Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ

Avenida Mendonça Junior, 1502 - Bairro Centro - CEP 68900-914 - Macapá - AP


Termo de Referência

1. DO OBJETO – Fornecimento através de Registro de Preços de Material de Consumo (Materiais de Limpeza e Higiene, Elétrico e Eletrônico e Proteção e Segurança).
2. DA JUSTIFICATIVA - Justifica-se a aquisição dos itens a fim de ressuprir o estoque do Almoxarifado, com vistas ao atendimento de solicitações regulares das diversas unidades da Sede e, também, das Zonas Eleitorais.
Justifica-se, ainda, a aquisição dos itens, objetivando fazer face às atividades oriundas das Zonas Eleitorais com a realização das Eleições 2022.

2.1. A aquisição dos itens descritos no ANEXO I tenciona ressuprir o estoque do almoxarifado para atender a demanda dos diversos setores deste Regional e Zonas Eleitorais relativo às atividades ordinárias e adquirir o material necessário a realização do Pleito vindouro.

2.2. A hipótese autorizativa para uso de Pregão Eletrônico é o fato de o material enquadra-se no conceito de bens de natureza comum, que são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital por meio de especificações usuais no mercado.

2.3. Sugere-se o uso do Sistema de Registro de Preço – SRP, opção mais adequada, considerando que os materiais serão solicitados de forma frequente e parcelada, hipótese prevista no Art. 2º do Decreto n°7.892, de 2013, além de não ser possível definir previamente o quantitativo exato a ser demandado pela Administração.

2.4. O Tipo e licitação será menor preço por item e por lote. A necessidade de parcelamento do objeto em itens se mostra ainda mais relevante nas licitações voltadas ao registro de preços, já que tal sistema comumente é adotado naquelas situações em que a Administração Pública, apesar de presumir a utilização de um bem e/ou serviço, não tem como estipular, de antemão, o momento e/ou a quantidade exata de sua aquisição, sendo correto então, até mesmo em vista da finalidade e da operacionalidade do SRP, que seja registrado o custo unitário de cada um dos itens pretendidos, de modo a viabilizar, durante o período de vigência da ata, aquisições isoladas dos produtos/serviços que efetivamente a Administração necessita, sem precisar contratar o lote como um todo, podendo ainda os adquirir por valores unitários realmente vantajosos.

2.5. O material deste procedimento está previsto no plano de compras de 2022, bem como está previsto na proposta orçamentária de 2022.  Informo ainda que está alinhado com o Planejamento Estratégico deste Tribunal.  

2.6. Propõe-se a realização da licitação por lote, como inserido na planilha do ANEXO 1 :

JUSTIFICATIVA : devido ao aumento da eficiência administrativa, aliado aos itens a seguir

1: os materiais objetos deste termo podem ser agrupados vez que guardam similaridades em suas características, o que possibilita o fornecimento por empresas do mesmo ramo de atividade.(MESMA NATUREZA)

2: Outro fator muito importante a se considerar,  é a questão de a licitação por itens isolados ter grande probabilidade de gerar elevado número de Atas de Registro de Preços; onerando o trabalho desta administração, sob o ponto de vista do emprego de recursos humanos (que já é reduzido) e financeiro, pois quanto a este último, somente citando a despesa com publicação na imprensa oficial para dar publicidade a compra já gera elevado custo; (ECONOMICAMENTE VIÁVEL)

3: O controle de inúmeras atas que não se restringem apenas a material de expediente, além de pôr em risco a economia de escala e a celeridade processual e comprometendo a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração. Nesta Corte é comum haver instrumentos contratuais vigentes contemplando apenas um item licitado, gerando custos administrativos elevados como já mencionado, tais como publicações oficiais, materiais de expediente, tempo de serviço.(CELERIDADE PROCESSUAL)

2.5. Portanto, entendemos que o grande diferencial de licitação por lote é a eficiência administrativa, que assegura economia processual à Administração, já que agrupa diversas contratações em um único procedimento com consequente economia no aspecto financeiro, administrativo e processual.

