Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/SAO/CSG/STRAN

Data de início: 24/08/2021

Unidade de origem: Coordenadoria de Serviços Gerais

Interessado(s): Seção de Transporte / Zonas Eleitorais

Objeto:

Visibilidade: Público

Prioridade: Alta

PA/SEI n°: 0000182-20.2021.6.03.8000

 

1. Objeto a Contratar

Serviço de monitoramento e rastreamento veicular via SATÉLITE e GPS/GPRS, compreendendo instalação/desinstalação de módulos rastreadores em comodato, disponibilização e licença de software de gerenciamento com acesso via Web e os respectivos serviços de configuração, capacitação, suporte técnico, manutenção e garantia de funcionamento, incluindo módulo AVL (Automatic Vehicle Location)  e módulo de dispositivos de identificação do condutor, para os veículos da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e das Zonas Eleitorais.

 

1.1. Legislação aplicável ao objeto

Decreto nº 9507/2018. Dispõe sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

IN 01/2010 SLTI. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015 - Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas [...] nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal.

Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997 – Lei Geral de Telecomunicações.

Lei 8.666/93 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos

 

2. Justificativa da contratação / Resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis

2.1. A contratação do serviço de monitoramento e rastreamento de veículos oficiais tem por objetivo otimizar o controle e o acompanhamento da frota nas atividades administrativas e finalísticas, permitindo o monitoramento em tempo real do posicionamento de todos os veículos.

2.2. O serviço propiciará o armazenamento de dados, geração de relatórios gerenciais, transmissão de dados em tempo real, controle de velocidade, que permitirá ao contratante gerenciar e controlar custos, corrigir procedimentos e fiscalizar o uso do bem público de forma mais eficiente e com maior precisão.

2.3. O serviço tem impacto significativo na proteção do bem e das pessoas, permitido que em caso de furto, roubo, acidente ou desvio de finalidade se possa identificar a localização do veículo de forma imediata, além de ainda permitir o controle de velocidade, controle das rotas utilizadas, e controle da identificação dos condutores.

 

2.1. Há outras soluções de mercado que atenderiam a necessidade do órgão?

A unidade de planejamento não identificou nas pesquisas realizadas em contratações públicas, outras soluções de mercado que atendam a necessidade do órgão.

 

A solução proposta é adequada e vem sendo contratada por órgãos públicos e empresas privadas como medida de segurança, controle e economicidade.

 

2.2. Quantitativo previsto e critério utilizado para definir a quantidade solicitada

2.2.1. Definido com base nas informações enviadas pela Seção de Transporte do TRE/AP.

Relação de veículos oficiais e equipamentos de rastreamento atualmente em utilização.

