Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/STI/CINF

ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

1. CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA.

1.1. Descrição sucinta da demanda:

Necessidade de contratação de serviços de comunicação de dados, baseada em transmissão via satélite (very small aperture terminal), com características de mobilidade (transportável/pequeno porte), incluindo o fornecimento de equipamento em regime de comodato.

 

1.2. Motivo/Justificativa da Contratação:

Os regionais são demandados com frequência para ações de cadastramento biométrico e necessitam que este atendimento itinerante chegue por muita vezes em regiões remotas dos Estados, com deslocamento do atendimento cartorário à povoados distantes e para municípios que não possuem infraestrutura para atendimento.

Com a contratação de antenas transportáveis, torna possível, também, a utilização das unidades móveis dos regionais para servir como sedes de Juntas Eleitorais em municípios que não são sedes de Zonas e, portanto, não possuem viabilidade técnica para instalação de outra forma de linha de comunicação de dados. Estas unidades móveis são ainda utilizadas como postos para realização dos trabalhos de revisão de eleitorado e também podem ser utilizadas como backup para atender a zonas eleitorais com indisponibilidade do link principal, sendo a comunicação on-line entre os postos de trabalhos e rede de comunicação da Justiça Eleitoral imprescindível.

Atualmente os regionais contam com antenas VSAT transportáveis, em banda Ku, cujo contrato de locação será finalizado em outubro de 2021. Tornando-se necessária, portanto, uma nova contratação de antenas transportáveis para que os serviços prestados pelo tribunal não sejam interrompidos nas situações descritas.

A futura aquisição elenca dois tipos de soluções: a primeira para antenas transportáveis em banda Ka, que tem por objetivo a modernização da infraestrutura necessária ao atendimento itinerante permitindo o uso de equipamento de comunicação VSAT de pequeno porte (no máximo 30 Kg), com a vantagem do custo do Mbps (Mega bit/segundo) ser o mais barato do que nas demais faixas de frequência, contudo, tem um espectro maior de banda operacional, quando comparada à Banda Ku, mas apesar do custo de implantação e manutenção ser menor, a cobertura satelital não cobre de modo satisfatório todo o território dos Estados do Amapá e Pará; A segunda opção aponta para antenas transportáveis em banda Ku, que apesar de possuir estrutura física maior, com taxas de transmissão menores em relação ao modelo Ka, tem uma área de cobertura que abrange todo território nacional, sem as conhecidas "sombras" existentes na tecnologia Ka.

A finalidade  da contratação é ampliar os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral a lugares mais remotos (regiões ribeirinhas, quilombolas, zonas rurais, ilhas, aldeias indígenas, etc), promovendo assim uma maior aproximação entre esta Justiça Especializada e os cidadãos brasileiros, neste sentido, a presente proposta de contratação, também abrange a contratação de comunicação VSAT utilizando Banda Ku por meio de antena VSAT transportável, solução já em utilização nos TREs, para atender as necessidades dos TRE-AP e TRE-PA.

 

1.2.1. Objetivo:

O objetivo geral da contratação é garantir o fornecimento de infraestrutura e conectividade que viabilize a realização de ações itinerantes de atendimento aos eleitores com cadastramento biométrico nas regiões mais remotas dos Estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Pará (regiões ribeirinhas, quilombolas, ilhas, aldeias indígenas, etc.), onde inexiste meio de transmissão terrestre oferecido por empresas de telecomunicação no Estado.

 

1.3. Resultados pretendidos/benefícios

Por fim, ressalta-se que a contratação está respaldada no planejamento estratégico do Tribunal, o que contribuirá ao alcance de seus objetivos, de forma a disponibilizar infraestrutura de TI necessária ao aperfeiçoamento dos mecanismos de atendimento à sociedade e aos usuários, de acordo as suas necessidades, com o foco na celeridade na prestação jurisdicional, favorecendo o acesso de todos à Justiça.

 

2. ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS

2.1. Requisitos da Contratação

2.1.1. Requisitos de negócio (Art. 3º, I da Res. CNJ 182/2013)

 

2.1.2. Requisitos de capacitação (Art. 3º, II da Res. CNJ 182/2013)

Deverá ser realizado 1(um) treinamento para a equipe técnica por meio de repasse hadns-on presencial nas dependências dos TRE´s participantes da contratação, com carga horária mínima de 4 (quatro) horas e deverá abordar as informações necessárias montagem, apontamento, configuração e operação da solução de comunicação de dados.

 

2.1.3. Requisitos de legais (Art. 3º, III da Res. CNJ 182/2013)

 

2.1.4. Requisitos de manutenção (Art. 3º, IV da Res. CNJ 182/2013)

 

2.1.5. Requisitos temporais (Art. 3º, V da Res. CNJ 182/2013)

 

2.1.6. Requisitos de segurança da informação (Art. 3º, VI da Res. CNJ 182/2013)

 

2.1.7. Requisitos sociais, ambientais e culturais (Art. 3º, VI da Res. CNJ 182/2013)

 

2.2. Requisitos da tecnológicos da contratação

2.2.1. Requisitos de arquitetura tecnológica (Art. 4º, I da Res. CNJ 182/2013)

2.2.1.1. Comunicação de Dados por Satélite em Banda Ka

 

2.2.1.2. Comunicação de Dados por Satélite em Banda Ku

 

2.2.2. Requisitos do projeto de implantação da Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (Art. 4º, II da Res. CNJ 182/2013)

 

2.2.3. Requisitos de experiência profissional (Art. 4º, V da Res. CNJ 182/2013)

 

2.2.4. Requisitos de formação da equipe que projetará, implantará e manterá a Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (Art. 4º, VI da Res. CNJ 182/2013)

Não se aplica.

