TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - ETP
Art. 18 § 1º da LEI Nº 14.133/21
1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE SOLICITANTE E DEMANDANTE |
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Unidade solicitante: |
Seção de Gestão de Material - SMAT |
Unidade demandante: |
Suellen Damasceno Gemaque |
2 - OBJETO A SER CONTRATADO |
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Fornecimento contínuo de Material de CAMISAS, a serem usadas pelos Servidores no período eleitoral (Servidores em si, Juízes e Promotores Eleitorais), Mesários, Coordenadores dos Locais de Votação, Técnicos de Urnas, Colaboradores Carregadores de Urnas e estagiários, bem como nos períodos não eleitorais em eventos (projetos e programações) deste TRE/AP. |
3. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE DA CONTRATAÇÃO |
Justifica-se a aquisição do item, a fim de suprir o estoque do almoxarifado, com vistas a atender a demanda decorrente dos diversos setores deste Regional e Zonas Eleitorais para o consumo ordinário e eleitoral. Os itens a ser adquiridos têm como objetivo a padronização dos uniformes utilizados pelos (Servidores em si, Juízes e Promotores Eleitorais), Mesários, Coordenadores dos Locais de Votação, Estagiários e Colaboradores, como forma de melhor identificar os diversos atores que desempenharão suas atribuições. Serão utilizados também em eventos que de projetos e programações deste TRE/AP. Para a realização do presente Termo de Referência, levou-se em consideração estudos sobre as contratações anteriores, e diante das ocorrências verificadas, diversas alterações e procedimentos estão sendo propostos, em especial no tocante aos prazos para a prestação dos serviços. Levou-se também em consideração um levantamento de necessidades feio por meio do processo SEI 0002129-41.2023.6.03.8000 com as unidades deste TRE/AP e Zonas Eleitorais. É necessário o fornecimento contínuo por se tratar de material que é sempre utilizado, sendo recorrente no Orgão o uso do mesmo. É necessário a aquisição por se tratar de material que é utilizado para padronização, conforme relatórios do anos de 2020 e 2022 (ID 0754271, 0754272) |
4. INFORMAÇÕES SOBRE CONTRATAÇÕES |
4.1 Informação sobre contratações semelhantes em exercícios anteriores e, se positivo, incidentes e lições aprendidas: ( X ) Não se aplica. 4.2 Informação sobre contratações correlatas e/ou interdependentes que deverão se realizadas em função desta: ( X ) Não se aplica. 4.3 Informação se o novo Termo de Referência estabelecerá alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior: ( X ) Não se aplica |
5. REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO (NECESSÁRIOS E SUFICIENTES PARA ATENDIMENTO DA NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO) |
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NECESSIDADES |
REQUISITOS |
JUSTIFICATIVA |
Padrão mínimo de Qualidade |
Descrição dos padrões |
Atender as especificações contidas no TR, especialmente quanto ao material das camisas e tamanhos solicitados. |
Legais |
Normativos que devem ser observados pela solução contratada para o alcance dos objetivos esperados |
LEI Nº 14.133/21 |
Garantia e Manutenção |
Registro da efetiva necessidade e requisitos de exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica |
Não se aplica |
Temporais |
A contratação deverá ocorrer a partir da vigência da Contratação. |
Continuidade dos serviços. |
Segurança da Informação |
Requisitos para eventual atendimento |
A contratação deverá observar a Lei Geral de Proteção de Dados, contendo cláusulas específicas para seu cumprimento. |
Metodologia de trabalho e implantação da solução |
Local de entrega: |
Entrega do material será na sede do TRE/AP |
Local de Execução dos Serviços: |
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Capacitação e experiência profissional da equipe |
Técnicos certificados: |
A empresa deverá comprovar que dispõe de profissionais habilitados à prestação dos serviços? NÃO |
Atestado de Capacidade Técnica |
Devido à criticidade para o negócio e à complexidade das aplicações suportadas pela infraestrutura do Tribunal, a empresa a ser contratada deverá possuir experiência compatível com a natureza e o quantitativo dos serviços a serem prestados? SIM |
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( ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR: |
6. LEVANTAMENTO DE MERCADO - |
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AÇÃO |
DOCUMENTAÇÃO GERADA |
Consulta a contratações de outros |
SIM. Atas e Termos de Dispensa de outros órgãos. (ID 0754268,0754270) |
Consulta Painel de Preços ou Banco |
Relatórios do Banco de Preços (0754269) |
( ) NÃO OBRIGATÓRIO |
JUSTIFICAR:
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7. LEVANTAMENTO DE MERCADO - |
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Descrição da Solução 1 |
Contratação de empresa especializada na disponibilização de materiais. |
Atendimento aos requisitos |
