Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/STI/CINF

1. INFORMAÇÕES BÁSICAS

Número do processo: 0003714-65.2022.6.03.8000

Documento de Oficialização da Demanda - DOD: 0653239

 

2. OBJETO

Contratação de empresa prestadora de serviço visando atender às necessidades de telecomunicações do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá - TRE-AP, por meio da tecnologia Voice over Internet Protocol – VoIP.

 

3. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE

Realização de chamadas de telefones fixos para telefones fixos e telefones móveis nas modalidades local e longa distância nacional.

 

4. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO

 

4.1. REQUISITOS DE NEGÓCIO

4.1.1. Serviço de telefonia fixa comutada - STFC compreendendo a realização de chamadas de telefones fixos para telefones fixos e telefones móveis nas modalidades local, longa distância nacional e longa distância internacional;

4.1.2. Recepção de chamadas diretamente nos ramais (Discagem Direta a Ramal – DDR);

4.1.3. Serviços telefônicos migrados;

4.1.4. Fornecer e conectar Troncos de Entrada e Saída Digitais (E1) ou Link SIP junto à(s) Central(is) Telefônica(s) de cada órgão;

4.1.5. Migração para faixa exclusiva do governo federal e portabilidade dos ramais;

4.1.6. Identificador de chamadas;

4.1.7. Número piloto;

4.1.8. Garantia de que a saída fornecida seja suficiente e necessária para evitar chamadas perdidas e proporcionar qualidade no serviço telefônico, seguindo os padrões de qualidade de serviço definidos pela ANATEL.

 

4.2. REQUISITOS TECNOLÓGICOS

4.2.1. Entrega dos serviços com entroncamento digital E1 em pleno funcionamento em equivalência a necessidade do órgão;

4.2.2. A especificação técnica do tráfego em IP deverá observar:

4.2.2.1. Os seguintes padrões e requisitos (quando aplicável):

- IP (Internet Protocol RFC 0791);

- TCP (Transmission Control Protocol RFC 0793);

- UDP (User Datagram Protocol RFC 0768);

- SIP (Session Initiation Protocol RFC 3261);

- SDP (Session Description Protocol RFC 2327);

- RTP (Real Time Transport Protocol RFCs 1889 e 1890);

- SRTP (Secure Real time Transport Protocol RFC 3711);

4.2.2.2. Na hipótese de uso de codecs de compressão de áudio presentes no tráfego, esses deverão estar configurados com a seguintes prioridade de utilização: ITU G.729A; ITU G.711 Alaw.

4.2.2.3. O tráfego de áudio deverá utilizar para transmissão de voz os protocolos RTP e SRTP, sendo predominante a utilização deste último, e a sinalização das chamadas deverá ser feita preferencialmente utilizando-se o protocolo SIP.

 

5. LEVANTAMENTO DE MERCADO.

5.1. ANÁLISE DE SOLUÇÕES

5.1.1. Identificação das Soluções (ou Cenários)

5.1.2. Análise Comparativa de Soluções

A contratação dos serviços de telefonia fixa por franquia consiste na definição de um valor fixo, dentro do qual o órgão pode realizar chamadas sem contabilizar a quantidade de minutos consumidos no período. Esse tipo de contratação, entretanto, pode onerar o valor dos serviços, não refletindo de forma fidedigna o consumo do órgão, já que o valor permanece inalterado independente do consumo ser baixo ou alto para determinado período.

A contratação por minutos consiste na contabilização da quantidade de minutos efetivamente utilizados pelo órgão num determinado período, sendo o pagamento efetuado com base no consumo mensal dos serviços. Essa forma de contratação tem sido amplamente utilizada na Administração Pública, demonstrando-se vantajosa e eficiente.

A Adesão a Ata de Registro de Preços apresenta uma série de vantagens, dentre as quais destaca-se a agilidade e a economia do processo de contratação.

Os serviços de telefonia são comumente contratados pela Administração Pública, de modo que a utilização do sistema de registro de preços se mostra uma alternativa econômica, eficiente e eficaz.

A seguir, segue quadro comparativo de alguns requisitos das soluções:

Requisito

 

    Solução

 

         Sim                Não

 Não se Aplica

A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Administração Pública? Solução 1

x

   
Solução 2

x

   
Solução 3

x

   

A Solução está disponível no Portal do Software Público Brasileiro?

(quando se tratar de software)

Solução 1    

x

Solução 2    

x

Solução 3    

x

A Solução é composta por software livre ou software público?