3.DAS ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS E SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES
3.1 Os materiais, as quantidades estimadas e preços máximos unitários a serem adquiridos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá são constantes no ANEXO I deste TR.

3.2 Somente serão classificadas as propostas cujos materiais atendam às especificações mínimas descritas no ANEXO I;
3.3 Na hipótese de haver discordância nas especificações dos objetos entre o Banco de Preços, Painel de preços, ARPs e o presente Termo de referência, prevalecerá as especificações deste.
3.4 Nos preços propostos deverão estar inclusos todas as despesas para seu fornecimento, como: transportes, tributos, carregadores.
4. QUALIDADE: Os materiais deverão ser novos, de primeiro uso, originais de fábrica, vedada a participação de produtos reciclados, recondicionados, remanufaturados, ou outra terminologia empregada para indicar produto proveniente de reutilização de material.

5. Dos critérios de Sustentabilidade : Logística reversa: A contratada é obrigada a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno de produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: (i) agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; (ii) pilhas e baterias; (iii) pneus; (iv) óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; (v) lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e, (vi) produtos eletroeletrônicos e seus componentes (Lei 12.305/2010, art. 33 e seus incisos)

b) A contratada deverá efetuar o recolhimento e o descarte adequado dos materiais utilizados/trocados durante a prestação do serviço objeto da contratação, bem como de seus resíduos e embalagens, nos termos da Lei nº 12.305/2010.

c) Preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local.

d) Utilização racional de recursos naturais como água e energia.

e) Geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local.

f) Maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra.

g) Uso de inovações que reduzam o impacto sobre recursos naturais.

h) Origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras.

i) Utilização de produtos e materiais biodegradáveis.

6. DO FORNECIMENTO
6.1. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá realizará suas requisições através da emissão de notas de empenho, enviadas à contratada.
6.2. Os materiais deverão ser entregues em suas respectivas embalagens originais, com a indicação da marca e modelo.
6.3. As embalagens dos materiais deverão conter a data de fabricação, bem como do prazo de validade ou de garantia, sendo de, no mínimo, 12 meses.
6.4. Deverão ser substituídos os itens que apresentarem vícios e defeitos, após comprovação destes pelo setor responsável pelo recebimento, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data da comunicação à contratada.
6.5. Caso o material solicitado seja entregue em quantidade inferior, a empresa contratada deverá enviar o restante no prazo de 10 (dez) dias úteis após o aceite provisório por este Tribunal.
7. DA FISCALIZAÇÃO: A fiscalização dos materiais ficará cargo dos membros da Seção de Material.
8. PRAZO E LOCAL DE ENTREGA: no máximo 30 (trinta) dias a contar do recebimento da nota de empenho pela Contratada, no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (Seção de Material), sediado na Av. Mendonça Júnior, 1502, Centro, Macapá-AP, CEP: 68900-020, no horário de expediente das 13h às 17h.
9. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: O material será custeado com recursos da Ação: Programa de Trabalho Resumido - PTRES 042445 (Julgamento de Causas de Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral) e 000421 (Pleitos Eleitorais), Natureza da Despesa 3390.30 - Material de Consumo.
10. DAS SANÇÕES: As sanções aplicáveis estão estabelecidas na Lei de Licitações e na Lei do Pregão, consoante item específico constante do Edital de chamamento para o presente certame.

11. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

11.1Executar o fornecimento dos produtos, obedecendo rigorosamente às especificações discriminadas no ANEXO I deste Termo de Referência.

11.2Ressarcir o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá a qualquer tempo, pelos danos ou avarias causadas nos equipamentos, pelo uso dos materiais deste Termo, declarados como não remanufaturados, reciclados, recondicionados, pirateados, ou outra terminologia empregada para indicar produto proveniente de reutilização de material.

