Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/SAO/CSG/ENG

Data de início: 26/06/2022

Unidade de origem: Coordenadoria de Serviços Gerais

Interessado(s): Seção de Obras e Manutenção de Imóveis

Objeto:

Visibilidade: Público

Prioridade: Alta

PA/SEI n°: 0002242-29.2022.6.03.8000

 

1. Objeto a Contratar

Contratação de serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva de Grupos Motores Geradores nas dependências das edificações do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá  e Cartórios Eleitorais.

 1.1. Legislação aplicável ao objeto

Lei Complementar nº 123/2006 - Estatuto Nacional da Microempresa - ME e das Empresa de Pequeno Porte - EPP.

Lei 8.666/93 - Lei de licitações e contratos

Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015 - Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas [...] nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal

Decreto nº 9507/2018. Dispõe sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019 - Regulamenta a modalidade Pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluindo os serviços comuns de engenharia.

IN 01/2010 SLTI. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

Portaria Diretoria-Geral Nº 4/2020 TRE-AP (ID 0419078), que estabelece parâmetros a serem utilizados para a realização da pesquisa de preços.

2. Justificativa da contratação / Resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis

Um grupo gerador funciona, essencialmente, como um plano B para o fornecimento de eletricidade de um local. Isso porque ele só começa a funcionar se há uma interrupção no fornecimento de energia da concessionária.

Por conta disso, esse tipo de sistema é fundamental para garantir a produtividade e continuidade das atividades.

A necessidade de contratação de serviços para a manutenção preventiva e corretiva desse equipamento serve para aumentar sua vida útil e preveni-lo de problemas, para garantir o fornecimento de energia elétrica sem interrupção.

Assim, faz-se necessária a contratação tendo em vista se tratar de serviços de natureza contínua, visando assegurar a continuidade dos serviços, além de garantir a segurança dos servidores, colaboradores e autoridades no exercício de suas funções. Além disso, o objeto é indispensável para este Tribunal, uma vez que a manutenção adequada dos grupos geradores viabiliza de forma eficiente o desenvolvimento das atividades jurisdicionais e administrativas dentro da Justiça Eleitoral.

2.1. Há outras soluções de mercado que atenderiam a necessidade do órgão?

2.1.1.  Como o fornecimento de energia elétrica é realizado por uma única concessionária, a solução é buscar de outras formas de energia para contingenciar a falta de energia, e dentre as opções existentes, a que tem mais custo/benefício é a utilização de grupos geradores.

2.1.2. Para a manutenção dos grupos geradores poderia realizar a contratação de técnicos para a realização direta dos serviços, mas essa solução é economicamente inviável devido a quantidade pequena de equipamentos favorecendo a ociosidade dos técnicos.

2.2. Quantitativo previsto e critério utilizado para definir a quantidade solicitada

2.2.1. Conforme levantamento realizado, o TRE dispõe de 10 grupos geradores localizados conforme tabela abaixo:

 

Item

Local

Equipamento

1

Sede TRE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 300/330 KVA TRIFÁSICO, MARCA HEIMER  MODELO NTA 85 5G3, gerador negrini ATEC modelo C40006,

2

Sede TRE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, MARCA: STEMAC, motor SCANIA DC 1261A, gerador WEG GTA,

3

Sede TRE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 45/40  KVA TRIFÁSICO,  MOTOR MWM  D229-3, gerador WEG GTA,

4

1ª ZE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA,

5

4ª ZE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS,

6

5ª ZE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 85 KVA TRIFÁSICO, motor  MWM  4.10CTA, gerador WEG,

7

6ª ZE

GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 260/240 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 6.10 CTA, gerador WEG GTA,

8

7ª ZE

 GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA,

9

10ª ZE

 GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, gerador CUMMINS C40006, motor CUMMINS NTA 855 G5,

10

11ª ZE

 GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS

2.3. Avaliação de contratações anteriores

 

2.3.1. Existe um contrato atual vigente com objeto a ser licitado?

 

Sim.

 X

Não.

 

2.3.2. O novo termo de referência estabeleceu alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior:

    X

Sim. A nova contratação será exclusivamente para o serviço de manutenção preventiva e corretiva de geradores com fornecimento de peças, tendo em vista que o contrato atual atende tanto manutenção de automóveis como geradores de energia.

O que se busca é uma prestação de serviços mais especializado e mais vantajosa para o TRE.

 

Não.

2.4. Justificativa para o parcelamento/divisibilidade ou não da solução, levando em consideração o mercado fornecedor (Súmula TCU nº 247):

 

2.4.1. É tecnicamente viável dividir a solução?