 

2.2.5. Metodologia de trabalho (Art. 4º, VII da Res. CNJ 182/2013)

 

2.3. Relação entre a demanda prevista e a quantidade de cada item.

A demanda por serviços de atendimento aos eleitores é cada vez maior desde a implantação do cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

Contudo, as ações de atendimento itinerante estão suspensas em decorrência da pandemia, o que certamente acarretará uma demanda reprimida a ser atendida quando retomadas estas atividades.

O Lote 1 (itens 1, 2 e 3)- contempla locação de antena, link de dados e pacote adicional de franquia mensal de dados de 50 GB (além da franquia mensal contratada), para VSAT em banda Ka;

O Lote 2 (itens 4 e 5) - contempla locação de antena, link de dados para VSAT em banda Ku, em virtude da  cobertura satelital em banda Ka não atender de modo satisfatório todo o território dos Estados do Amapá e Pará, problema este que a princípio não atinge o MA e MT;

Nesse sentido, considerando as necessidades de cada Regional, estima-se as quantidades conforme tabela abaixo, visando atender as necessidades a contento, já considerando a demanda reprimida por ações itinerantes.

ID

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

QTDE

TRE/AP

QTDE

TRE/MA

QTDE

TRE/MT

QTDE

TRE/PA

TOTAL

LOTE

1

1

Link IP Internet de comunicação por Satélite, Banda Ka, UP/DOWN 20MB/2MB, com franquia mensal de dados mínima de 150 GB, contratado por 24 meses.

4

4

2

6

16

2

Locação com garantia de Estação VSAT transportável (incluindo manutenção de campo, operação, suporte e otimização da rede VSAT), contratado por 24 meses.

4

4

2

6

16

3

Pacote adicional de franquia mensal de dados de 50 GB (além da franquia mensal contratada).

1

1

1

1

4

        LOTE

2

 

4

Link de comunicação por Satélite, na modalidade acesso à Internet por Satélite, com operação em Banda Ku e velocidade UP/DOWN 4MB/1MB, contratado por 24 meses.

2

0

0

6

8

5

Locação com garantia de Estação VSAT transportável (contendo manutenção de campo, operação e suporte da rede VSAT transportável e garantia do sistema), contratado por 24 meses.

2

0

0

6

8

 

3. AVALIAR SOLUÇÕES

3.1. IDENTIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES DISPONÍVEIS

Quanto à demanda por comunicação de dados, foram identificadas as seguintes soluções:

Quanto ao tipo de equipamento a ser utilizado, existem duas opções de estação transportável:

 

3.2. COMPARAÇÃO DAS SOLUÇÕES

No que tange às soluções de comunicação de dados, comparativamente, pode-se elencar as seguintes vantagens e desvantagens de cada solução:

 

A tabela abaixo resume as vantagens e desvantagens das tecnologias VSAT comumente oferecidas pelo mercado

TECNOLOGIA

VANTAGENS

DESVANTAGENS

CUSTO

Banda C (4 - 8 GHz)

  • Sofre menos interferência devido a chuvas fortes
  • Precisa de uma Antena Parabólica maior, com diâmetros de no mínimo 2-3 m.

  • Unidade RF mais cara Hardware mais caro

  • Interferência possível de Links de Microondas Elevada interferência terrestre

Elevado em comparação a outras tecnologias

Ku Band (12 - 18 GHz)

  • Nenhuma interferência de Links de Microondas e outras tecnologias.

  • Opera com antena parabólica menor (diâmetros de 0,9 a 1,80m) com menor custo e maior facilidade de instalação, se comparado à Banda C.

  • Baixo consumo de energia Unidade RF mais barata.

  • Adota tecnologia de modulação FEC(Forward Error Correction) adaptativa, para correção de taxas de erros de transmissão e controle de potência no link de retorno de maneira automatizada, compensando dinamicamente os desvanecimentos por chuva e outras condições meteorológicas adversas.

  • Apesar do uso de tecnologia FEC, apresenta significativa diminuição do Sinal devido a chuvas fortes.

Menor se comparado à Banda C

Ka Band (27 - 40 GHz)

  • Maior velocidade, atingindo taxas de até 20Mbps.

  • Opera com uma antena parabólica menor (diâmetros de 0,9m) com instalação mais barata e mais fácil.

  • Adota tecnologia de modulação FEC(Forward Error Correction) adaptativa, para correção de taxas de erros de transmissão e controle de potência no link de retorno de maneira automatizada, compensando dinamicamente os desvanecimentos por chuva e outras condições meteorológicas adversas.

  • Do mesmo modo como ocorre com a Banda Ku, apresenta significativa diminuição de sinal em virtude de chuvas fortes.

Menor se comparado à Banda Ku.

Quanto ao tipo de estação transportável, pode-se destacar:

 

3.3 DETALHAMENTO DAS ALTERNATIVAS EXISTENTES (Art. 14, II da Res. CNJ 182/2013)

ALTERNATIVA

ID

SIM

NÃO

N/A

Contratações Públicas Similares (Art. 14, I, b)

Apresentar contratações cujo objeto seja o mais similar possível da contratação pretendida e, de preferência, de órgãos públicos da mesma esfera dos TRE's, ou seja, federal. Incluir no Anexo B um extrato dos contratos identificados.

