Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/STI/CINF

I - ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO.

No Estado do Amapá, estão cadastrados 522.363 eleitores distribuídos em 1.643 Seções Eleitorais, abrangendo 341 locais de votação nos 16 municípios, envolvendo zona urbana e rural.

Cabe ressaltar que no período que antecede cada eleição, as urnas eletrônicas devem ser limpas, testadas, reprogramadas, lacradas, e todas as ações de cunho operacional que visam deixá-las preparadas à fiel execução do pleito eleitoral.

Na medida em que se aproximam as eleições, as atividades atribuídas ao TRE-AP e Cartórios Eleitorais se avolumam. São realizadas atividades tais como preparação das urnas e computadores com os sistemas em fase de teste; simulados de eleições para homologação dos sistemas; preparação das urnas e computadores com sistemas em fase de produção; oficialização dos sistemas; levantamento da infraestrutura dos locais de votação; registro das informações levantadas; convocação, treinamento e apoio aos mesários; gestão da distribuição das urnas eletrônicas; substituição de urnas que apresentem problemas no dia da votação e transmissão dos arquivos das urnas eletrônicas após a votação.

Os serviços em questão são essenciais para a realização das Eleições oficiais Brasileiras e relevantes, sobretudo, para propiciar condições de execução das atividades no âmbito do Estado do Amapá, o qual em decorrência de sua dimensão territorial e suas características geográficas e infra estruturais peculiares exige, por exemplo, que um Cartório Eleitoral do Estado fique encarregado de gerenciar locais de votação em localidades de difícil acesso.

Via de regra, os Cartórios Eleitorais do interior do Amapá dispõem de apenas dois servidores do quadro da Justiça Eleitoral. Este quantitativo se mostra insuficiente para a realização de uma eleição ordinária, sendo necessária a contratação de força de trabalho adicional para o desempenho das atividades diversas que compõem todo o processo eleitoral.

A contratação dos serviços, visa atender as atividades inerentes as Eleições Gerais 2022, com alocação de postos de trabalho temporários, sendo 100 técnicos para apoio às Eleições denominados de TAE e 1 Encarregado de Setor Pessoal para administrar os contratos administrativos que vai gerenciar essa alocação de serviços durante o período de contrato.

 

2. DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS DA DEMANDA.

A definição do quantitativo a ser contratado se deu através do quantitativo de profissisonais necessários para atender as atividades precípuas as Eleições Gerais 2022, conforme Anexo I do Termo de Referência (0577165), ITEM 3. DISTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS POR ZONA ELEITORAL

 

2.1. Requisitos Técnicos da Solução:

2.1.1. Requisitos Funcionais:

2.1.2. Requisitos Não Funcionais:

2.2. Soluções Disponíveis no Mercado de TIC

Empresas especializadas em alocação de mão-de-obra para serviços de TI.

2.3. Contratações Públicas Similares

2.4. Outras Soluções Disponíveis

2.5. Portal do Software Público Brasileiro

2.6. Alternativa no Mercado de TIC

2.7. Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI

2.8. Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil

2.9. Modelo de Requisitos Moreq-Jus

3. ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DA SOLUÇÃO

3.1. Descrição da Solução

3.2. Alinhamento da Solução
A contratação pretendida está alinhada com o planejamento estratégico do TRE-AP, o qual tem por missão “Garantir a legitimidade do processo eleitoral, a fim de fortalecer a democracia”, tendo por visão “ser reconhecida pela sociedade amapaense como uma organização efetiva, transparente e célere”.
O alinhamento é evidenciado ainda ao observarmos os seguintes os objetivos estratégicos:

Garantia dos direitos da Cidadania;
Fortalecimento da Segurança e da Transparência do Processo Eleitoral;
Celeridade e Produtividade na Prestação Jurisdicional;
Combate à Corrupção e à Improbidade administrativa;
Melhoria da Gestão de Pessoas Melhoria da Gestão de Pessoas;
Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e de Custos;
Instituição da Governança Instituição da Governança;
Melhoria da Infraestrutura e Governança de TI.
 