   

Não se aplica.

  

Não.

 X

Sim. Pois a solução compreende  a manutenção de grupos geradores que estão localizados em vários municípios do Estado. Ou seja, tecnicamente, pode ser contratado um prestador de serviço por município.

 

2.4.2. É economicamente viável dividir a solução?

     X

Não. Pois a quantidade pequena (10 no total) de grupos geradores localizados em vários munícipios não justificaria a contratação de prestadores para cada localidade haja visto a que a maioria dos municípios não tem empresas especializadas nesse serviço e bem como oneraria a fiscalização do contrato.

  

Sim.

 

 

2.4.3. Há perda de escala ao dividir a solução?

 

X

Não se aplica. 

 

Não.

 

Sim.

 

2.4.4. Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução?

    

Não se aplica.

X

Não. Para esse tipo de serviço, as empresas especializadas estão sediadas na capital do Estado

 

Sim.

 

2.4.5. Conclusão:

 

É possível a contratação da solução de forma divisível sem que haja prejuízo nos aspectos técnicos, econômicos e de competitividade.

     X  

Todos os itens da solução devem ser agrupados em lotes para o fornecimento por uma única empresa. Justificar: Por motivo de economia processual e maior objetividade na gestão do contrato.

2.5. Definir e justificar se o serviço é de natureza comum e contínua

2.5.1. Trata-se de serviço comum, tendo em vista que as especificações técnicas e padrões de execução não apresentam critérios de especialidade capazes de inviabilizar a seleção de fornecedores com base no menor preço ou no maior desconto.

2.5.2. Os serviços devem ser prestados de forma contínua e indireta, através de empresa do ramo, em conformidade com as normas que regulam a atividade. A necessidade do serviço não é pontual uma vez que se estende para mais de um exercício, portanto possui natureza contínua.

2.5.3. O caráter continuado do serviço é determinado por sua importância para o bom desenvolvimento das atividades da Justiça Eleitoral do Amapá; esse serviço embora acessório, está voltado a manutenção do patrimônio da Justiça Eleitoral do Amapá.

2.5.4. O serviço pretendido constitui-se em atividade acessória, instrumental e complementar à atividade-fim do TRE/AP.

2.6. Sugestão de Modalidade da Contratação

        

Adesão à ata de outro órgão federal

 

Contratação direta - Dispensa

 

Contratação direta - Inexigibilidade

     X

Pregão eletrônico

    

Pregão eletrônico pelo Sistema de Registro de Preços

 

Pregão Presencial

 

Outros (indicar a modalidade)

 

2.7. Qual a expectativa de tempo de utilização ou validade do objeto a ser contratado?

[  ] Menos de 1 ano   [  ] De 1 a 3 anos   [ x ] Mais de 3 anos

 

2.8. Unidades do Tribunal que farão uso da demanda ou serão beneficiadas

[  ] 1 unidade   [  ] 2 unidades   [  ] 3 unidades   [ X ] Mais de 3 unidades

Sede e Zonas Eleitorais

 

2.9. Da forma de Aquisição do Objeto

A aquisição do objeto se dará pelo menor valor global.

 

2.10. Formalização da Contratação

A contratação será formalizada por meio de Contrato.

 

2.11. Período de Vigência do Contrato

A contratação terá vigência de 12 (doze) meses, prorrogável até o limite legal de 60 (sessenta) meses.

3. Análise prévia do mercado

Constatou-se que existem poucas empresas do ramo sediadas no Estado do Amapá, principalmente no interior do Estado. Embora tal limitação, porém o modo como a solução foi proposta,  é possível que o certame mostre-se competitivo e que a solução seja atendida.

3.1. Tipo de solução a contratar.

[    ] Serviço com posto de trabalho residente

[  X ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado no local do contratante

[   ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado na sede da contratada ou em estabelecimentos credenciados pela contratada

[    ] Serviço por m² (metro quadrado)

[    ] Outros: Serviço comum sem dedicação exclusiva de mão de obra.

4. Estimativa de preços ou Preços Referenciais

O valor total estimado pelo TRE/AP corresponde a R$ 121.263,50 (cento e vinte e um mil, duzentos e sessenta e três reais, e cinquenta centavos), sendo R$ 89.403,33 ( oitenta e nove mil, quatrocentos e três reais e trinta e três centavos) referente à manutenção preventiva e R$ 31.860,17 (trinta e um mil, oitocentos e sessenta reais e dezessete centavos) referente à manutenção corretiva.