 

1, 2, 3

 

X

 

 

Outras Soluções Disponíveis (Art. 14, II, a)

Aplicável especialmente para o caso de STIC que envolva software. Verificar se existem alternativas de solução nos órgãos da APF.

1, 2, 3 

X

 

 

Portal do Software Público Brasileiro (Art. 14, II, b) http://www.softwarepublico.gov.br

Aplicável somente para o caso de STIC que envolva software. Verificar se a demanda requer ou pode ser atendida mediante solução de software disponível no Portal de Software Público Brasileiro.

1, 2, 3

 

 

X

Alternativa no Mercado de TIC (Art. 14, II, c)

Aplicável especialmente para o caso de STIC que envolva software. Verificar se o mercado de TIC oferece soluções alternativas de software livre ou público que possam atender a demanda.

1, 2, 3

 

 

X

Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI (Art. 14, II, d)

Aplicável somente para o caso de STIC que requeira observância às regulamentações estabelecidas no MNI.

1, 2, 3

X

 

 

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil (Art. 14, II, e)

Aplicável somente para o caso de STIC que requeira o uso de certificado digital e observância às regulamentações estabelecidas na ICP-Brasil.

1, 2, 3

 

 

X

Modelo de Requisitos Moreq-Jus (Art. 14, II, f)

Aplicável somente para o caso de STIC que requeira observância às regulamentações estabelecidas no Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário.

1, 2, 3

 

 

X

 

4. ESCOLHA DA SOLUÇÃO

A)  JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA SOLUÇÃO

Com base nas características tecnológicas das soluções de comunicação VSAT descritas na seção 3.2, bem como objetivando a redução de custos e melhoria da qualidade da conexão, a equipe de planejamento da contratação entende que não há uma solução única capaz de atender plenamente as necessidades deste Regional, e que, portanto, as soluções que melhor atendem aos requisitos da demanda são a Solução 1: Comunicação VSAT utilizando Banda Ku e a Solução 2: Comunicação VSAT utilizando Banda Ka, pois entende-se que a Solução 1 e a Solução 2 são complementares, pelos seguintes motivos:

A Banda Ka tem um espectro maior de banda operacional, entre 27 GHz e 40 GHz, porém a cobertura satelital não cobre de modo satisfatório todo o território do Estado do Pará. Contudo, nas localidades onde a cobertura satelital é satisfatória, é a solução mais barata, pois o custo de implantação e manutenção é menor.

A transmissão em Banda Ku é mais suscetível a interrupções causadas pela chuva. Contudo, esta característica pode ser compensada por meio de mecanismos de modulação FEC adaptativa, para correção de taxas de erros de transmissão e controle de potência no link de retorno de maneira automatizada, compensando dinamicamente os desvanecimentos por chuva e as condições meteorológicas adversas. Ademais, é a solução mais barata em localidades onde a cobertura da Banda Ka não é satisfatória.

No Brasil, durante muito tempo só se utilizou a Banda C, mas, recentemente, a Banda Ku vem recebendo maior aceitação devido ao custo de implantação e manutenção.

A Tecnologia VSAT e a transmissão usando Banda Ku e Banda Ka já está sendo usada pela Justiça Eleitoral (Processos SEI nº 0001513- 07.2016.6.14.8000, 0002225-60.2017.6.14.8000, 0012906-84.2020.6.14.8000), conferindo excelente resultado com relação à performance e disponibilidade em locais onde não existe conexão por meio terrestre..

Quanto à escolha do equipamento a ser utilizado, entende-se que a melhor opção é o Modelo de referência: Optimate PT120G, em razão do menor custo e de limitações orçamentárias. Entretanto este modelo de referência apresenta dificuldade de transporte, devido ao peso (98Kg) e tamanho, para regiões ribeirinhas, ilhas e aldeias indígenas, cujo acesso a estes locais ocorre somente por meio de pequenas embarcações e aviões de pequeno porte, inviabilizando o uso desta solução de comunicação de dados em casos mais específicos.

Em razão disso, vislumbra-se a necessidade de contratação também de estação transportável compacta, com intuito de atender a casos mais específicos.

 

B) ALINHAMENTO DO OBJETO (Art. 14, IV, b da Res. CNJ 182/2013)

OBJETO

NECESSIDADE ESTRATÉGICA

Contratação de serviços de comunicação de dados, baseada em transmissão via satélite (very small aperture terminal), com características de mobilidade (transportável/pequeno porte), incluindo o fornecimento de equipamento em regime de comodato..

 Planejamento Estratégico do TRE-PA - 2016-2021

  • Perspectiva Recursos / Macroprocesso MIGT – Melhoria da Infraestrutura e Governança de TIC.
    • Indicadores Estratégicos (MIGT)
      • MIGT1: Índice de disponibilidade e atendimento de demandas da TI.

 Planejamento Estratégico de TI (PETI) 2019-2022

  • Perspectiva Recursos / Objetivo Estratégico 2 - Garantir a Modernização dos Serviços e Infraestrutura de TI
    • Indicadores Estratégicos:

2.1. Índice de disponibilidade de serviços de rede e sistemas essenciais de TI TRE-PA

2.2 Índice de indisponibilidade para acesso à rede da Justiça Eleitoral.