11.3Não transferir a outrem, no todo ou em parte, o objeto do contrato a ser firmado.

12. DO CUMPRIMENTO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS –LEI Nº 13.709/201812.1. É vedado às partes a utilização de todo e qualquer dado pessoal repassado em decorrência da execução contratual para finalidade distinta daquela do objeto da contratação, sob pena de responsabilização administrativa, civil e criminal.

 

12.1. As partes se comprometem a manter sigilo e confidencialidade de todas as informações –em especial os dados pessoais e os dados pessoais sensíveis –repassados em decorrência da execução contratual, em consonância com o disposto na Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais -LGPD), sendo vedado o repasse das informações a outras empresas ou pessoas, salvo aquelas decorrentes de obrigações legais ou para viabilizar o cumprimento do instrumento contratual.

 

12.2.As partes responderão administrativa e judicialmente caso causarem danos patrimoniais, morais, individuais ou coletivos, aos titulares de dados pessoais repassados em decorrência da execução contratual, por inobservância à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

12.3 . Em atendimento ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o CONTRATANTE, para a execução do serviço objeto deste contrato, tem acesso a dados pessoais dos representantes da CONTRATADA, tais como números do CPF e do RG, endereços eletrônico e residencial, e cópia do documento de identificação.

 

12.4. A CONTRATADA declara que tem ciência da existência da Lei Geral de Proteção de Dados e se compromete a adequar todos os procedimentos internos ao disposto na legislação com o intuito de proteger os dados pessoais repassados pelo CONTRATANTE.

 

12.5. A CONTRATADA fica obrigada a comunicar ao CONTRATANTE em até 24 (vinte e quatro) horas qualquer incidente de acessos não autorizados aos dados pessoais, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, bem como adotar as providências dispostas no art. 48 da Lei Geral de Proteção de Dados.

13. DA HABILITAÇÃO: Os critérios com as exigências para a habilitação estão definidos no Edital de convocação.
14. RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA:

Suellen Damasceno Gemaque
Chefe da Seção de Gestão de Material- TRE/AP

Aprovo o termo de referência, ratificando a necessidade da contratação da forma que nele consta. Autorizo a realização de procedimento licitatório, nos termos da legislação vigente.

                                                                                                                                      ANEXO I

 

LOTE 1
ITEM DESCRIÇÃO U.M QUANT. VALOR MÉDIO TOTAL
1 ALCOOL EM GEL 52G - ALCOOL, em Gel, 52G. Álcool etílico hidratado, em gel, para limpeza doméstica, concentração 70º INPM. UN 11184 R$ 5,97 R$ 66.768,48
2 ALCOOL EM GEL 420G- ALCOOL, em Gel, 420G. Álcool etílico hidratado, em gel, para limpeza doméstica, concentração 70º INPM. Acondicionado Em Frasco Plastico, Com Valvula Tipo Pump, Bico Dosador e Trava de Seguranca. UN 1092 R$ 18,39 R$ 20.081,88
3 ALCOOL LIQUIDO, 1000ML - Alcool Etilico para Limpeza; Com Teor Alcoolico de 70 % Inpm, Liquido, Sem Perfume; Embalado Em Frasco Plastico; Produto Sujeito a Verificacaoo No Ato Da Entrega, aos Procedimentos Adm. Determinados Pela Anvisa; Validade Minima de 12 Meses; UN 648 R$ 10,49 R$ 6.797,52
4 PAPEL HIGIENICO - PAPEL, HIGIÊNICO, folha dupla picotada, em rolo, material celulose virgem, não reciclado, alta absorção, na cor branca, dimensões de 10 cm x 30 m. O material deverá estar acondicionado em fardos. RL 4584 R$ 5,98 R$ 27.412,32
5 PAPEL TOALHA (PCT C/ 2 ROLOS) - PAPEL, TOALHA, em rolo, folha dupla absorvente, picotada, de fibras celulósicas, dimensões 22,0 x 20,0 cm, com variação de +/- 1 cm. Embalagem com 02 rolos, contendo +/- 60 toalhas cada rolo, com dados de identificação do produto e marca do fabricante. PT 3898 R$ 6,15 R$ 23.972,70
6 Borrifador/Pulverizador de água, em plástico prolipropileno transparente, formato bolinha, capacidade de 350ml. UN 1800 R$ 6,29 R$ 11.322,00
TOTAL R$ 156.354,90