Empresa fornecedora do material |
CATMAT
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Itens 1 a 3 (CATMAT 603095), Itens 4 a 11 ( CATMAT 604542 ) |
Vantagens e |
Constatado que a necessidade que demanda a contratação é permanente (contínua), é fato que a celebração de um contrato plurianual: a) assegura vantagens financeiras substanciais quando comparado à alternativa de firmá-lo por 12 (doze) meses, em razão, por exemplo, da redução dos custos de transação (considerando os custos envolvidos com a realização da instrução de processos licitatórios e de termos aditivos para prorrogação dos contratos de forma anual); e b) impõe-se a redução dos custos em razão da maior competitividade que a licitação de contratos com prazos mais dilatados possibilitam. Com Pregão é possível reduzir custos, melhorar preços e ter mais facilidade para negociar um valor atraente. Considerando que a Nova Lei de Licitações - Lei nº 14.133/2021 - inovou no trato do tema, ao incorporar ao conceito de serviços contínuos os fornecimentos. Fez isso em seu art. 6º, XV, dá seguinte forma: A única solução viável de contratação para essa aquisição é a contratação de empresa especializada na disponibilização de materiais por meio do fornecimento contínuo. Levando em consideração se tratar de itens que são utilizados continuamente e é necessária sua aquisição. Sendo assim, encontramos somente Vantagens com a solução apontada. |
Valor Estimado |
R$1.040.371,76 (Hum milhão, quarenta mil,trezentos e setenta e um reais e setenta e seis centavos) |
Descrição da Solução 2 |
Contratação de empresa especializada na disponibilização de materiais, via dispensa de licitação |
Atendimentos aos requisitos |
Empresa fornecedora do material |
CATMAT |
Itens 1 a 3 (CATMAT 603095), Itens 4 a 11 ( CATMAT 604542 ) |
Vantagens e |
Vantagem é a aquisição de bens de qualidade e o fornecimento com celeridade. Desvantagem é que tem um limite de valores, não sendo possível por extrapolar o mesmo. |
Descrição da Solução 3 |
Aquisição por meio de Ata de Registro de Preços |
Atendimentos aos requisitos |
Empresa fornecedora do material |
CATMAT |
Itens 1 a 3 (CATMAT 603095), Itens 4 a 11 ( CATMAT 604542 ) |
Vantagens e |
Vantagens: No uso do Sistema de Registro de Preço – SRP, os materiais poderão solicitados de forma frequente e parcelada, hipótese prevista no Art. 2º do Decreto n°7.892, de 2013, além de não ser possível definir previamente o quantitativo exato a ser demandado pela Administração. Desvantagens: Por se tratar de material com necessidade contínua, não é possível a prorrogação por mais de 2 anos, sendo assim, onera e sobrecarrega o serviço administrativo. |
Solução Escolhida |
( X) Sim - Solução 1- por atender todas as necessidades, sendo a Contratação de empresa especializada na disponibilização de materiais, por meio de fornecimento contínuo. ( ) Não |
8. DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO |
Os itens a ser adquiridos têm como objetivo a padronização dos uniformes utilizados pelos (Servidores em si, Juízes e Promotores Eleitorais), Mesários, Coordenadores dos Locais de Votação, Estagiários e Colaboradores, como forma de melhor identificar os diversos atores que desempenharão suas atribuições. Serão utilizados também em eventos que de projetos e programações deste TRE/AP. Vale destacar que foi feito uma consulta com os servidores de todas as unidades (ID 0760275) e verificou-se a necessidade de padronização/uniformização tanto no período dos pleitos eleitorais quanto na rotina do TRE/AP, nesse caso os itens constantes nesses estudos são utilizados continuamente, conforme demonstra planilha de consumo deste ano de 2023 (0760274). Sendo assim, foi feita a separação do consumo por ano, sendo, ano eleitoral e ano não eleitoral (ID 0760491) , já que esta justiça especializada tem suas peculiaridades em cada ano. E para tanto observou-se os pedidos de cada unidade bem como os relatórios de quantidades de seções eleitorais, mesários, locais de votação, urnas eletrônicas, etc. Foi necessário acrescentar 20% ao quantitativo solicitado prevendo eventuais necessidades (ID 0760275). Para que o material tenha uma uniformização, qualidade e tecido iguais, houve a necessidade de separação por lote, para que os itens semelhantes tivessem a mesma o mesmo padrão. Os materiais objetos deste termo podem ser agrupados vez que guardam similaridades em suas características, o que possibilita o fornecimento por empresas do mesmo ramo de atividade.(MESMA NATUREZA). Outro fator muito importante a se considerar, é a questão de a licitação por itens isolados ter grande probabilidade de gerar elevado número de Contratos; onerando o trabalho desta administração, sob o ponto de vista do emprego de recursos humanos (que já é reduzido) e financeiro, pois quanto a este último, somente citando a despesa com publicação na imprensa oficial para dar publicidade a compra já gera elevado custo; (ECONOMICAMENTE VIÁVEL) O controle de inúmeros Contratos que não se restringem apenas a material de expediente, além de pôr em risco a economia de escala e a celeridade processual e comprometendo a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração. Nesta Corte é comum haver instrumentos contratuais vigentes contemplando apenas um item licitado, gerando custos administrativos elevados como já mencionado, tais como publicações oficiais, materiais de expediente, tempo de serviço.(CELERIDADE PROCESSUAL). |
9. ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES |
O quantitativo é estimado com base nos Relatórios de Consumo do material no ano de 2020 (ID 0754271) e Relatório de consumo no ano de 2022 (ID 0754272), bem como levantamento de Necessidades feito por meio do Processo SEI (0002129-41.2023.6.03.8000) e Planilha de levantamento de necessidades (0760275). O valor estimado também está contemplado na proposta orçamentária 2024 - Despesa Agregada: ADICIONAL DE MATERIAIS PARA SERVIÇOS AUXILIARES (ID 0712189).
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10. JUSTIFICATIVAS PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA |
Justificar: O parcelamento visa a economia de escala, a redução de custos de gestão de contratos e o processo de padronização de itens semelhantes. |
11. ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO |
R$1.040.371,76 (Hum milhão, quarenta mil,trezentos e setenta e um reais e setenta e seis centavos) |
12. DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS1 |
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Tipo |
Detalhamento |
( ) Ganho de produtividade |
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( x) Redução de esforço |
Considerando a necessidade de apenas um processo de aquisição, e não mais anualmente. |
( ) Redução de custo |
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( ) Redução de uso de recursos |
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(X) Melhoria de controle |
Com menor numero de processos de ARPs efetuados por meio de aquisições anuais. |
( X) Redução de riscos |
A opção por fornecedor especializado reduz significativamente o risco da indisponibilidade dos bens. |
( ) Cumprimento de determinação legal e/ou administrativa |
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( ) Melhoria/adequação nas |
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( X ) Outro |
Economicidade processual, considerando tratar-se de itens que são necessários a aquisição constante, sendo o fornecimento contínuo a possível contratação por até 10 anos. Trata-se também da única forma de aquisição que esta unidade identificou. |
13. CARACTERIZAÇÃO DE SERVIÇOS OU FORNECIMENTOS |
Serviços contratados e compras realizadas pela Administração Pública para a manutenção da atividade administrativa, decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas.
( x ) Não se aplica.
( ) Sim - Justificativa: |
14. PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS PELA |
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( ) Necessidade de capacitação de gestores e fiscais da contratação |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação elétrica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Instalação lógica |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Alteração de layout |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( ) Outra |
Caso marcado, JUSTIFICAR |
( X ) Não se aplica |
não necessita de providência prévia. |
15. DESCRIÇÃO DE POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS E |
Produtos confeccionados em materiais reciclados e embalados em grande quantidade. com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos. |
A contratação está alinhada com o Plano de Logística Sustentável do TRE/AP? (X) Sim. a) Acondicionamento dos materiais em poucas embalagens com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos sólidos. PLS TRE/AP (ID 0619891) ( ) Não ( ) Não se aplica |
16. POSICIONAMENTO CONCLUSIVO SOBRE A ADEQUAÇÃO |
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Baseado nos estudos preliminares, a contratação demonstra-se adequada para o atendimento da demanda? |
( X) Sim
( ) Não |
Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem ao objeto pretendido. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser contratado é estimado e será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa conforme a execução das demandas. |
UNIDADE DEMANDANTE |
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Suellen Damasceno Gemaque
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EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
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Felipe Magalhães Ferreira |
Clodóvio de Paula Melo |
Documento assinado eletronicamente por SUELLEN DAMASCENO GEMAQUE, Chefe(a) de Seção, em 25/10/2023, às 12:29, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO VALENTIM MAIA, Diretor(a)-Geral, em 25/10/2023, às 14:02, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0772526 e o código CRC 97E4B94A. |
0002884-65.2023.6.03.8000 | 0772526v7 |