Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ

Avenida Mendonça Junior, 1502 - Bairro Centro - CEP 68900-914 - Macapá - AP


Termo de Referência

1 - OBJETO E JUSTIFICATIVA DO USO DO REGISTRO DE PREÇOS.

Visa o presente Termo de Referência à aquisição de material permanente mediante processo licitatório na modalidade Pregão, via Sistema de Registro de Preços.

A escolha do Registro de Preços justifica-se tendo em vista que os pressupostos de admissibilidade de utilização do SRP remetem às contratações estimadas e não obrigatórias e a aquisição de bens móveis visa atender, dentre outros, a iniciativa ecológica desta Corte que está sendo implantada gradativamente, atendendo ao inciso II, art. 3º, do Decreto nº 7.892/2013.

Considerando ainda o art. 1º da Lei nº 10.520/2002, os materiais são bens comuns por se tratar de produto cuja escolha pode ser feita tão somente com base nos preços ofertados, haja vista serem comparáveis entre si e não necessitarem de avaliação minuciosa, são encontrados facilmente no mercado e é possível estabelecer, para efeito de julgamento das propostas, mediante especificações utilizadas no mercado, padrões de qualidade e desempenho peculiares ao objeto.

2 - JUSTIFICATIVA PARA AQUISIÇÃO

A aquisição dos bens móveis objeto do presente Termo de Referência, além da necessidade informada pelas unidades e Zonas Eleitorais, é uma iniciativa ecológica para o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, presente no Plano Logística Sustentável desta Corte, e tem o intuito de, dentre outros benefícios, reduzir a produção de lixo gerado pelo consumo de água embaladas em garrafas tipo PET de 1,5l. O impacto ambiental gerado pelas garrafas PET vão desde sua produção, uma vez que elas têm como matéria prima o petróleo, fonte não renovável; até o seu descarte, pois quando dispostas em lixões ou aterros sanitários, estima-se o tempo de decomposição desse descartável em torno de 200 anos.

Há que considerar ainda o aspecto financeiro, pois uso de bebedouros, por exemplo, mostra-se econômico ao se constatar o custo do litro da água por garrafão de 20 litros, cerca de 5,11 vezes menor que o custo do litro de água em garrafa PET de 1,5l[1].

Essa aquisição se justifica, ainda, devido ao aumento da demanda e eventuais substituições dos bens móveis que já foram baixados e em prolongado tempo de uso. Tal necessidade se derivou de se perceber no sistema analítico de controle patrimonial utilizado neste Tribunal (ASIWEB) bens móveis, como podemos citar, os bebedouros, com data de aquisição de 2003 a 2016, em que foram adquiridas 113 (cento e treze) unidades. Do quantitativo adquirido já foi realizada baixa de 41 (trinta e uma) unidades, restando 72 (setenta e duas) na situação ativa. Ressalte-se que, das 72 (setenta e duas) unidades na situação ativa, 21 (vinte e uma) unidades possuem mais de 12 anos de uso e estão fora da garantia carecendo de reposição, uma vez que apenas 49 unidades possuem cerca de 5 (cinco) anos de uso (aquisição 2016).

Outro exemplo, a aquisição de bens móveis (refrigeradores) é justificada se levarmos em consideração que as aquisições dos refrigeradores datam de 2005 a 2017, quando foram adquiridas 36 (trinta e seis) unidades. Desses já foram baixados 10 (dez) unidades. O Restante, 26 (vinte e seis) na situação ativa já se encontram fora da garantia, e 8 (oito) foram adquiridos há 17 anos.

A compra de bombas d´água, conforme informação da unidade demandante, se  justifica "devido a não regularidade no fornecimento de água na Zonas Eleitorais, poços artesianos foram feitos pra suprir essa deficiência. A maioria das zonas ainda utilizam bombas centrífugas ou injetoras  e que apresentam problemas constantes. Desta forma, a substituição por motobombas submersas vão reduzir bastantes as quantidades de manutenções corretivas devido a sua durabilidade e robustez. Além da grande versatilidade, o nível de ruído da bomba d'água submersa é menor que das outras, não é necessário a construção uma casa de bombas e consome menos energia além de sua manutenção ser de nível simples."

Os demais itens tem como justificativa o levantamento de necessidades realizado nas diversas unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e nas Zonas Eleitorais.

Essas aquisições estão contempladas no Plano de Aquisições da Coordenadoria de Material e Patrimônio, (Processo 0000037-61.2021.6.03.8000, ID (0499828), bem como registradas na Proposta Orçamentária 2021 (Processo 0000588-75.2020.6.03.8000, ID (0532117).

3 – DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

3.1 – no Sistema de Registro de Preços caberá a Administração escolher a proposta mais vantajosa previamente selecionada, ficando no aguardo da aprovação dos recursos orçamentários e financeiros, ou seja, não há necessidade de que o órgão tenha prévia dotação orçamentária (§ 2º, do art. 7º do Decreto nº 7.892/13);

3.2 – serão consignados no Programa de Trabalho Resumido (PTRES): 167905 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral – Elemento de Despesa (ND) 449052 – Equipamento e Material permanente.