(quando se tratar de software)

Solução 1    

x

Solução 2    

x

Solução 3    

x

A Solução é aderente às políticas, premissas e especificações técnicas definidas pelos Padrões de governo ePing, eMag, ePWG? Solução 1    

x

Solução 2    

x

Solução 3    

x

A Solução é aderente às regulamentações da ICP-Brasil?

(quando houver necessidade de certificação digital)

Solução 1    

x

Solução 2    

x

Solução 3    

x

A Solução é aderente às orientações, premissas e especificações técnicas e funcionais do e-ARQ Brasil? (quando o objetivo da solução abranger documentos arquivísticos) Solução 1    

x

Solução 2    

x

Solução 3    

x

Tabela 1: Requisitos das soluções.

 

5.2. REGISTRO DE SOLUÇÕES CONSIDERADAS INVIÁVEIS

Essa solução foi considerada inviável por ser um modelo de contratação defasado e oneroso para a Administração Pública.

Após análise comparativa das Atas de Registro de Preços vigentes, evidenciou-se que a Ata de Registro Preços nº 18/2022 (0690502) contempla os itens 1, 2 e 3 do Grupo 1, o objeto  desta contratação. Contudo, devido estar localizado na região sul do país, com operadora não atuante no Estado do Amapá.

 

6. ANÁLISE DO VALOR ESTIMADO

Solução Viável 2 - Contratação por minutos

Custo Total de Propriedade – Memória de Cálculo

6.1. A análise para decisão do valor estimados se deu através da memória de cálculo, onde o custo estimado foi baseado na média das consultas das pesquisas de preços utilizando o site banco de preços, Atas de Registros de Preços com contratações semelhantes e ainda, o contrato atual nº 16/2019 (0395653) e seu 5º Termo Aditivo (0694961), com demonstrativo das três últimas faturas, que reflete o custo para o objeto em tela. Todas estas informações constam no documento (0734183).

LOTE

ITEM

DESCRIÇÃO

UND

QTD ANUAL

BANCO DE PREÇOS

ARP 18/2022

CONTRATO ATUAL (OI) 16/2019

PREÇO MÉDIO

VALOR MENSAL

VALOR ANUAL

VALOR MENSAL

VALOR ANUAL

VALOR MENSAL

VALOR ANUAL

VALOR MENSAL

VALOR ANUAL

Único

1

Assinatura Link E1 - 2 Mbps

Und

12

R$ 990,00

R$ 11.880,00

R$ 1.476,30

R$ 17.715,60

R$ 1.640,32

R$ 19.683,84

R$ 1.368,87

R$ 16.426,48

2

Assinatura DDR p/ 200 ramais

Und

12

R$ 380,00

R$ 4.560,00

R$ 470,00

R$ 5.640,00

R$ 789,07

R$ 9.468,84

R$ 546,36

R$ 6.556,28

3

Chamada Local (Fixo - Fixo)

Minuto

1000

R$ 0,01

R$ 10,00

R$ 0,25

R$ 250,00

R$ 0,21

R$ 210,00

R$ 0,16

R$ 156,67

4

Chamada Local (Fixo - Móvel)

Minuto

500

R$ 0,04

R$ 20,00

R$ 0,30

R$ 150,00

R$ 1,10

R$ 550,00

R$ 0,48

R$ 240,00

5

Chamada LDN (Fixo - Fixo)

Minuto

300

R$ 0,01

R$ 3,00

R$ 0,75

R$ 225,00

R$ 0,98

R$ 294,00

R$ 0,58

R$ 174,00

6

Chamada LDN (Fixo - Móvel)

Minuto

200

R$ 0,04

R$ 8,00

R$ 1,65

R$ 330,00

R$ 2,89

R$ 578,00

R$ 1,53

R$ 305,33

 

TOTAL BANCO DE PREÇOS

R$ 16.481,00

TOTAL ARP

R$ 24.310,60

TOTAL CONTRATO ATUAL

R$ 30.784,68

TOTAL PREÇO MÉDIO

R$ 23.858,76

Tabela 2: Análise do valor estimado.

 

7. JUSTIFICATIVA PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA SOLUÇÃO

7.1. Os serviços de telefonia fixa não admitem parcelamento sem onerar ou dificultar a sua prestação, uma vez que cada serviço (item) depende de um mesmo meio físico provido pela operadora para disponibilizar os serviços aos clientes finais. Segregar estes serviços implicaria em ônus excessivo, que seria refletido de forma negativa no preço dos mesmos, pois seria necessário a construção de diversos meios físicos para realizar o mesmo acesso a fim de prestar o serviço ou ainda teria que se realizar o compartilhamento de um mesmo meio físico para mais de uma operadora a fim de que os serviços pudessem ser viabilizados, o qual não costuma ser uma prática de mercado.