 

C) BENEFÍCIOS ESPERADOS DA CONTRATAÇÃO (Art. 14, IV, c da Res. CNJ 182/2013)

 

4.1. ESTRATÉGIA DA CONTRATAÇÃO DO OBJETO

( ) Pregão Eletrônico Tradicional

(X) Pregão Eletrônico SRP

( ) Adesão a Ata de Registro de Preços

( ) Contratação Direta (Art. 24 e incisos da Lei 8666/93)

( ) Inexigibilidade (Art. 25 da Lei 8666/93)

Inicialmente, objetiva-se a realização de contratação por meio de formação de Ata de Registro Preços, haja vista a dificuldade de se definir o quantitativo exato de unidades a ser demandados para o período de vigência da ata, considerando que os tribunais dependem da liberação orçamentária e das demandas apresentadas para os atendimentos itinerantes, onde são amplamente utilizadas as antenas VSat. 

Conforme o Decreto nº 7.892/2013, o Sistema de Registro de Preço poderá ser adotado quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. O Tribunal poderá efetivar contratação dos itens do objeto observando a viabilidade técnica na ocasião e disponibilidade orçamentária.

Contudo, foi desenhado um projeto para contratação conjunta do objeto, na modalidade Pregação Eletrônico para formação de Registro de Preços (IRP), acordados entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE- MA), Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) e Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Os benefícios das compras compartilhadas, conforme consta do Manual do MPOG sobre o tema (Compras Compartilhadas), passam pela economia de esforços através da redução de processos repetitivos, redução de custos por meio da compra concentrada de maiores quantidades (economia de escala), melhor planejamento das necessidades, além da facilidade de manutenção e uso decorrente da padronização de equipamentos e soluções adquiridos conjuntamente.

Somado a isso, a Resolução CNJ nº 347/2020, estabelece que “Art. 19. As licitações para contratação de bens e serviços de uso comum pelos órgãos do Poder Judiciário serão, preferencialmente, efetuadas por compras compartilhadas.”, devendo ser realizadas preferencialmente entre os órgãos do Poder Judiciário (art. 22).

 

4.2. FORMA DE PARCELAMENTO E ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

4.2.1. Parcelamento do Objeto (Art. 16, II da Res. CNJ 182/2013)

O agrupamento dos itens do objeto em lote, tem por objetivo a padronização da contratação uma vez que os itens agrupados possuem a mesma natureza técnica e devem ser prestados pela mesma empresa posto que os serviços constantes de cada lote são interdependentes entre si, existindo entre eles a relação principal (Link IP Internet de comunicação por Satélite) e seus "acessórios" (Locação com garantia de Estação VSAT transportável), justificando-se, assim, o agrupamento em lote em virtude da complementaridade dos serviços e do ganho, em termos de economia, eficiência e operacionalização técnica, com a contratação de uma única empresa.

Neste sentido, tendo em vista que uma única solução não é capaz de atender todas as necessidades deste Regional, refletida na seleção de 2 (duas) soluções, entende- se recomendável a divisão do objeto em lotes que tenham como base na Banda utilizada (Ka ou Ku), propondo-se avaliação do menor valor global por lote, conforme tabelas abaixo.

LOTE

ITEM

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

QUANTIDADE (A)

PREÇO

UNITÁRIO POR ITEM (B)

GLOBAL PARA 1 ANTENA (C)

(Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)

GLOBAL DO ITEM (D) (D = C x A)

1

1

Link IP Internet de comunicação por Satélite, Banda Ka, UP/DOWN 20MB/2MB, com franquia mensal de dados mínima de 150 GB, contratado por 24 meses.

16

R$

R$

R$

2

Locação com garantia de Estação VSAT transportável (incluindo manutenção de campo, operação, suporte e otimização da rede VSAT), contratado por 24 meses.

16

R$

R$

R$

3

Pacote adicional de franquia mensal de dados de 50 GB (além da franquia mensal contratada).

4

R$

R$

R$

VALOR GLOBAL - ITENS 1, 2 E 3

R$

LOTE

ITEM

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

QUANTIDADE (A)

PREÇO

UNITÁRIO POR ITEM (B)

GLOBAL PARA 1 ANTENA (C)

(Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)

GLOBAL DO ITEM (D) (D = C x A)

2

 

4

Link de comunicação por Satélite, na modalidade acesso à Internet por Satélite, com operação em Banda Ku e velocidade UP/DOWN 4MB/1MB, contratado por 24 meses.

8

 

R$

 

R$

 

R$

 

5

Locação com garantia de Estação VSAT transportável (contendo manutenção de campo, operação e suporte da rede VSAT transportável e garantia do sistema), contratado por 24 meses.

8

 

R$

 

R$

 

R$

VALOR GLOBAL - ITENS 4 E 5

R$

Em cada lote será feito o somatório do valor do link com o valor da locação com garantia do equipamento transportável, e a adjudicação será feita pelo menor preço de cada lote.

 

4.2.2. Adjudicação do Objeto (Art. 16, III da Res. CNJ 182/2013)

Para efeito de adjudicação do objeto, será adotado o critério do MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE, observadas as exigências estabelecidas no Edital e seus Anexos.

 

4.2.3. Análise de Custos

Esta estimativa baseou-se em consultas diretas (cotação de preços) junto à empresas atuantes no mercado de telecomunicações satelitais, com serviços de locação com garantia de estações VSAT transportável, incluindo manutenção de campo, operação, suporte e otimização da rede VSAT, assim como Link IP Internet de comunicação por Satélite, em banda Ka e Ku.

