficaz das pragas alvo, garantindo um ambiente livre delas |
Legais |
Instrução Normativa nº 05/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Resolução 1.025/2009 – CONFEA - Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade. Técnica e o Acervo Técnico Profissional Portaria nº 09/2000 – ANVISA - Estabelece as Normas Técnicas para Empresas Prestadoras de Serviço em Controle de Vetores e Pragas Resolução nº 52/2009 – RDC – ANVISA - Dispõe sobre o funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas e dá outras providências |
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Garantia e Manutenção |
Os serviços deverão ter uma garantia mínima para evitar que a infestação de pragas reapareça. |
É importante que haja um sistema de monitoramento contínuo para avaliar a eficácia a longo prazo e tomar medidas corretivas, se necessário. |
Temporais |
A contratação deverá ocorrer para execução no ano de 2024. |
Continuidade dos serviços |
Segurança da Informação |
Adequação do Contrato à Lei geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018 (LGPD |
A LGPD nas contratações exige a adequação das minutas de editais de licitação, contratos administrativos e demais ajustes (Convênios, Termos de Cooperação, Termos de Dispensa e Inexigibilidade...) firmados pelo TRE/AP |
Metodologia de trabalho e implantação da solução |
Local de Execução dos Serviços: Sede e Zonas Eleitorais do TRE-AP: Amapá, Oiapoque, Mazagão. Santana, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Macapá/AP |
Locais onde estão os Imóveis do TRE |
Metodologia de trabalho e implantação da solução |
Sede e cartórios eleitorais do TRE/AP |
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Local de Execução dos Serviços: Sede e Zonas Eleitorais do TRE-AP: Amapá, Oiapoque, Mazagão. Santana, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Macapá/AP |
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Capacitação e experiência profissional da equipe |
Comprovante de que possui em seu quadro permanente responsável técnico devidamente habilitado para o exercício das funções relativas às atividades pertinentes ao controle de vetores e pragas urbanas |
A empresa deverá comprovar que dispõe de profissionais habilitados à prestação dos serviços. |
Atestado ou declaração de capacidade técnico-operacional, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, em nome da Licitante, que comprove a aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em natureza e quantidades com o objeto da contratação; |
Devido à criticidade para |
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( ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: |
6. LEVANTAMENTO DE MERCADO - CONSULTAS E ESTUDOS REALIZADOS |
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AÇÃO |
DOCUMENTAÇÃO GERADA |
Consulta a fornecedores |
Não realizado |
Consulta a contratações de outros |
Não realizado |
Consulta Painel de Preços ou Banco |
Para alcançar esses valores estimados, foi realizado um levantamento dos preços no painel de preços, conforme discriminado na ICVE () |
Estudos técnicos |
Relatórios, estudos, etc. |
( ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: |
8. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO |
Descrever: A solução de controle de pragas é projetada para abranger o ciclo de vida completo, incluindo prevenção, manutenção contínua, monitoramento, garantias, requisitos de assistência técnica, conformidade legal e ambiental, segurança e garantia da qualidade de vida e da reputação da instituição. Essa abordagem garante a eficácia a longo prazo e a responsabilidade socioambiental, permitindo uma avaliação completa da viabilidade técnica e econômica da contratação.