7.2. Os itens da solução de Tecnologia da Informação e Comunicação a ser contratada foram agrupados em grupo (lote) único, uma vez que se trata de solução integrada que possui inter-relação entre os serviços contratados e gerenciamento centralizado.

7.3. Diante do exposto, a licitação desejada ficou configurada em um único grupo com 3 itens que deve ser incorporado ao serviço VoIP já existente no TRE-AP. Portanto, o parcelamento não se aplica nesta contratação.

 

8 ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

8.1. Modalidade e Tipo de Licitação;

8.1.1. Publicação de uma Ata de Registro de Preços, visando futura aquisição de bens que se enquadram na classificação de bens comuns, nos termos da Lei n° 10.520, de 2002, do Decreto n° 3.555, de 2000, e do Decreto nº 5.450, de 2005.

 

9. CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

9.1. As despesas para atender  esta licitação estão programadas em dotação orçamentária própria, prevista no orçamento da União para o exercício de 2023, na classificação abaixo;

Elemento de Despesa: 33.90.39.58 - Serviços de Telecomunicações

 

10. VIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

10.1. O contrato junto ao fornecedor será pelo prazo de 12 (doze) meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado nos termos do inciso II do artigo 57 da Lei n.º 8.666/93.

 

11. ALINHAMENTO ENTRE A CONTRATAÇÃO E O PLANEJAMENTO

O presente termo de referência tem por intuito atender aos seguintes princípios:

Além disso, a proposta aqui apresentada atua para dar cumprimento aos Objetivos Estratégicos traçados pelo CNJ, do Planejamento Estratégico do TRE-AP e das principais ações do PDTI da STI, a saber:

·        Tema: Infraestrutura e Tecnologia:

Tema: Eficiência Operacional.

Primar pela satisfação do cliente TIC.

 

Tema: Melhoria da Infraestrutura e Governança de TI:

Disponibilidade de rede de comunicação telefonia fixa

 

Objetivo 5: Garantir a infraestrutura de TI.

 

·                Melhoria da Infraestrutura e Governança de TI.

 

12. RESULTADOS PRETENDIDOS

12.1. Possibilitar a comunicação interna, entre regionais, entre órgãos e com o cidadão;

12.2. Garantir agilidade e interação contínua entre os servidores;

12.3. Viabilizar maior integração entre equipes de trabalho;

12.4. Garantir celeridade nas ações e decisões estratégicas;

12.5. Melhorar a qualidade e eficiência do atendimento à população;

12.6. Garantir a boa execução dos serviços de telefonia, sempre embasados nos princípios de eficiência e sustentabilidade.

 

13.  PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS

13.1. O TRE-AP irá designar equipe para fiscalização e gestão do contrato.

13.2. A CONTRATADA deverá designar preposto para representar a empresa e atuar como principal interlocutor junto ao TRE-AP.

 

14. POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS

14.1. Como critério de sustentabilidade, a fim de evitar impactos ambientais, todos os documentos e faturas geradas, bem como toda comunicação realizada deverá ser feita de forma eletrônica, preferencialmente por e-mail, evitando-se o uso desnecessário de papel.

14.2. A contratação deve estar aderente à Lei nº 12.305/ 2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

15. DECLARAÇÃO DE VIABILIDADE

Esta equipe de planejamento declara viável esta contratação.

15.1. Justificativa da Viabilidade.

A contratação do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC visa garantir a comunicabilidade essencial à continuidade da prestação do serviço público, trazendo os seguintes benefícios:

 

16. RISCOS INERENTES AO PROCESSO

01

RISCO:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

PROBABILIDADE:

Baixa

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

Médio

1

Atraso no processo de contratação

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Reuniões com autoridades superiores para conscientização e aprovação dos artefatos.

Coordenadoria de Infraestrutura

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Convocação de reunião extraordinária da equipe de planejamento para realização dos ajustes necessários para encaminhamento do processo.

Comitê Gestor de TI

02

RISCO:

Demora na conclusão do processo licitatório em face de impugnações ou recursos.

PROBABILIDADE:

Baixa

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

Médio

1

Atraso no processo de contratação

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Elaboração do planejamento da contratação considerando soluções similares em outros órgãos.

Comissão de Planejamento da Contratação

2

Definição dos critérios com respaldo na jurisprudência dos órgãos de controle.

Comissão de Planejamento da Contratação e Assessoria Jurídica

3

Verificação do teor de impugnações e recursos em aquisições similares.