Foi solicitado cotação via e-mail (0540935) para as seguintes empresas:

EMPRESA

E-MAIL DE CONTATO

Antenna Sat adm@antennasat.net
Embratel/Claro newton.cunha@embratel.com.br
GDK Tecnologia daniel@gdktecnologia.com.br
Global Eagle paulo.mensoni@globaleagle.com
Hughes rbarcelos@hughes.com.br
Mobili carlos.paiva@mobili.net.br
Oi rejane.silva@oi.net.br
Rural Web alan@ruralwebtelecom.com.br
Transat leonardo.esteves@transat.net.br
Vale Sat contato@valesat.com

Todavia, apenas as empresas Mobili (0540937), Global Eagle (0540942), RW_Telecom (0540943) e Transat (0540944), nos responderam positivamente a pesquisa de preços.

A empresa Vale Sat, respondeu que não poderia realizar cotação de preços devido ao Item: 7 que se refere a Subcontratação (0540945).

A pesquisa ao site Banco de Preços (https://www.bancodeprecos.com.br) é amplamente utilizado e recomendado por inúmeros órgãos fiscalizadores de todo o país, pois possui a maior base de preços públicos do Brasil com abrangência nas esferas federal, estadual e municipal, porém, só obtivemos contação para os item 2 do lote 1 e item 4 do Lote 2, ou seja, para os Link de comunicação por Satélite, na modalidade acesso à Internet por Satélite, com operação em Banda Ka (0541068) e Banda Ku (0541064), respectivamente.

Não conseguimos encontrar o serviço de "locação da Estação VSAT transportável", como demonstra as buscas realizada com o termo abreviado (0541071) e escrito por extenso (0541072). 

A tabela abaixo apresenta as cotações obtidas:

 

TABELA CONSOLIDADA (LOTE 1)

PROPOSTA MOBILI PROPOSTA RW TELECOM PROPOSTA TRANSAT PROPOSTA GLOBAL EAGLE BANCO DE PREÇOS

LOTE

ITEM

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

QUANTIDADE (A)

PREÇO MÉDIO DAS PROPOSTAS

PREÇO PREÇO PREÇO PREÇO PREÇO

UNITÁRIO POR ITEM     (B)

GLOBAL PARA 1 ANTENA (C)

GLOBAL DO ITEM (D = C x A)

UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A)

 (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)

 (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)

1

1

Link IP Internet de comunicação por Satélite, Banda Ka, UP/DOWN 20MB/2MB, com franquia mensal de dados mínima de 150 GB, contratado por 24 meses.

16

R$ 2.719,67

 R$ 65.272,08

 R$ 1.044.353,28

 R$                      2.180,00  R$                            52.320,00  R$                        837.120,00  R$                    2.399,00  R$                            57.576,00  R$                        921.216,00  R$                    3.580,00  R$                           85.920,00  R$                     1.374.720,00    R$                                              -    R$                                         -      R$                                            -    R$                                          -  

2

Locação com garantia de Estação VSAT transportável (incluindo manutenção de campo, operação, suporte e otimização da rede VSAT), contratado por 24 meses.

16

R$ 3.557,25

 R$ 85.374,00

 R$ 1.365.984,00

 R$                      1.980,00  R$                            47.520,00  R$                        760.320,00  R$                    1.999,00  R$                            47.976,00  R$                        767.616,00  R$                    6.500,00  R$                         156.000,00  R$                     2.496.000,00    R$                                              -    R$                                         -    R$                        3.750,00  R$                             90.000,00  R$                     1.440.000,00

3

Pacote adicional de franquia mensal de dados de 50 GB (além da franquia mensal contratada).

4

 R$ 716,33

 R$ 17.192,92

 R$ 68.767,68

 R$                          900,00  R$                            21.600,00  R$                          86.400,00  R$                        899,00  R$                            21.576,00  R$                          86.304,00  R$                        350,00  R$                             8.400,00  R$                           33.600,00    R$                                              -    R$                                         -      R$                                            -    R$                                          -  

VALOR GLOBAL CONSOLIDADO 

 R$ 2.479.104,96

VALOR GLOBAL CONSOLIDADO   R$                    1.683.840,00 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO   R$                    1.775.136,00 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO   R$                     3.904.320,00 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO   R$                                         -   VALOR GLOBAL CONSOLIDADO   R$                     1.440.000,00
                                           
                                           

TABELA CONSOLIDADA (LOTE 2)

PROPOSTA MOBILI PROPOSTA RW TELECOM PROPOSTA TRANSAT PROPOSTA GLOBAL EAGLE BANCO DE PREÇOS

LOTE

ITEM

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

QUANTIDADE (A)

PREÇO

PREÇO PREÇO PREÇO PREÇO PREÇO

UNITÁRIO POR ITEM (B)

GLOBAL PARA 1 ANTENA (C)

GLOBAL DO ITEM (D = C x A)

UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A) UNITÁRIO POR ITEM (B) GLOBAL PARA 1 ANTENA (C) GLOBAL DO ITEM (D = C x A)
 (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)  (Valor unitário por item, “B”, multiplicado por 24 meses)

2

4

Link IP Internet de comunicação por Satélite, Banda Ka, UP/DOWN 20MB/2MB, com franquia mensal de dados mínima de 150 GB, contratado por 24 meses.