 

LOTE 2
ITEM DESCRIÇÃO U.M QUANT. VALOR MÉDIO TOTAL
7 CARREGADOR DE PILHA - TAMANHO PILHA: AA/AAA OU BATERIA 9V; QUANTIDADE PILHA: 1 A 4 PILHAS AA/AAA OU 1 A 2 BATERIAS DE 9V; ALIMENTACAO: BIVOLT AUTOMATICO; ACESSORIOS (1): 04 PILHAS RECARREGAVEIS AA/2900MAH; ACESSORIOS (2): 01 ADAPTADOR AUTOMOTIVO; CARREGADOR DE PILHA COM MICROPROCESSADOR PARA CONTROLE DA CARGA; PROTECAO CONTRA CURTO-CIRCUITO;LED PARA MONITORAMENTO DA CARGA; 4 CANAIS DECARGAS INDEPENDENTES;MONITORAMENTO DE VOLTAGEM;3 FUNCOES DE SEGURANCA.PILHA - TIPO: RECARREGAVEL, NI-MH; TAMANHO: PEQUENA (AA); TENSAO: 1,2 VOLTS; AMPERAGEM: 2700 MAH; UN 12 R$ 89,46 R$ 1.073,52
8 EXTENSÃO ELÉTRICA 3 TOMADAS MULTI-USO 2P+T , 10 METROS 10 AMPERES 110V UN 623 R$ 31,13 R$ 19.393,99
9 EXTENSÃO ELÉTRICA 3 TOMADAS MULTI-USO 2P+T, 3 METROS 10 AMPERES 110V UN 27 R$ 23,85 R$ 643,95
10 EXTENSÃO ELÉTRICA 3 TOMADAS MULTI-USO 2P+T, 5 METROS 10 AMPERES 110V UN 24 R$ 23,27 R$ 558,48
11 EXTENSÃO ELÉTRICA 6 TOMADAS MULTI-USO 2P+T, 3 METROS 10 AMPERES 110V UN 66 R$ 42,23 R$ 2.787,18
12 FILTROS DE LINHA COM 06 TOMADAS UN 72 R$ 20,33 R$ 1.463,76
13 FILTROS DE LINHA COM 08 TOMADA UN 47 R$ 34,46 R$ 1.619,62
14 PILHA, TAMANHO GRANDE, TIPO ALCALINA, MODELO D, Características Adicionais: Cartela C/2 Unidades PT 196 R$ 10,82 R$ 2.120,72
15 PILHA NÃO RECARREGÁVEL ALCALINA 1,5V AAA CILÍNDRICA, Características Adicionais: Cartela C/2 Unidades PT 124 R$ 3,99 R$ 494,76
16 PILHA NÃO RECARREGÁVEL ALCALINA 1,5V AA CILÍNDRICA, Características Adicionais: Cartela C/2 Unidades PT 76 R$ 4,64 R$ 352,64
17 ADAPTADOR DE TOMADA "NOVO PADRÃO", Conexão Tomada 3 Pinos Fêmea P/Plug 2P+T Macho, Características Adicionais Do Padrão Novo Para O Padrão Antigo UN 210 R$ 5,63 R$ 1.182,30
18 LANTERNA, NÃO ELÉTRICA, EMBORRACHADA, TIPO SPORT, QUANTIDADE PILHAS 2, TAMANHO PILHA: GRANDE , TIPO FOCO REGULÁVEL, COMPRIMENTO 254, DIÂMETRO 39, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS A PROVA D'ÁGUA E CORROSÃO UN 194 R$ 70,49 R$ 13.675,06
TOTAL R$ 45.365,98