4. ANÁLISE DOS CUSTOS TOTAIS DA DEMANDA

Para composição de custos e formação de preços dos postos de serviço envolvidos na contratação objeto deste termo de referência, foi utilizado o piso salarial e de benefícios dos TÉCNICOS DE URNA, estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 AP000055/2021 (0581044) firmados entre o Sindicato dos empregados em processamento de dados, informática e tecnologia da informação do Estado do Amapá e a FENAINFO - Federação Nacional das empresas de informática, e o piso salarial e de benefícios de ENCARREGADO DE SETOR PESSOAL, estabelecido na CCT 2021/2022 nº AP000006/2021 (0581047) firmada entre o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação de Serviços em Gerais do Estado do Amapá e o Sind dos Trab em Asseio e Conservação do Estado do Amapá (MR004951/2021).

Conforme disposto no subitem 5.13, a CONTRATADA deverá providenciar e disponibilizar, às suas expensas, até a data de início de trabalho do profissional, ferramentas e equipamentos para cada um dos profissionais de apoio (Técnicos de Urnas), que estão computados no na planilha de formação de preços, mediante consolidação apresentada no ANEXO VIII - Cotação de Ferramentas (0580916) mediante pesquisa realizada no mercado local (0581037), ou seja, lojas em Macapá/AP

Utilizamos a Planilha de Custos e Formação de Preços (0593001), Anexo III do Termo de Referência, para composição dos custos mensais, assim para todo o período da contratação.

 A tabela abaixo detalha os custos relativos aos serviços por cargo, quantidade de profissionais e período contratado, para o 1º turno e se houver, o 2º turno. Conforme ANEXO VI - Estimativa dos Custos por Posto de Serviço (0593013).

TURNO

PROFISSIONAL

Nº DE POSTOS A CONTRATAR

CUSTO/MÊS PARA 1 POSTO

VALOR DIÁRIO PARA 1 POSTO

QUANTIDADE DE DIAS A CONTRATAR

CUSTO PERÍODO DE CONTRATAÇÃO

DATA INÍCIO

DATA SAÍDA

1º TURNO ENCARREGADO SETOR PESSOAL

1

R$ 6.182,779 R$ 206,09

52

R$ 10.716,68 15/08/2022 05/10/2022
TÉCNICO DE URNA - TURMA 1

16

R$ 3.393,43 R$ 113,11

50

R$ 90.488,00 17/08/2022 05/10/2022
TÉCNICO DE URNA - TURMA 2

40

R$ 3.393,43 R$ 113,11

24

R$ 108.585,60 12/09/2022 05/10/2022
TÉCNICO DE URNA - TURMA 3

44

R$ 3.393,43 R$ 113,11

17

R$ 84.606,28 19/09/2022 05/10/2022

TOTAL DO 1º TURNO

R$ 294.396,56    
 

TURNO

PROFISSIONAL

Nº DE POSTOS A CONTRATAR

CUSTO/MÊS PARA 1 POSTO

VALOR DIÁRIO PARA 1 POSTO

QUANTIDADE DE DIAS A CONTRATAR

CUSTO PERÍODO DE CONTRATAÇÃO

DATA INÍCIO

DATA SAÍDA

2º TURNO (*) ENCARREGADO SETOR PESSOAL

1

R$ 6.182,77 R$ 206,09

29

R$ 5.976,61 06/10/2022 03/11/2022
TÉCNICO DE URNA - TURMA 1

16

R$ 3.393,43 R$ 113,11

29

R$ 52.483,04 06/10/2022 03/11/2022
TÉCNICO DE URNA - TURMA 2

40

R$ 3.393,43 R$ 113,11

29

R$ 131.207,60 06/10/2022 03/11/2022
TÉCNICO DE URNA - TURMA 3

44

R$ 3.393,43 R$ 113,11

29

R$ 144.328,36 06/10/2022 03/11/2022

TOTAL DO 2º TURNO

R$ 333.995,61    

TOTAL GERAL (1º E 2º TURNOS)

R$ 628.392,17    

 