Comissão de Licitação e Comissão de Planejamento da Contratação

4

Estrita observância às recomendações da área jurídica do Instituto.

Comissão de Planejamento da Contratação

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Acompanhamento com o auxílio da área jurídica para resposta as impugnações e recursos.

Comissão de Licitação e Comissão de Planejamento da Contratação

03

RISCO:

Falta de orçamento para contratação dos serviços

PROBABILIDADE:

Baixa

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

Alto

1

Atraso no processo de contratação

 

2

Atraso na implantação do serviço

3

Comprometimento na comunicação de dados dos cartórios e postos avançados

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Acompanhar a disponibilização orçamentária.

Coordenadoria de Infraestrutura

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Provocar a Secretaria de Administração e Orçamento para realocação orçamentário

Comitê Gestor de TI

04

RISCO:

Empresa vencedora não possui condições de entregar o serviço

PROBABILIDADE:

Média

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

Alto

1

Velocidade do link incompatível com o contratado

 

2

Instabilidade do Link

3

Descumprimento do Acordo de Nível de Serviço (ANS).

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Acompanhar a execução do contrato.

Comissão de Gestão do Contrato

2

Exigir a comprovação de que a empresa presta serviço semelhante para qualquer empresa pública ou privada de Fortaleza

Coordenadoria de Infraestrutura

3

Exigir declaração de que a empresa fez vistoria e conhece as características dos locais onde os links serão montados

Comissão de Planejamento da Contratação

4

Estabelecimento de prazos de instalação e validação dos links

Comissão de Planejamento da Contratação

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Previsão de pesadas multas contratuais em caso de não cumprimento do contrato

Comissão de Gestão do Contrato

05

RISCO:

Empresa CONTRATADA falha na execução contratual implicando inexecução parcial ou total.

PROBABILIDADE:

Médio

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

Alto

1

Atraso na instalação do Link

 

2

Velocidade do link incompatível com a CONTRATADA

3

Instabilidade do link

4

Descumprimento do Acordo de Nível de Serviço (ANS)

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Exigir providências e justificativas para atraso.

Aplicar sanções administrativas.

Comissão de Gestão do Contrato

2

Monitorar a velocidade dos links.

Exigir cumprimento do SLA (ANS?) e reportar indisponibilidade para descontos em fatura.

Preparar relatório de reincidência de problemas para a operadora.

Fiscalização Técnica do Contrato

3

Exigir providências da CONTRATADA.

Aplicar desconto nas faturas conforme a criticidade do período.

Aplicar sanções contratuais.

Comissão de Gestão do Contrato

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Continuar utilizando o link antigo    

Coordenadoria de Infraestrutura

Tabela 3: Riscos inerentes a contratação.

 

17. ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RISCOS

17.1.Para efeito comparativo entre os riscos atribui-se os seguintes valores numéricas às classificações qualitativas de probabilidade e impacto:

CLASSIFICAÇÃO

VALOR

Baixo

5

Médio

10

Alto

15

Tabela 4: Quantificação dos atributos dos riscos.

 

17.2. A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto caso o risco seja materializado, tal classificação direcionará a ações relacionadas aos riscos durante a fase de planejamento e gestão do contrato.

SIGLA

RISCO

PROBABILIDADE

IMPACTO

CLASSIFICAÇÃO

R01

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

5

10

50

R02

Demora na conclusão do processo licitatório em face de impugnações ou recursos.

5

10

50

R03

Falta de orçamento para contratação dos serviços

5

15

75

R04

Empresa vencedora não possui condições de entregar o serviço

10

15

150

R05

Empresa CONTRATADA falha na execução contratual implicando inexecução parcial ou total.

10

10

150

Tabela 5: Classificação dos Riscos.

 

17.3. Com base na tabela 5 identificou-se que os riscos R04 e R05 apresentam maior grau de comprometimento do sucesso da contratação. Deste modo, durante a fase de planejamento da contratação, os responsáveis deverão realizar estrito acompanhamento dos fatores relacionados aos riscos citados com vistas a evitá-los ou mitigá-los.

 

18. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

18.1.Constituída através da Portaria Diretoria-Geral nº 239/2022 TRE-AP/PRES/DG/SGP/COPES/SRFD

 

19. EQUIPE DE GESTÃO DA CONTRATAÇÃO

 


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Documento assinado eletronicamente por JIMMY ALMENDRA MACEDO, Coordenador(a), em 23/06/2023, às 17:45, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por DANILO CARVALHO CARREIRA, Chefe(a) de Seção, em 27/06/2023, às 19:02, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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