4 - DAS ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS E SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES

 

COTAÇÃO DE PREÇOS

ITEM

QUANT

ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA

PREÇO MÉDIO

UNIT

PREÇO

TOTAL

1

10

Fogão

Fogão tipo doméstico de 6 bocas, com grades individuais, porta com vidro panorâmico, tampa de vidro temperado, luz no forno. Com selo de eficiência energética de classificação “A”. Tipo de gás: GLP, capacidade mínima do forno: 93L.

MARCA/MODELO/GARANTIA:

1.670,23

16.702,30

2

5

Carrinho de carga Armazém - ALUMÍNIO

Para transporte de cargas em geral em superfícies lisas, indicado para armazéns, estoques, indústrias, supermercados e locais que necessitem de transporte de produtos. Capacidade: 200 kg, Largura: 490 mm, Altura: 1236 mm, Largura: 490 mm, Altura: 1236 mm.

641,16

3.205,80

3

10

Televisores – NA COR PRETA

Televisor em cores SMART TV, Resolução 4K, 50 polegadas, Tipo de tela Led, com conectividade Wi-Fi e Bluetooth, Modo de som Dolby Digital Plus, Processador Quad-Core, Sistema operacional webOS 5.0, com portas de entrada HDMI e USB. Consumo (KW/h) 140W. Contendo os acessórios externos controle remoto e cabo de alimentação. 110V.

MARCA/MODELO/GARANTIA:

3.304,73

33.047,30

4

50

Suporte para Notebook

Suporte regulável para Notebook na cor preta, em conformidade com a NR17 do Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora – Ergonomia), portátil, com 5 opções de regulagem de 10cm até 20,5cm.

74,69

3.734,50

5

5

Quadro branco não magnético

Confeccionado em chapa de fibra branca resinada, medidas: 90x120cm, molduras arredondadas em alumínio, suporte para apagador removível, podendo ser instalado na vertical ou horizontal, acompanhando acessórios para instalação.

265,10

1.325,50

6

5

Quadro branco magnético

Quadro Magnético em chapa de madeira MDP, espessura de 120 a 180 cm, moldura: Alumínio Branco. Para uso de marcador. Suporte para apagador e marcador. Com cantos arredondados para segurança e acabamento de Alta resistência a riscos, abrasividade e impactos e facilidade para limpeza com apagadores ou flanela macia.

630,86

3.154,30

7

3

Claviculário (porta-chaves) – NA COR CINZA

Porta chaves claviculário com capacidade para 100 chaves, caixa em chapa de aço. Com furos para fixação e suporte de aço para chaveiros. Dimensões: Altura: 40 a 45 cm, Largura: 38 a 40 cm, Profundidade: 4.00 a 7.00 cm. Porta com fechadura e duas cópias de chave.

389,23

1.167,69

8

10

Cavalete Flip Chart

Suporte para Quadros com regulagem, possuindo regulagem de largura (suporta quadros de 1,20m a 2,00m de largura) e rodízios com trava. Produzido em tubos retangulares de aço metalon com acabamento em pintura pó eletrostática para cinza texturizado, com suporte para até 30 Kg

587,43

5.874,30

9

10

Mesa branca em PVC

Mesa Plástica empilhável, no formato quadrada, confeccionada em PVC, altura mínima 70 cm, 04 pés embutidos, possuindo fechamento e abertura para guarda-sol, apropriada para uso em ambiente interno e externo.

MARCA/MODELO/GARANTIA:

230,93

2.309,30

10

40

Cadeira branca em PVC – NA COR BRANCA

Cadeira plástica, cor branca, com braço, empilhável, material PVC, uso em ambiente interno e externo. Com capacidade de peso de até 154 Kg e certificada pelo Inmetro.

MARCA/MODELO/GARANTIA:

94,60

3.784,00

11

50

Bebedouro – NA COR BRANCA

Bebedouro de água para garrafão de 20 litros, tipo coluna, indicado para uso doméstico e institucional, com alças laterais, e termostato frontal com controle gradual de temperatura. Bivolts

MARCA/MODELO/GARANTIA:

696,51

34.825,50

12

10

Suporte de parede TV 50’

Suporte fixo de parede para televisores LCD/LED de 50 a 55 polegadas (faixa mínima); compatibilidade com os padrões Vesa; capacidade para suportar no mínimo 35 kg de peso; construção que permita a fixação em montante de parede com divisórias com apenas dois parafusos colocados verticalmente no eixo de simetria do produto; deve permitir uma distância mínima entre a TV e a parede de pelo menos 4,0 centímetros; pintura na cor preta.

236,53

2.365,30

13

10

Frigobar – NA COR BRANCA

Capacidade 120 a 124 L, com forma de gelo, termostato, luz interna, contendo gavetão, prateleiras modulares removíveis, tensão 110/220 V, consumo de 20 a 30 kwh/mês e selo PROCEL nível A. Certificado pelo INMETRO. 