8

R$ 4.954,83

 R$ 118.915,92

 R$ 951.327,36

 R$                      5.980,00  R$                          143.520,00  R$                    1.148.160,00  R$                    6.390,00  R$                          153.360,00  R$                    1.226.880,00  R$                                 -    R$                                          -    R$                                          -    R$                    5.491,00  R$                            131.784,00  R$                    1.054.272,00  R$                        1.958,33  R$                             46.999,92  R$                         375.999,36

5

Locação com garantia de Estação VSAT transportável (contendo manutenção de campo, operação e suporte da rede VSAT transportável e garantia do sistema), contratado por 24 meses.

8

R$ 3.364,67

 R$ 80.752,08

 R$ 646.016,64

 R$                      3.980,00 95520  R$                        764.160,00  R$                    3.999,00  R$                            95.976,00  R$                        767.808,00  R$                                 -    R$                                          -    R$                                          -    R$                    2.115,00  R$                              50.760,00  R$                        406.080,00    R$                                            -    R$                                          -  

VALOR GLOBAL CONSOLIDADO 

 R$ 1.597.344,00

VALOR GLOBAL CONSOLIDADO  R$                    1.912.320,00 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO  R$                    1.994.688,00 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO 0 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO  R$                    1.460.352,00 VALOR GLOBAL CONSOLIDADO  R$                         375.999,36

 

5. INDICAÇÃO DA NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL.

TIPO DE NECESSIDADE

UNIDADE RESPONSÁVEL

DESCRIÇÃO

Infraestrutura tecnológica

Não se Aplica

 

Mudança ou Configuração

SIC

Fornecer informações para configuração de túnel VPN IPSEC com a operadora Configuração de Rotas na Rede TRE

Efetuar testes de conexão

Infraestrutura elétrica

Não se Aplica

 

Logística de implantação

Não se aplica

 

Espaço físico

Não se Aplica

 

Mobiliário

Não se Aplica

 

Impacto ambiental

CONTRATADA

Responsável por dar encaminhamento através de logística reversa em materiais, peças, componentes, dispositivos de proteção, baterias, equipamentos, entre outros que se tornaram inservíveis para o Tribunal, segundo Resolução TSE Nº 23.474, de 19 de abril de 2016.

 

ANÁLISE DE SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

6. RECURSOS E AÇÕES NECESSÁRIOS À CONTINUIDADE DO NEGÓCIO

6.1. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

ITEM

CATEGORIA DO RECURSO

DESCRIÇÃO DOS RECURSOS

1

Humano

O TRE indicará formalmente o(s) servidor(es) responsável(is) pelo acompanhamento e fiscalização da execução contratual, proporcionando todas as facilidades indispensáveis ao bom cumprimento das obrigações contratuais, permitindo, inclusive, o acesso aos profissionais ou representantes da CONTRATADA às dependências, aos equipamentos e aos sistemas de informação do TRE relacionados à execução do(s) serviço(s), mas com controle e supervisão das áreas técnicas do TRE.

2

Material

Não se aplica. Todos os materiais necessários à sustentação da Solução de TI serão fornecidos integralmente pela contratada mediante termo de fornecimento avençado à referida contratação.

 

6.2. AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONTINUIDADE DO FORNECIMENTO DA SOLUÇÃO

ITEM

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES

1

Exigir, no edital, que a empresa comprove a contingência dos equipamentos da HUB, bem como exigir declaração de que a vida útil do satélite abrange o tempo máximo de vigência do contrato.

2

Ações de contingência: a) Redundância: Utilização de link de contingência (3G/ADSL) onde houver viabilidade; b) Interação com a equipe técnica para propor soluções de contorno.

 

6.3. ATIVIDADES DE TRANSIÇÃO CONTRATUAL E ENCERRAMENTO DO CONTRATO

ITEM

CATEGORIA DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

1

Outros

Em caso de encerramento do contrato por prazo, o Tribunal deverá providenciar os estudos técnicos preliminares para iniciar nova contratação de serviços, objetivando celebrar novo contrato.

Efetuar remoção da configuração de acesso VPN e Roteamentos na Rede do TRE, imediatamente após o encerramento do contrato.

No caso de encerramento contratual, a CONTRATANTE deverá verificar e preparar os equipamentos para devolução, bem como acionar a CONTRATADA para recolhimento de materiais em até 30 (trinta) dias após o encerramento do contrato. A responsabilidade do recolhimento dos equipamentos das dependências do Tribunal, bem como o transporte (frete) associado à esta fase do encerramento contratual será de inteira responsabilidade da CONTRATADA.

 

6.4. TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO (Res. 182/2013 CNJ, Art. 15, IV, a)

Treinamento para a equipe técnica por meio de workshop presencial nas dependências do Tribunal, com carga horária mínima de 4 (quatro) horas e deverá abordar as informações necessárias à montagem, configuração básica, apontamento, diagnóstico de problemas da solução. O treinamento terá no mínimo 10 (dez) participantes e deverão ser fornecidos atestados de participação, contendo no mínimo o nome do aluno, assunto, entidade promotora, carga horária, período de realização, ministrante e conteúdo programático.

 

6.5. DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (Res. 182/2013 CNJ, Art. 15, IV, b)

Não se aplica.