ORDEM

MARCA/MODELO VEÍCULO

PLACA

SETOR

TIPO

TIPO DE RASTREADOR

01

FORD/FOCUS SEDAN TITANIUM

QLN 5078

PRESIDÊNCIA

VEÍCULO DE REPRESENTAÇÃO

GSM/GPRS

02

FORD/FOCUS SEDAN SE

NEQ 7067

CORREGEDORIA

VEÍCULO DE REPRESENTAÇÃO

GSM/GPRS

03

NISSAN FRONTIER ATTACK

QLS2F70

PRESIDÊNCIA

VEÍCULO DE REPRESENTAÇÃO

GSM/GPRS

04

NISSAN FRONTIER ATTACK

QLS2F69

CORREGEDORIA

VEÍCULO DE REPRESENTAÇÃO

GSM/GPRS

05

MMC/L200 TRITON SPT GLX

QLP 7623

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

06

MMC/L200 TRITON SPT GLX

QLP 7622

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

07

MMC/L200 TRITON SPT GL

QLR-9979

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

08

MMC/L200 TRITON SPT GL

QLR-9981

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

09

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLT2F83

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

10

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLT2F84

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

11

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLT2G29

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

12

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLP 7772

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

13

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLP 7773

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

14

RENAULT/MASTER – VAN

QLR2D39

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

15

MB/ACCELO - CAMINHÃO BAÚ

QLN 3056

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

16

MB-COMIL/ÔNIBUS

OQS 9428

TRANSPORTE

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

17

MMC/L 200 TRITON GLS

QLO 7436

1ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

18

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLP 7620

2ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

19

MMC/L 200 TRITON GLS

QLO 7424

4ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

20

MMC/L 200 TRITON GLS

QLO 7425

5ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

21

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLP 7618

6ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

22

MMC/L 200 TRITON GLS

NEM 4522

7ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

23

MMC/L 200 TRITON GLS

QLO 7435

8ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

24

RENAULT/LOGAN EXP 1.6 SE

QLP 7621

10ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

25

MMC/L 200 TRITON GLS

QLO 7422

11ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GSM/GPRS

26

MMC/L 200 TRITON GLS

NEM 4632

12ª ZONA

VEÍCULO DE SERVIÇO

GPS/GPRS

27

REBOQUE/LANCHA CABINADA

NEM 6923

2ª ZONA

VEÍCULO NÁUTICO DE SERVIÇO

SATELITAL

28

REBOQUE/LANCHA CABINADA

NEM 6924

10ª ZONA

VEÍCULO NÁUTICO DE SERVIÇO

SATELITAL

29

REBOQUE/LANCHA CABINADA

NEM 6925

7ª ZONA

VEÍCULO NÁUTICO DE SERVIÇO

SATELITAL

30

REBOQUE/LANCHA CABINADA

NEM 6926

5ª ZONA

VEÍCULO NÁUTICO DE SERVIÇO

SATELITAL

31

REBOQUE/LANCHA CABINADA

NEM 6927

4ª ZONA

VEÍCULO NÁUTICO DE SERVIÇO

SATELITAL

 

2.3. Avaliação de contratações anteriores

 

2.3.1. Existe um contrato atual vigente com objeto a ser licitado?

 

Sim.

X

Não.

 

2.3.2. O novo termo de referência estabeleceu alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior:

    X

Sim. O serviço deve incluir módulo/dispositivos de identificação de condutores. O sistema deve efetuar a leitura e, automaticamente, informar o nome do motorista e o período dirigido por ele. É uma ferramenta muito útil em situações de infrações de trânsito ou no controle de jornadas de motoristas, por exemplo.

 

Não.

 

2.4. Justificativa para o parcelamento/divisibilidade ou não da solução, levando em consideração o mercado fornecedor (Súmula TCU nº 247):

2.4.1. É tecnicamente viável dividir a solução?

   

Não se aplica.

     X

Não. Justificar: A licitação em lote único se dá em razão da impossibilidade dos itens serem prestados por empresas diversas, devido a dependência de funcionamento de um em relação aos outros.

  

Sim.

 

2.4.2. É economicamente viável dividir a solução?

     X

Não. Justificar: Devido a dependência de funcionamento de um item em relação aos outros, uma vez que vários prestadores de serviços poderão implicar em dificuldades gerenciais e até mesmo, aumento de custos.

  

Sim.

 

 

2.4.3. Há perda de escala ao dividir a solução?

 

  

Não. Justificar:

     X

Sim.

 

2.4.4. Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução?

     X

Não. Justificar: Dividir a solução poderia implicar no fornecimento de componentes sem os necessários módulos de rastreamento, desvirtuando, assim, a real intenção do contratante que consiste na contratação de um serviço que contemple os acessórios descritos (ex. identificação de condutores, cuja razão de existir só se justifica se atrelado ao sistema de rastreamento de veículos).

 

Sim.

 

2.4.5. Conclusão:

 

É possível a contratação da solução de forma divisível sem que haja prejuízo nos aspectos técnicos, econômicos e de competitividade.

     X  

Todos ou alguns itens da solução devem ser agrupados em lotes para o fornecimento por uma única empresa. Justificar: Todos os itens da solução são co-dependentes entre si, razão pela qual não se recomenda nem se justifica a divisão da solução.

 

2.5. Definir e justificar se o serviço é de natureza comum e contínua

2.5.1. Trata-se de serviço comum, tendo em vista que as especificações técnicas e padrões de execução não apresentam critérios de especialidade capazes de inviabilizar a seleção de fornecedores com base no menor preço ou no maior desconto.

2.5.2. Os serviços devem ser prestados de forma contínua e indireta, através de empresa do ramo, em conformidade com as normas que regulam a atividade. A necessidade do serviço não é pontual uma vez que se estende para mais de um exercício, portanto possui natureza contínua.

2.5.3. O caráter continuado do serviço é determinado por sua essencialidade para o bom desenvolvimento das atividades da Justiça Eleitoral do Amapá, visto estar voltado a execução de suas atribuições finalísticas, de modo que a interrupção da execução compromete o cumprimento da missão institucional do órgão.

2.5.4. O serviço pretendido constitui-se em atividade material acessória, instrumental e complementar à atividade-fim do TRE/AP.