O valor de referência para manutenção preventiva foi o obtido através de pesquisas de preços no mercado local em virtude da especificidade do serviço, haja vista não existir este serviço no banco de preços. O valor de referência para a manutenção corretiva foi a obtido através da aplicação do índice CPMV, que é o Custo de Manutenção sobre o Valor de Reposição.

5. Memórias de cálculo da estimativa de preços e documentos que lhe dão suporte

As memórias de cálculo de preços estão detalhadas no documento Decisão sobre o Valor Estimado (0680244).

6. Modelo de Proposta de Preços

 

PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

Item

Local

Serviço

QTDE

UNIDADE

VALOR UNIT

QUANTIDADE ANUAL

VALOR ANUAL

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

1

Sede TRE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 300/330 KVA TRIFÁSICO, MARCA HEIMER  MODELO NTA 85 5G3, gerador negrini ATEC modelo C40006, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento

1

UNID

 

2

 

2

Sede TRE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, MARCA: STEMAC, motor SCANIA DC 1261A, gerador WEG GTA, do TRE com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

3

Sede TRE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 45/40  KVA TRIFÁSICO,  MOTOR MWM  D229-3, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

4

1ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

5

4ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. 

1

UNID

 

2

 

6

5ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 85 KVA TRIFÁSICO, motor  MWM  4.10CTA, gerador WEG, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. 

1

UNID

 

2

 

7

6ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 260/240 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 6.10 CTA, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

8

7ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

9

10ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, gerador CUMMINS C40006, motor CUMMINS NTA 855 G5, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

10

11ª ZE

Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento.

1

UNID

 

2

 

MANUTENÇÃO CORRETIVA

11

TODAS AS UNIDADES

Estimativa de reposição de peças anual, SE NECESSÁRIO, para manutenção corretiva grupo geradores a diesel - ESTE ITEM NÃO ESTÁ SUJEITO A LANCES

1

UNID

19.795,82

1

19.795,82

12

TODAS AS UNIDADES

 

Auxiliar de Serviços Técnicos - Auxiliar técnico de engenharia com encargos complementares (somente em casos de chamados excepcionais de manutenção corretiva - Referência SINAPI-88255)

1

UNID

 

115

 

13

TODAS AS UNIDADES

 

Deslocamento através de rodovia pavimentada para as unidades (somente em casos de chamados excepcionais de manutenção corretiva - composição detalhada no item 7.6)

1

UNID

 

1000

 

14

TODAS AS UNIDADES

 

Deslocamento através de rodovia não pavimentada para as unidades (somente em casos de chamados excepcionais de manutenção corretiva - composição detalhada no item 7.6)

1

UNID

 

300

 

15

TODAS AS UNIDADES

Diária de serviço a ser paga ao profissional técnico nos casos em que a empresa for acionada fora da rotina de manutenção preventiva para atendimentos de chamados corretivos. ESTE ITEM NÃO ESTÁ SUJEITO A LANCES

1

UNID

R$ 243,00

17

4.131,00

VALOR TOTAL ANUAL  PARA AS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS

 

O licitante vencedor será o que apresentar o menor VALOR GLOBAL ANUAL  PARA OS SERVIÇOS DAS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS.

 

7. Sugestão da Equipe de Fiscalização contratual

Fiscalização Técnica:

(Servidor que acompanhará  a prestação dos serviços e auxiliará a Fiscalização Administrativa na prática de atos e colheita de informações)

 

José Evaldo Lopes Gonçalves

 

 

E-mail do servidor:

 

Jose.goncalves@tre-ap.jus.br

Telefone:

 

 

Fiscalização Administrativa:

(Servidor que fará a gestão do contrato administrativo nos aspectos da vigência, prorrogação, extinção e aplicação de penalidades administrativas)

 

 

Adson Cardoso Monteiro

 

E-mail do servidor:

 

adson.monteiro@tre-ap.jus.br

Telefone:

 

8. Declaração de Viabilidade ou não da contratação

Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem ao objeto pretendido. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser contratado é estimado e será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa, conforme a execução das demandas.

9. Dotação Orçamentária

Despesa agregada: MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE GRUPO MOTOR-GERADOR

 

 


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Documento assinado eletronicamente por ADSON CARDOSO MONTEIRO, Analista Judiciário(a), em 02/12/2022, às 13:45, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por DILMA CELIA DE OLIVEIRA PIMENTA, Diretor(a)-Geral, em 05/12/2022, às 09:29, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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