 

7. ANÁLISE DE RISCOS

7.1. RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS RISCOS

ITEM

CATEGORIZAÇÃO

GESTOR DO RISCO

CAUSA

EVENTO DE RISCO

CONSEQUÊNCIA

PROBABILIDADE

IMPACTO

MEDIDA DE RISCO

NÍVEL DE RISCO

RESPOSTA AO RISCO

CONTROLE EXISTENTE

CONTROLE NOVO

1

Planejamento da Contratação Equipe de Planejamento Termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) incompleto ou inconsistente. TR ou PB cujo conteúdo não permite selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração ou contrato sem mecanismos adequados para a gestão contratual Desperdício de recursos públicos. 3-Média 4-Alto 12 Médio Evitar Especificação atualizada do material a ser adquirido em conformidade com as últimas aquisições do Tribunal Verificação das especificações em outros editais vigentes/andamento

2

Coleta de Preços Unidade Demandante Ausência de refinamento da estimativa de preços realizada nos estudos técnicos preliminares, em especial para contratações complexas. Inclusão de referência de preço inadequada no TR/PB Utilização de parâmetro inadequado para julgamento da proposta vencedora e dificuldade de justificar as estimativas quando questionados por partes interessadas. 3-Média 4-Alto 12 Médio Mitigar A Seção de Compras executa o levantamento junto a diferentes fontes possíveis, efetuando levantamento de contratações similares feitas por outros órgãos, consulta a sítios na internet (e.g. portal do software público) e pesquisa junto a fornecedores.  

3

Execução Fiscal do Contrato Indisponibilidade do bem no mercado/Contratada não cumpre o prazo de entrega Atraso na entrega dos bens Aplicação de penalidade à contratada/Insatisfação do demandante ou recebedor do bem/ Ineficiência da Seção/Possível impacto negativo no planejamento tático da Secretária de Administração 3-Média 4-Alto 12 Médio Mitigar Monitoramento das aquisições através de contatos por telefone e email. Melhora nos mecanismos de monitoramento das aquisições através de contato via WhatsApp institucional.

4

Execução Fiscal do Contrato Descontinuidade do bem/Falência da empresa fornecedora do bem/ Morosidade da Contratada na entrega do bem Não entrega dos bens Não recebimento do bem/ Retrabalho para realizar a contratação/Ineficiência da Seção/Possível impacto negativo no planejamento tático da Secretária de Administração 1-Muito Baixa 1- Muito Baixa 1 Baixo Aceitar Partir para Adesão a Atas de Registro de Preços de outros Tribunais Regionais  

 

7.2. Riscos que poderão se concretizar caso a contratação não seja realizada (Art. 17, I);

a) Indisponibilidade dos serviços;

b) Prejuízo no atendimento ao eleitor.

 

8. CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas com a contratação em andamento correrão com recursos do orçamento ordinário deste Tribunal, cuja fonte de recurso, programação orçamentária e natureza de despesa são:

ORÇAMENTO/CATEGORIA: Ordinário / Manutenção Geral

AGREGADOR: Operação dos Serviços de Informática

DESPESA AGREGADA: Despesas de Teleprocessamento

PLANO INTERNO:    AOSI TELEPR

 

9. VIGÊNCIA DO CONTRATO E GARANTIAS

O período de vigência deste contrato é de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado, nos termos do inciso II do artigo 57 da Lei n.º 8.666/93.

 

10. LISTA DE POTENCIAIS FORNECEDORES

 

FORNECEDOR

1

Nome: GLOBAL EAGLE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA

Sítio: www.globaleagle.com

Telefone: (61) 99319-2110

E-mail: cesar.dantas@globaleagle.com

Contato: Cesar de Mendonça Dantas

2

Nome: OPTIMATE SISTEMAS ELETRÔNICOS LTDA - EPP

Sítio: www.optimate.com.br

Telefone: (41) 3014-6005

E-mail: optimate@optimate.com.br; kaluf@optimate.com.br

Contato: Marcelo Kaluf

3

Nome: VIA DIRETA TELECOM

Sítio: https://www.redetiradentes.com.br

Telefone: (92) 3616-3800

E-mail: ronaldotiradentes@redetiradentes.com.br; ronaldorodrigues@redetiradentes.com.br

Contato: Ronaldo Tiradentes

4

Nome: MOBILI BRASIL SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA

Sítio: www.mobili.net.br

Telefone: (11) 99940-7402

E-mail: carlos.paiva@mobili.net.br

Contato: Carlos Paiva

5

Nome: HUGHES BRASIL TELECOMUNICAÇÕES LTDA

Sítio: www.hughes.com.br

Telefone: (11) 3818-7552

E-mail: rbarcelos@hughes.com.br

Contato: Rodrigo Barcelos

 

Houve necessidade da Equipe de Planejamento interagir com possíveis fornecedores?