 

2.6. Sugestão de Modalidade da Contratação

        

Adesão à ata de outro órgão federal

 

Contratação direta - Dispensa

 

Contratação direta - Inexigibilidade

     X

Pregão eletrônico

    

Pregão eletrônico pelo Sistema de Registro de Preços

 

Pregão Presencial

 

Outros (indicar a modalidade)

 

2.7. Qual a expectativa de tempo de utilização ou validade do objeto a ser contratado?

[  ] Menos de 1 ano   [  ] De 1 a 3 anos   [ x ] Mais de 3 anos

 

2.8. Unidades do Tribunal que farão uso da demanda ou serão beneficiadas

[  ] 1 unidade   [  ] 2 unidades   [  ] 3 unidades   [ X ] Mais de 3 unidades

Sede, Zonas Eleitorais.

 

2.9. Da forma de Aquisição do Objeto

A aquisição do objeto se dará pelo menor valor global.

 

2.10. Formalização da Contratação

A contratação será formalizada por meio de Contrato.

 

2.11. Período de Vigência do Contrato

A contratação terá vigência de 12 (doze) meses, prorrogável até o limite legal de 60 (sessenta) meses.

 

3. Análise prévia do mercado

Em consulta ao Banco de Preços observa-se que diversas empresas atuam no ramo de negócio compatível com a pretendida contratação e que atendem mais de uma cidade ou estado. Os certames mostram-se competitivos, de modo que a solução proposta é uma eficiente ferramenta de controle e segurança.

 

3.1. Tipo de solução a contratar.

[    ] Serviço com posto de trabalho residente

[    ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado no local do contratante

[    ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado na sede da contratada ou em estabelecimentos credenciados pela contratada

[    ] Serviço por m² (metro quadrado)

[ x ] Outros: Serviço comum sem dedicação exclusiva de mão de obra.

 

4. Estimativa de preços ou Preços Referenciais

 

Instalação/Desinstalação/Implantação do sistema/Monitoramento/rastreamento/Módulo AVL/Identificação de condutores/manutenção preventiva e corretiva - SATELITAL

Instalação/Desinstalação/Implantação do sistema/Monitoramento/rastreamento/Módulo AVL/Identificação de condutores/manutenção preventiva e corretiva - GPS/GPRS

Identificador de condutores
Pesquisa 1 0536054 R$140,00 R$90,00 R$120,00
Pesquisa 2 0536057 R$223,17 R$123,16 R$36,10
Pesquisa 3 0536144 R$43,80 R$43,80 R$51,43
MÉDIA R$135,66 R$85,65 R$69,18

 

A estimativa de preços unitários foi obtida através de pesquisa de preços em contratações similares de outros órgãos públicos, cujos procedimentos licitatórios estão em execução ou foram concluídos em até 180 dias da data da pesquisa.

 

5. Memórias de cálculo da estimativa de preços e documentos que lhe dão suporte

A composição de preços foi definida mediante a média dos preços unitários de serviços, observando 03 (três) propostas de preços de licitações concluídas em outros órgãos públicos.

LOTE ÚNICO
ITEM                                          DESCRIÇÃO  QUANTIDADE   VALOR UNITÁRIO    VALOR MENSAL  VALOR ANUAL
    1 Serviço de monitoramento e rastreamento veicular via SATÉLITE, compreendendo instalação/desinstalação de módulos rastreadores em comodato, disponibilização e licença de software de gerenciamento com acesso via Web e os respectivos serviços de configuração, capacitação, suporte técnico, manutenção e garantia de funcionamento, incluindo módulo AVL (Automatic Vehicle Location)  e módulo de dispositivos de identificação do condutor, para os veículos da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e das Zonas Eleitorais.              5             R$135,66      R$678,30       R$8.139,60
     2 Serviço de monitoramento e rastreamento veicular via  GPS/GPRS, compreendendo instalação/desinstalação de módulos rastreadores em comodato, disponibilização e licença de software de gerenciamento com acesso via Web e os respectivos serviços de configuração, capacitação, suporte técnico, manutenção e garantia de funcionamento, incluindo módulo AVL (Automatic Vehicle Location)  e módulo de dispositivos de identificação do condutor, para os veículos da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e das Zonas Eleitorais.              26              R$85,65        R$2.226,90       R$26.722,80
     QUANTIDADE                     VALOR UNITÁRIO    VALOR TOTAL
     3 Identificador de condutores de veículos (tipo: iButtom, RFID, ou mecanismo similar)             27                                R$69,18        R$1.867,86
                         VALOR GLOBAL ESTIMADO      

R$36.730,26

 

Na contratação anterior, inicialmente foram usados somente rastreadores GPS/GPRS para veículos automotores terrestres e rastreadores satelitais para veículos automotores náuticos. Durante a execução do serviço de monitoramento/rastreamento foi verificado que em alguns municípios a qualidade do serviço de telefonia móvel (GPS/GPRS) é muito precária, impossibilitando que os equipamentos instalados nos veículos terrestres tivessem uma boa cobertura de sinal.