Adicionalmente, a CONTRATADA fará jus ao valor dos serviços prestados em caráter suplementar, de acordo com o valor proposto na tabela abaixo. Tais serviços serão prestados se devidamente autorizados pela fiscalização do contrato. Os cálculos estão contidos no ANEXO IV - Estimativa de Horas Suplementares (0593010)

A equipe de funcionários da contratada que estiver em deslocamento receberá diárias de viagem para custear despesas com hospedagem e alimentação, exceto quando o deslocamento for dentro da mesma região metropolitana. Cálculos contidos no ANEXO V - Estimativa de Deslocamentos e Diárias (0580911).

O valor total estimado para contratação dos serviços de apoio técnico à realização das Eleições Gerais de 2022, está resumido na tabela abaixo, assim como ANEXO VII - Quadro Resumo da Contratação (0593018).

DESCRIÇÃO

1º TURNO

2º TURNO (*)

TOTAL

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

 R$   294.396,56

 R$   333.995,61

 R$ 628.392,17

HORA EXTRA

 R$     48.239,04

 R$     48.239,04

 R$ 96.478,08

DIÁRIAS

 R$   119.363,27

 R$   119.363,27

 R$ 238.726,54

VALOR TOTAL DA CONTRATAÇÃO

 R$   461.998,87

 R$   501.597,92

 R$ 963.596,79

(*) Se ocorrer

 

5. BENEFÍCIOS ESPERADOS
Garantir a preparação dos Cartórios Eleitorais, Locais de Votação, Seções Eleitorais e Juntas Eleitorais para o adequado transcurso do processo de votação e o correto funcionamento das urnas eletrônicas, a sua substituição, em caso de contingência, e a célere transmissão dos arquivos de resultados da urna eletrônica para o TRE/AP. 

5.1. Benefícios a longo prazo:

6. RELAÇÃO ENTRE A DEMANDA PREVISTA E A CONTRATADA
A demanda prevista pelo planejamento orçamentário é similar à demanda que está sendo contratada.

 

7. ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE
O ambiente está totalmente preparado para solução desejada. O TRE/AP conta com estrutura de sala apropriada para armazenamento de urnas eletrônicas na capital e em municípios estratégicos no interior.

 

II - ANÁLISE DE RISCO DA CONTRATAÇÃO

8. SOLUÇÃO

Prestação de serviços especializada para apoio técnico à realização das Eleições Gerais 2022 no Estado do Amapá, mediante contrato de trabalho por tempo determinado, com atuação nos Cartórios Eleitorais, locais de armazenamento de urnas eletrônicas e locais de votação.

 

9. ANÁLISE DOS RISCOS EXISTENTES

9.1. Riscos inerentes ao processo

ID

RISCO

PROBABILIDADE

IMPACTO

RESULTADO

(RISCO X PROBABILIDADE

DANO POTENCIAL

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL (AÇÃO PREVENTIVA)

AÇÃO DE CONTINGENCIA

RESPONSÁVEL (AÇÃO CONTINGÊNCIA

1 Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação Baixa (5) Alto (15)

75

Atraso no processo de contratação Reuniões com autoridades superiores para conscientização e aprovação dos artefatos. Equipe de Planejamento da Contratação Convocação de reunião extraordinária da equipe de planejamento para realização dos ajustes necessários para encaminhamento do processo. Comitê Gestor de TIC
2 Não aprovação da Contratação Baixa (5) Alto (15)

75

Não ter técnicos de apoio para Eleições

1. Atender a todos os requisitos exigidos

2. Demonstrar a viabilidade técnica da solução

Equipe de Planejamento da Contratação

1. Verificar Atas de Registros de Preços para possível adesão

2. Contratação direta emergencial nos moldes do Art. 24, inc. IV da lei 8.666

Comitê Gestor de TIC
3 Orçamento insuficiente para contratação de todos os postos necessários Baixa (5) Alto (15)

75

1. Contratação em quantidades insuficientes de técnicos

2. Comprometimento nos serviços contratados

Acompanhar a disponibilização orçamentária. Secretaria de Tecnologia da Informação