(X) SIM

(   ) NÃO

Em caso, positivo, descrever abaixo como se deu essa interação:

1 - Reunião com a empresa MOBILI BRASIL SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA

Data: 16/04/2021

Hora: 14:00h

Ferramenta: Microsoft Teams

Formato: live

 

Participantes:

Carlos Paiva - Representate comercial da Mobili

Ronald Valladão - Engenheiro de solução da Mobili

Carlos Cândido - Servidor do TRE-MT

Leonardo Mendea - Servidor do TRE-MA

Amora Sukar- Servidor do TRE-MA

Danilo Carreira - Servidor do TRE-AP

Jimmy Macedo - Servidor do TRE-AP

Genival Neto - Servidor do TRE-AP

 

Assuntos tratados:

Banda KA x KU

Especificidades da Banda KA:

Velocidade = 20 a 25 MB

Download - Até 35 MB

Upload - Até 3 MB

Disponibilidade 97,5%

Latência: 600 ms

Fixa x Transportável - muda o modem

Valor =~ 1.500,0070 GB = 1.000,00

 

Antena Transportável = serviço = R$ 2.500,00

SDWAN

 

2 - Reunião com a empresa HUGHES BRASIL TELECOMUNICAÇÕES LTDA

Data: 27/04/2021

Hora: 16:00h

Ferramenta: Microsoft Teams

Formato: live

 

Participantes:

Rodrigo Barcelos - Representate comercial da Hughes

Bruno Donadio - Engenheiro de solução da Hughes

Leandro Araújo - Engenheiro de telecomunicações da Hughes

Carlos Cândido - TRE-MT

Leonardo Mendes - Servidor do TRE-MA

Amora Sukar- Servidor do TRE-MA

Danilo Carreira - Servidor do TRE-AP

Jimmy Macedo - Servidor do TRE-AP

 

Assuntos tratados:

Banda KA x KU

Cobertura da Banda Ka

  SDWAN

 

12. CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SIMILARES

Contratação 1

Órgão : TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ACRE

Cidade/UF : RIO BRANCO/AC

Contrato/ARP nº: º 28 / 2016

Objeto : Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de telecomunicações, objetivando o fornecimento de solução de comunicação de dados bidirecional VSAT (Very Small Aperture Terminal), em banda Ku.

 

Contratação 2

Órgão: MINISTÉRIO DA DEFESA (MD)/DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA (DEADI)

Cidade/UF: BRASÍLIA/DF

Contrato/ARP nº: 017/2017-SC1-COLIC

Objeto: Locação de 11,25 MHz de capacidade satelital em banda Ku, para interligar estações terrenas fixas e terminais móveis, transportáveis e portáteis do Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS).

 

Contratação 3

Órgão: TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS

Cidade/UF: MANAUS/AM

Contrato/ARP nº: 08/2017

Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES, OBJETIVANDO O FORNECIMENTO DE SOLUÇÃO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS BIDIRECIONAL VSAT, CELEBRADO ENTRE A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS, E A EMPRESA EMC BRASIL SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA.

 

12.1. CONTRATAÇÕES SIMILARES REALIZADAS ANTERIORMENTE PELOS TRIBUNAIS REGIONAIS

 

CONTRATAÇÕES SIMILARES REALIZADAS ANTERIORMENTE PELO TRE-AP
OBJETO INSTRUMENTO (Contrato, PE, Ata RP) Processo SEI VALOR GLOBAL
Prestação de Serviços de Tlecomunicações com fornecimento de solução de comunicação de dados bidirecional VSAT por meio de estação VSAT tansportável (4 antenas).

Global Eagle – Contrato n. 51/2016, ARP n. 35/2016

4º Termo Aditivo

0001660-05.2017.6.03.8000

 

R$ 117.679,20

 

CONTRATAÇÕES SIMILARES REALIZADAS ANTERIORMENTE PELO TRE-PA
OBJETO INSTRUMENTO (Contrato, PE, Ata RP) Processo SEI VALOR GLOBAL
Prestação de Serviços de Tlecomunicações com fornecimento de solução de comunicação de dados bidirecional VSAT por meio de estação VSAT transportável (6 antenas). Global Eagle – Contrato n. 36/2016, ARP n. 35/2016 0001513- 07.2016.6.14.8000

R$ 143.429,91

Prestação de Serviços de Telecomunicações com fornecimento de solução de comunicação de dados bidirecional VSAT por meio de estação VSAT transportável (2 antenas). Global Eagle – Contrato n. 5/2017, ARP n. 35/2016 0002225- 60.2017.6.14.8000

R$ 58.098,48


 

13. EQUIPE DE GESTÃO DA CONTRATAÇÃO

A Gestão do Contrato ficará a cargo da Seção de Contratos vinculada a Coordenadoria de Serviços Gerais e a Fiscalização do Contrato ficará a cargo da Seção de Redes e Segurança vinculada a Coordenadoria de Infraestrutura.

Caso ocorra uma reestruturação administrativa, deverá ser comunicado nos autos do processo de gestão, os novos responsáveis.

 

14. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

Constituída através da Portaria Presidência nº 38/2021 TRE-AP/PRES/DG/SGP/COPES/SRFD

Integrante Demandante: Jimmy Almendra Macedo

Integrante Técnico: Danilo Carvalho Carreira

Integrante Administrativo: Marcelle Ferreira Souza

 

14.1 EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO DOS TRIBUNAIS PARTICIPANTES

Integrante Técnico:Wellington da Silva Moraes - representante do TRE-MA

Integrante Técnico: Carlos Henrique Cândido - representante do TRE-MT

Integrante Técnico: Antônio Edivaldo de Oliveira Gaspar - representante do TRE-PA


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JIMMY ALMENDRA MACEDO, Coordenador(a), em 12/08/2021, às 17:39, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANILO CARVALHO CARREIRA, Chefe(a) de Seção, em 12/08/2021, às 17:44, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Chefe(a) de Seção, em 12/08/2021, às 17:59, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por Wellington da Silva Moraes, Usuário Externo, em 12/08/2021, às 19:06, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Candido, Usuário Externo, em 13/08/2021, às 17:10, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0518270 e o código CRC 977E05CC.