Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/SAO/CSG/ENG
Data de início: 26/06/2022
Unidade de origem: Coordenadoria de Serviços Gerais
Interessado(s): Seção de Obras e Manutenção de Imóveis
Objeto:
Visibilidade: Público
Prioridade: Alta
PA/SEI n°: 0002242-29.2022.6.03.8000
1. Objeto a Contratar
Contratação de serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva de Grupos Motores Geradores nas dependências das edificações do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e Cartórios Eleitorais.
1.1. Legislação aplicável ao objeto
Lei Complementar nº 123/2006 - Estatuto Nacional da Microempresa - ME e das Empresa de Pequeno Porte - EPP.
Lei 8.666/93 - Lei de licitações e contratos
Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015 - Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas [...] nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal
Decreto nº 9507/2018. Dispõe sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019 - Regulamenta a modalidade Pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluindo os serviços comuns de engenharia.
IN 01/2010 SLTI. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.
Portaria Diretoria-Geral Nº 4/2020 TRE-AP (ID 0419078), que estabelece parâmetros a serem utilizados para a realização da pesquisa de preços.
2. Justificativa da contratação / Resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis
Um grupo gerador funciona, essencialmente, como um plano B para o fornecimento de eletricidade de um local. Isso porque ele só começa a funcionar se há uma interrupção no fornecimento de energia da concessionária.
Por conta disso, esse tipo de sistema é fundamental para garantir a produtividade e continuidade das atividades.
A necessidade de contratação de serviços para a manutenção preventiva e corretiva desse equipamento serve para aumentar sua vida útil e preveni-lo de problemas, para garantir o fornecimento de energia elétrica sem interrupção.
Assim, faz-se necessária a contratação tendo em vista se tratar de serviços de natureza contínua, visando assegurar a continuidade dos serviços, além de garantir a segurança dos servidores, colaboradores e autoridades no exercício de suas funções. Além disso, o objeto é indispensável para este Tribunal, uma vez que a manutenção adequada dos grupos geradores viabiliza de forma eficiente o desenvolvimento das atividades jurisdicionais e administrativas dentro da Justiça Eleitoral.
2.1. Há outras soluções de mercado que atenderiam a necessidade do órgão?
2.1.1. Como o fornecimento de energia elétrica é realizado por uma única concessionária, a solução é buscar de outras formas de energia para contingenciar a falta de energia, e dentre as opções existentes, a que tem mais custo/benefício é a utilização de grupos geradores.
2.1.2. Para a manutenção dos grupos geradores poderia realizar a contratação de técnicos para a realização direta dos serviços, mas essa solução é economicamente inviável devido a quantidade pequena de equipamentos favorecendo a ociosidade dos técnicos.
2.2. Quantitativo previsto e critério utilizado para definir a quantidade solicitada
2.2.1. Conforme levantamento realizado, o TRE dispõe de 10 grupos geradores localizados conforme tabela abaixo:
Item |
Local |
Equipamento |
1 |
Sede TRE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 300/330 KVA TRIFÁSICO, MARCA HEIMER MODELO NTA 85 5G3, gerador negrini ATEC modelo C40006, |
2 |
Sede TRE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, MARCA: STEMAC, motor SCANIA DC 1261A, gerador WEG GTA, |
3 |
Sede TRE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 45/40 KVA TRIFÁSICO, MOTOR MWM D229-3, gerador WEG GTA, |
4 |
1ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA, |
5 |
4ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS, |
6 |
5ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 85 KVA TRIFÁSICO, motor MWM 4.10CTA, gerador WEG, |
7 |
6ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 260/240 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 6.10 CTA, gerador WEG GTA, |
8 |
7ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA, |
9 |
10ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, gerador CUMMINS C40006, motor CUMMINS NTA 855 G5, |
10 |
11ª ZE |
GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS |
2.3. Avaliação de contratações anteriores
2.3.1. Existe um contrato atual vigente com objeto a ser licitado? |
Sim. |
|
X |
Não. |
2.3.2. O novo termo de referência estabeleceu alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior: |
X |
Sim. A nova contratação será exclusivamente para o serviço de manutenção preventiva e corretiva de geradores com fornecimento de peças, tendo em vista que o contrato atual atende tanto manutenção de automóveis como geradores de energia. O que se busca é uma prestação de serviços mais especializado e mais vantajosa para o TRE. |
|
Não. |
2.4. Justificativa para o parcelamento/divisibilidade ou não da solução, levando em consideração o mercado fornecedor (Súmula TCU nº 247):
2.4.1. É tecnicamente viável dividir a solução? |
|
Não se aplica. |
|
Não. |
|
X |
Sim. Pois a solução compreende a manutenção de grupos geradores que estão localizados em vários municípios do Estado. Ou seja, tecnicamente, pode ser contratado um prestador de serviço por município. |
2.4.2. É economicamente viável dividir a solução? |
X |
Não. Pois a quantidade pequena (10 no total) de grupos geradores localizados em vários munícipios não justificaria a contratação de prestadores para cada localidade haja visto a que a maioria dos municípios não tem empresas especializadas nesse serviço e bem como oneraria a fiscalização do contrato. |