 

LOTE 3
ITEM DESCRIÇÃO U.M QUANT. VALOR MÉDIO TOTAL
19 CADEADO, TRADICIONAL, MATERIAL LATÃO MACIÇO, MATERIAL HASTE AÇO INOXIDÁVEL, 30 MM, C/ CHAVES UN 36 R$ 14,70 R$ 529,20
20 CADEADO, TRADICIONAL, MATERIAL LATÃO MACIÇO, MATERIAL HASTE AÇO INOXIDÁVEL, 50 MM, C/ CHAVES UN 51 R$ 20,89 R$ 1.065,39
21 COLETE, SALVA-VIDAS, CLASSE III, TIPO JALECO, TAMANHO M (35 A 55 KG) PARA EMBARCAÇÕES EM ÁGUAS ABRIGADAS, TAIS COMO: RIOS, LAGOS, BEIRA MAR, ETC., HOMOLOGADO PELA MARINHA, POSSUINDO APITO LARANJA E BOLSO. CONTENDO, AINDA, 3 FITAS DE FIXAÇÃO HORIZONTAL PARA ENVOLVER O TRONCO, ALÉM DE 2 FITAS ENTREPERNAS, SENDO QUE TODAS AS FITAS DEVERÃO POSSUIR FECHOS EM MATERIAL RESISTENTE À PROVA DE OXIDAÇÃO. ESPUMA FLUTUANTE RECICLÁVEL. UN 12 R$ 157,24 R$ 1.886,88
22 COLETE, SALVA-VIDAS, CLASSE III, TIPO JALECO, TAMANHO G (55 A 110 KG) PARA EMBARCAÇÕES EM ÁGUAS ABRIGADAS, TAIS COMO: RIOS, LAGOS, BEIRA MAR, ETC., HOMOLOGADO PELA MARINHA, POSSUIDO APITO LARANJA E BOLSO. CONTENDO, AINDA, 3 FITAS DE FIXAÇÃO HORIZONTAL PARA ENVOLVER O TRONCO, ALÉM DE 2 FITAS ENTREPERNAS, SENDO QUE TODAS AS FITAS DEVERÃO POSSUIR FECHOS EM MATERIAL RESISTENTE À PROVA DE OXIDAÇÃO. ESPUMA FLUTUANTE RECICLÁVEL. UN 22 R$ 191,08 R$ 4.203,76
23 COLETE, SALVA-VIDAS, CLASSE III, TIPO JALECO, TAMANHO GG (ACIMA 110) PARA EMBARCAÇÕES EM ÁGUAS ABRIGADAS, TAIS COMO: RIOS, LAGOS, BEIRA MAR, ETC., HOMOLOGADO PELA MARINHA, POSSUINDO APITO LARANJA E BOLSO. CONTENDO, AINDA, 3 FITAS DE FIXAÇÃO HORIZONTAL PARA ENVOLVER O TRONCO, ALÉM DE 2 FITAS ENTREPERNAS, SENDO QUE TODAS AS FITAS DEVERÃO POSSUIR FECHOS EM MATERIAL RESISTENTE À PROVA DE OXIDAÇÃO. ESPUMA FLUTUANTE RECICLÁVEL. UN 41 R$ 190,52 R$ 7.811,32
TOTAL R$ 15.496,55

TOTAL GERAL: R$ 217.217,43


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Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO VALENTIM MAIA, Diretor(a)-geral, em 25/05/2022, às 19:27, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por SUELLEN DAMASCENO GEMAQUE, Chefe(a) de Seção, em 26/05/2022, às 12:21, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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