MARCA/MODELO/GARANTIA:

1.645,45

16.454,50

14

15

Motobomba Centrífuga Submersa 1 CV - Bocal com rosca 1" BSP - Voltagem: 220V. Garantia Mínima Fabricante: 12 Meses

1.052,04

15.780,60

15

15

Motobomba Centrífuga Submersa 1/2 CV - Bocal com rosca 1" BSP - Voltagem: 220V. Garantia Mínima Fabricante: 12 Meses

525,47

7.882,05

16

5

Geladeira

Modelo: 2 Portas; Tecnologia: Frost Free; Tensão: 110V; Capacidade Total: 310 a 352; Classificação Energética: A; Garantia Mínima Fabricante: 12 Meses; Cor: Branca

3.175,75

15.878,75

 

5 - DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA

5.1 – Os produtos deverão ser novos e de primeira qualidade, sendo aplicadas todas as normas e exigências do Código do Consumidor. 

5.2 - Os produtos deverão ser embalados individualmente, conter especificações das características peculiares de cada unidade, possuindo em suas embalagens unitárias especificações de peso, medida, quantidade, cor, orientações para armazenagem, período de garantia, prazo de validade e demais informações que se fizerem necessárias para o perfeito manuseio e transporte dos mesmos.

5.3 - As contratadas terão os produtos entregues analisados em sua totalidade, sendo que aqueles que não satisfizerem ao padrão de qualidade necessário à boa execução dos trabalhos deste Regional, bem como aqueles que não correspondam exatamente com as propostas apresentadas, serão recusados.

5.3.1 - A contratada deverá efetuar o recolhimento e a substituição dos produtos recusados, no mesmo local de entrega, no prazo máximo de 10 (dez) dias, contados a partir do recebimento de notificação do TRE-AP.

5.4 DO PRAZO DE ENTREGA: máximo 30 (trinta) dias, a partir do aceite da Nota de Empenho pertinente a cada pedido efetivado pelo Contratante.

5.5 – DO LOCAL DE ENTREGA: Avenida Mendonça Junior, 1502 – Centro, CEP 68.902-020 Macapá/AP - no horário das 13 às 18 horas - realizando o agendamento junto à Seção de Gestão Patrimonial através dos telefones: (96) 3198-7644 ou 3198-7578.

5.6 – DA GARANTIA E ASSISTENCIA TÉCNICA: A garantia mínima deverá ser de 12 (doze) meses, contados a partir do primeiro dia útil após o aceite definitivo dos equipamentos, para a prestação de serviços de garantia e assistência técnica, sob responsabilidade integral da licitante.

5.6.1 – Caso seja efetuada a troca de algum objeto, devido a falhas/problemas o prazo de assistência técnica passa a ser contado novamente a partir do momento do aceite definitivo do novo objeto.

5.6.2 – Os serviços decorrentes de garantia deverão ser prestados por assistência técnica autorizada pelo fabricante.

5.7 – A contratada obrigar-se-á em manter-se em compatibilidade com a habilitação e com as obrigações assumidas na licitação até o adimplemento total da contratação.

6 – DEVERES DA CONTRATANTE

6.1 – Para garantir o fiel cumprimento do objeto do presente contrato a contratante se compromete a:

6.1.1 – Efetuar o pagamento na forma convencionada neste edital, até 5 (cinco) dias úteis da apresentação do ateste da Nota Fiscal;

6.1.2 – Acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos procedimentos de fornecimento do objeto contratado.

7 – UNIDADE QUE FISCALIZARÁ A EXECUÇÃO DO OBJETO

 A Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP/SPAT) será responsável pelo recebimento e distribuição do objeto deste termo de referência.

8 – DA HABILITAÇÃO

Os créditos com as exigências para a habilitação estão definidos no Edital de Convocação.

9 – DAS SANÇÕES

As sanções aplicáveis estão estabelecidas na Lei de Licitações e na Lei do Pregão consoante item específico constate do Edital de Chamamento para o presente certame.

10 – DEMAIS DISPOSIÇÕES

10.1 - As licitantes deverão cotar os produtos seguindo rigorosamente as especificações solicitadas, abstendo-se de cotar aqueles que não puderem atender às condições do edital.

10.2 - Para eventuais esclarecimentos de dúvidas, os licitantes poderão contatar a Seção de Gestão Patrimonial, telefones (96) 3198-7644/7578 ou Seção de Licitações e Compras, telefone (96) 3198-7515 ou  pelos endereços eletrônicos spat@tre-ap.jus.br ou cpl@tre-ap.jus.br.

11 – RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA

Juarez do Carmo Benicio Dias - Seção de Gestão Patrimonial

 

Aprovo o termo de referência e autorizo a aquisição, nos termos da legislação vigente.

 

Desembargador Gilberto Pinheiro

Presidente do TRE-AP

 


[1]. Esses dados foram extraídos das últimas contratações feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para garrafões (R$ 3,74) e garrafas PET (R$ 1,39) – Atas de Registro de Preços nº 27 e 29/2019.


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Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO VALENTIM MAIA, Diretor(a)-geral, em 09/09/2021, às 19:18, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por JUAREZ DO CARMO BENICIO DIAS, Chefe(a) de Seção, em 14/09/2021, às 18:48, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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