|
Sim. |
2.4.3. Há perda de escala ao dividir a solução?
|
X |
Não se aplica. |
|
Não. |
|
Sim. |
2.4.4. Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução? |
|
Não se aplica. |
X |
Não. Para esse tipo de serviço, as empresas especializadas estão sediadas na capital do Estado |
|
|
Sim. |
2.4.5. Conclusão: |
|
É possível a contratação da solução de forma divisível sem que haja prejuízo nos aspectos técnicos, econômicos e de competitividade. |
X |
Todos os itens da solução devem ser agrupados em lotes para o fornecimento por uma única empresa. Justificar: Por motivo de economia processual e maior objetividade na gestão do contrato. |
2.5. Definir e justificar se o serviço é de natureza comum e contínua
2.5.1. Trata-se de serviço comum, tendo em vista que as especificações técnicas e padrões de execução não apresentam critérios de especialidade capazes de inviabilizar a seleção de fornecedores com base no menor preço ou no maior desconto.
2.5.2. Os serviços devem ser prestados de forma contínua e indireta, através de empresa do ramo, em conformidade com as normas que regulam a atividade. A necessidade do serviço não é pontual uma vez que se estende para mais de um exercício, portanto possui natureza contínua.
2.5.3. O caráter continuado do serviço é determinado por sua importância para o bom desenvolvimento das atividades da Justiça Eleitoral do Amapá; esse serviço embora acessório, está voltado a manutenção do patrimônio da Justiça Eleitoral do Amapá.
2.5.4. O serviço pretendido constitui-se em atividade acessória, instrumental e complementar à atividade-fim do TRE/AP.
2.6. Sugestão de Modalidade da Contratação
|
Adesão à ata de outro órgão federal |
|
Contratação direta - Dispensa |
|
Contratação direta - Inexigibilidade |
X |
Pregão eletrônico |
|
Pregão eletrônico pelo Sistema de Registro de Preços |
|
Pregão Presencial |
|
Outros (indicar a modalidade) |
2.7. Qual a expectativa de tempo de utilização ou validade do objeto a ser contratado?
[ ] Menos de 1 ano [ ] De 1 a 3 anos [ x ] Mais de 3 anos
2.8. Unidades do Tribunal que farão uso da demanda ou serão beneficiadas
[ ] 1 unidade [ ] 2 unidades [ ] 3 unidades [ X ] Mais de 3 unidades
Sede e Zonas Eleitorais
2.9. Da forma de Aquisição do Objeto
A aquisição do objeto se dará pelo menor valor global.
2.10. Formalização da Contratação
A contratação será formalizada por meio de Contrato.
2.11. Período de Vigência do Contrato
A contratação terá vigência de 12 (doze) meses, prorrogável até o limite legal de 60 (sessenta) meses.
3. Análise prévia do mercado
Constatou-se que existem poucas empresas do ramo sediadas no Estado do Amapá, principalmente no interior do Estado. Embora tal limitação, porém o modo como a solução foi proposta, é possível que o certame mostre-se competitivo e que a solução seja atendida.
3.1. Tipo de solução a contratar.
[ ] Serviço com posto de trabalho residente
[ X ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado no local do contratante
[ ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado na sede da contratada ou em estabelecimentos credenciados pela contratada
[ ] Serviço por m² (metro quadrado)
[ ] Outros: Serviço comum sem dedicação exclusiva de mão de obra.
4. Estimativa de preços ou Preços Referenciais
O valor total estimado pelo TRE/AP corresponde a R$ 121.263,50 (cento e vinte e um mil, duzentos e sessenta e três reais, e cinquenta centavos), sendo R$ 89.403,33 ( oitenta e nove mil, quatrocentos e três reais e trinta e três centavos) referente à manutenção preventiva e R$ 31.860,17 (trinta e um mil, oitocentos e sessenta reais e dezessete centavos) referente à manutenção corretiva.
O valor de referência para manutenção preventiva foi o obtido através de pesquisas de preços no mercado local em virtude da especificidade do serviço, haja vista não existir este serviço no banco de preços. O valor de referência para a manutenção corretiva foi a obtido através da aplicação do índice CPMV, que é o Custo de Manutenção sobre o Valor de Reposição.