Nos municípios de AMAPÁ e PEDRA BRANCA DO AMAPARI somente rastreadores modelo SATELITAL atenderam a necessidade do serviço. Quanto aos veículos náuticos, por transitarem em locais (rios e igarapés) que não são mapeadas digitalmente como vias de trânsito, somente os rastreadores modelo Satelital podem ser usados para dar um posicionamento exato.

Com base nas informações da frota de veículos e da contratação anterior, 67% dos equipamentos eram modelo GPS/GPRS e 23% eram modelo SATELITAL 0513991.

Contudo, verificou-se também, após consulta ao sítio de internet da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, o panorama de cobertura da telefonia 4G (quadband 850/900/1800/1900 MHz) para os municípios do Estado do Amapá, havendo disponibilidade do sinal em todas as localidades das sedes dos cartórios eleitorais e postos avançados.

A tecnologia 4G está em expansão, e em breve haverá mais de uma operadora ofertando o serviço em todas as localidades do interior, como já ocorre na Capital Macapá e município de Santana, o que permite a utilização de equipamentos de rastreamento GPS via sinal de telefonia móvel, não havendo a necessidade de utilização de rastreadores satelitais nos veículos em uso nos Municípios de Amapá e Pedra Branca do Amaparí. Pela nova distribuição de equipamentos temos 84% de rastreadores GPRS/GSM e 16% de rastreadores SATELITAIS.

 

6. Modelo de Proposta de Preços

 

                                                                                                       MODELO DE PROPOSTA
Empresa:  
CNPJ:  
Endereço:  
Representante legal:  
Telefone/e-mail:  
Data e validade da proposta:  
Dados bancários:  
LOTE ÚNICO
           ITEM                                         DESCRIÇÃO QUANTIDADE VALOR UNITÁRIO  VALOR MENSAL VALOR ANUAL
                 1 Serviço de monitoramento e rastreamento veicular via SATÉLITE, compreendendo instalação/desinstalação de módulos rastreadores em comodato, disponibilização e licença de software de gerenciamento com acesso via Web e os respectivos serviços de configuração, capacitação, suporte técnico, manutenção e garantia de funcionamento, incluindo módulo AVL (Automatic Vehicle Location)  e módulo de dispositivos de identificação do condutor, para os veículos da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e das Zonas Eleitorais.              5 R$________ R$_______ R$________
                  2 Serviço de monitoramento e rastreamento veicular via  GPS/GPRS, compreendendo instalação/desinstalação de módulos rastreadores em comodato, disponibilização e licença de software de gerenciamento com acesso via Web e os respectivos serviços de configuração, capacitação, suporte técnico, manutenção e garantia de funcionamento, incluindo módulo AVL (Automatic Vehicle Location)  e módulo de dispositivos de identificação do condutor, para os veículos da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e das Zonas Eleitorais.             26 R$_________ R$________ R$________
    QUANTIDADE           VALOR UNITÁRIO  VALOR TOTAL
                 3 Identificador de condutores de veículos (tipo: iButtom, RFID, ou mecanismo similar)              27                     R$________ R$_______
                                                                                 VALOR GLOBAL ESTIMADO R$________

 

 

7. Sugestão da Equipe de Fiscalização contratual

Fiscalização Técnica:

(Servidor que acompanhará  a prestação dos serviços e auxiliará a Fiscalização Administrativa na prática de atos e colheita de informações)

 

Cláudio André Ribeiro

 

 

E-mail do servidor:

 

andre.ribeiro@tre-ap.jus.br

Telefone:

3198-7565

 

Fiscalização Administrativa:

(Servidor que fará a gestão do contrato administrativo nos aspectos da vigência, prorrogação, extinção e aplicação de penalidades administrativas)

Marcelle Ferreira

 

E-mail do servidor:

 

marcelle.ferreira@tre-ap.jus.br

Telefone:

3198-7664

 

8. Declaração de Viabilidade ou não da contratação

Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem à demanda. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser adquirido será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa.

 

9. Dotação Orçamentária

 

Exercício 2021. Despesa agregada: Vigilância eletrônica. Rastreamento de veículos 0505442 .


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Documento assinado eletronicamente por CLAUDIO ANDRE TEIXEIRA RIBEIRO, Chefe(a) de Seção, em 02/09/2021, às 17:52, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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