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NÃO OBRIGATÓRIO. CASO NÃO SEJA INFORMADO, JUSTIFICAR: |
Nota(s): 1. A descrição da solução como um todo deverá considerar o ciclo de vida do objeto, na sua totalidade, inclusive a especificação da garantia, quando couber, e as exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica, quando for o caso, de modo a permitir a avaliação da viabilidade técnica e econômica da contratação. |
9. ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES |
Dado constante na Informação Valor Estimado - ICVE de ID () |
10. JUSTIFICATIVAS PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA |
Justificar: O parcelamento não se apresenta como uma opção tecnicamente viável, devido à ausência de empresas especializadas com autorização da ANVISA para a prestação do serviço no interior do Estado do Amapá. Apesar do pregão eletrônico ter alcance nacional, a constatação de que o mercado local no interior do Estado não possui a capacidade necessária para atender às demandas, mesmo que de forma isolada, indica que a fragmentação da solução por município ou grupos de municípios não se mostra economicamente viável para as empresas devidamente qualificadas para prestar o serviço. Isso ocorre, sobretudo, devido aos requisitos que todos os licitantes interessados devem cumprir, tais como a disponibilidade de uma equipe técnica e a necessidade de deslocamento para diversas localidades no interior e na capital, além de condições de habilitação idênticas. |
11. ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO |
Valor estimado da contratação: R$ 118.161,29 (cento e dezoito mil, cento e sessenta e um reais e vinte e nove centavos) |
12. DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS1 |
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Tipo |
Detalhamento |
( x ) Ganho de produtividade |
A principal meta é manter o ambiente de trabalho completamente livre de pragas, como insetos, cupins, ratos e outras. Isso promove um local mais saudável e seguro para os funcionários aumentando a produtividade. |
( ) Redução de esforço |
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( x ) Redução de custo |
A prevenção de infestações e a manutenção de ativos em boas condições reduzem os custos de reparos e substituições a longo prazo. |
( ) Redução de uso de recursos |
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( ) Melhoria de controle |
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( x ) Redução de riscos |
A ausência de pragas no ambiente de trabalho reduz o risco de doenças transmitidas por vetores, alergias e outros problemas de saúde associados a essas pragas. |
( ) Cumprimento de determinação legal e/ou administrativa |
A contratação desses serviços ajuda o orgão a cumprir as regulamentações e normas legais que exigem a prevenção e o controle de pragas em ambientes institucionais. |
( x ) Melhoria/adequação nas |
Ao controlar pragas, o serviço de desinsetização ajuda a proteger móveis, equipamentos e estruturas, prevenindo danos e aumentando a vida útil desses ativos. |
( ) Outro |
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13. CARACTERIZAÇÃO DE SERVIÇOS OU FORNECIMENTOS |
Serviços contratados e compras realizadas pela Administração Pública para a manutenção da atividade administrativa, decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas.
( ) Não se aplica.
(x) Sim - Justificativa: A continuidade na prestação de serviços de dedetização é fundamental para garantir a eficácia a longo prazo, prevenir infestações, atender a obrigações legais e normativas, reduzir custos e proteger a saúde pública. Além disso, contribui para manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a imagem positiva da instituição.
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14. PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS PELA |
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( ) Necessidade de capacitação de gestores e fiscais da contratação |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação elétrica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação lógica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Alteração de layout |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Outra |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( x) Não se aplica |
Não há a necessidade de providências a serem adotadas antes da contratação. |
15. DESCRIÇÃO DE POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS E |
1. Poluição do Solo:
2. Descarte de Embalagens Vazias:
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A contratação está alinhada com o Plano de Logística Sustentável do TRE/AP? ( x ) Sim ( ) Não ( ) Não se aplica |
16. POSICIONAMENTO CONCLUSIVO SOBRE A ADEQUAÇÃO |
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Baseado nos estudos preliminares, a contratação demonstra-se adequada para o atendimento da demanda? |
(x) Sim
( ) Não |
Justificativa: A contratação desses serviços é necessária para proteger a saúde pública, promover a higiene, preservar o patrimônio, cumprir as obrigações legais, manter uma boa reputação e promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além disso, essa abordagem contribui para a economia de custos a longo prazo e demonstra responsabilidade socioambiental. |
UNIDADE DEMANDANTE |
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_____________________________ Adson Cardoso Monteiro - Chefe da SOMI |
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EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
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Documento assinado eletronicamente por ADSON CARDOSO MONTEIRO, Analista Judiciário(a), em 05/12/2023, às 15:40, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO VALENTIM MAIA, Diretor(a)-Geral, em 05/12/2023, às 15:47, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por DILMA CELIA DE OLIVEIRA PIMENTA, Diretor(a)-Geral, em 28/02/2024, às 17:19, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0773702 e o código CRC 1E7FD978. |
0000920-37.2023.6.03.8000 | 0773702v19 |