5. Memórias de cálculo da estimativa de preços e documentos que lhe dão suporte
As memórias de cálculo de preços estão detalhadas no documento Decisão sobre o Valor Estimado (0680244).
6. Modelo de Proposta de Preços
PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS
Item |
Local |
Serviço |
QTDE |
UNIDADE |
VALOR UNIT |
QUANTIDADE ANUAL |
VALOR ANUAL |
MANUTENÇÃO PREVENTIVA |
|||||||
1 |
Sede TRE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 300/330 KVA TRIFÁSICO, MARCA HEIMER MODELO NTA 85 5G3, gerador negrini ATEC modelo C40006, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento |
1 |
UNID |
|
2 |
|
2 |
Sede TRE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, MARCA: STEMAC, motor SCANIA DC 1261A, gerador WEG GTA, do TRE com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
3 |
Sede TRE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 45/40 KVA TRIFÁSICO, MOTOR MWM D229-3, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
4 |
1ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
5 |
4ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
6 |
5ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 85 KVA TRIFÁSICO, motor MWM 4.10CTA, gerador WEG, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
7 |
6ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 260/240 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 6.10 CTA, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
8 |
7ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 110 KVA TRIFÁSICO, MARCA STEMAC Motor MWM 4.10CTA, gerador WEG GTA, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
9 |
10ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 500 KVA TRIFÁSICO, gerador CUMMINS C40006, motor CUMMINS NTA 855 G5, com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
10 |
11ª ZE |
Manutenção preventiva no GRUPO GERADOR DIESEL;COM POTÊNCIA DE 75 KVA TRIFÁSICO, MARCA CUMMINS com fornecimento dos insumos, peças, mão de obra especializada e despesas com alimentação e deslocamento. |
1 |
UNID |
|
2 |
|
MANUTENÇÃO CORRETIVA |
|||||||
11 |
TODAS AS UNIDADES |
Estimativa de reposição de peças anual, SE NECESSÁRIO, para manutenção corretiva grupo geradores a diesel - ESTE ITEM NÃO ESTÁ SUJEITO A LANCES |
1 |
UNID |
19.795,82 |
1 |
19.795,82 |
12 |
TODAS AS UNIDADES
|
Auxiliar de Serviços Técnicos - Auxiliar técnico de engenharia com encargos complementares (somente em casos de chamados excepcionais de manutenção corretiva - Referência SINAPI-88255) |
1 |
UNID |
|
115 |
|
13 |
TODAS AS UNIDADES
|
Deslocamento através de rodovia pavimentada para as unidades (somente em casos de chamados excepcionais de manutenção corretiva - composição detalhada no item 7.6) |
1 |
UNID |
|
1000 |
|
14 |
TODAS AS UNIDADES
|
Deslocamento através de rodovia não pavimentada para as unidades (somente em casos de chamados excepcionais de manutenção corretiva - composição detalhada no item 7.6) |
1 |
UNID |
|
300 |
|
15 |
TODAS AS UNIDADES |
Diária de serviço a ser paga ao profissional técnico nos casos em que a empresa for acionada fora da rotina de manutenção preventiva para atendimentos de chamados corretivos. ESTE ITEM NÃO ESTÁ SUJEITO A LANCES |
1 |
UNID |
R$ 243,00 |
17 |
4.131,00 |
VALOR TOTAL ANUAL PARA AS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS |
|
O licitante vencedor será o que apresentar o menor VALOR GLOBAL ANUAL PARA OS SERVIÇOS DAS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS.
7. Sugestão da Equipe de Fiscalização contratual
Fiscalização Técnica: (Servidor que acompanhará a prestação dos serviços e auxiliará a Fiscalização Administrativa na prática de atos e colheita de informações) |
José Evaldo Lopes Gonçalves
|
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E-mail do servidor:
|
Jose.goncalves@tre-ap.jus.br |
Telefone: |
|
Fiscalização Administrativa: (Servidor que fará a gestão do contrato administrativo nos aspectos da vigência, prorrogação, extinção e aplicação de penalidades administrativas) |
Adson Cardoso Monteiro |
||
E-mail do servidor:
|
adson.monteiro@tre-ap.jus.br |
Telefone: |
|
8. Declaração de Viabilidade ou não da contratação
Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem ao objeto pretendido. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser contratado é estimado e será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa, conforme a execução das demandas.
9. Dotação Orçamentária
Despesa agregada: MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE GRUPO MOTOR-GERADOR
Documento assinado eletronicamente por ADSON CARDOSO MONTEIRO, Analista Judiciário(a), em 02/12/2022, às 13:45, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
Documento assinado eletronicamente por DILMA CELIA DE OLIVEIRA PIMENTA, Diretor(a)-Geral, em 05/12/2022, às 09:29, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0654099 e o código CRC C9046C74. |