1. Provocar a Administração do TRE/AP para realocação orçamentário

2. Solicitar ao TSE crédito suplementar à contratação

Diretor-Geral
4 Empresa vencedora não possui condições de alocar mão-de-obra necessária Baixa (5) Médio (10)

50

1. Não atendimento dos serviços contratados

2. Falta de qualidade nos serviços

Acompanhar a execução do contrato. Equipe de Fiscalização do Contrato

1. Adotar sanções cabíveis

2. Contratar outra empresa por dispensa de licitação com experiência especializada na área

1. Equipe de Fiscalização do Contrato

2. Administração do TRE/AP

5 Recursos humanos alocados pela empresa sem qualificação técnica necessária para os serviços Baixa (5) Médio (10)

50

1. Não atendimento as demandas dos serviços necessários

2. Atraso no cronograma das ações relativas as eleições

3. Comprometimento na qualidade dos serviços

1. Acompanhamento e verificação dos currículos vitae dos técnicos contratados.

2. Solicitar a substituição imediata dos técnicos que não atenderem aos requisitos solicitados

Equipe de Fiscalização do Contrato Exigir da empresa contratada análise criteriosa dos currículos vitae Equipe de Fiscalização do Contrato
6 Situação tributária da empresa irregular Média (10) Médio (10)

100

1. Interrupção do contrato

2.Atividades não realizadas pelos postos de atendimento

3. Comprometimento contínua nos serviços

1. Acompanhamento e verificação do contrato

2. Adquirir todas as certidões tributárias necessárias à execução contratual, mensalmente

Equipe de Fiscalização do Contrato Verificar a regularidade antecipadamente do vencimento das certidões tributárias Equipe de Fiscalização do Contrato
7 Salvaguardar a imagem da instituição Baixa (5) Alto (15)

75

1. Comprometimento a imagem da instituição

2. Possível re-totalização das eleições

3. Vazamento de dados sigilosos

1. Treinamento para os técnicos

2. Multa contratual pré-estabelecida
 

1. Coordenadoria de Soluções Corporativas

2. Seção de Edital de Contratos

1. Acionar a Escola Judiciária Eleitoral

2. Auditoria nos sistemas envolvidos

 

Secretaria de Tecnologia da informação

 

10. ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RISCOS

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto caso o risco seja materializado, tal classificação direcionará a ações relacionadas aos riscos durante a fase de planejamento e gestão do contrato.

Com base na tabela anterior identificou-se que os riscos 6, 1, 2, 3 e 7 apresentam maior grau de comprometimento do sucesso da contratação. Deste modo, durante a fase de planejamento da contratação, os responsáveis deverão realizar estrito acompanhamento dos fatores relacionados aos riscos citados com vistas a evitá-los ou mitigá-los.

 

III - ANÁLISE DE SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

11. DA SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

12. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

 

13. DESCONTINUIDADE DO FORNECIMENTO

O prazo previsto para execução/contratos de trabalho será no período de 15/08/2022 a 03/11/2022, onde os postos serão desmobilizados. Porém, o contrato terá vigência até 30/12/2022.

 

IV - ESTRATÉGIA DA CONTRATAÇÃO

14. NATUREZA DO OBJETO

O presente termo tem por objeto a contratação de serviços especializados para apoio técnico à realização das Eleições Gerais 2022 no Estado do Amapá, mediante contrato de trabalho por tempo determinado, com atuação nos Cartórios Eleitorais, locais de armazenamento de urnas eletrônicas e locais de votação.

 

15. PARCELAMENTO DO OBJETO

A presente contratação dar-se-á em lote único, por menor preço global, visando evitar qualquer risco advindo de mais de uma empresa executar serviços interligados entre si, bem como a pulverização da responsabilidade de gestão dos serviços de apoio na realização das Eleições.

 

16. ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

Adjudicação por lote único para um único fornecedor

 

17. MODALIDADE E TIPO DE LICITAÇÃO

Verifica-se que o objeto pretendido pode ser oferecido por diversas empresas, apresentando características padronizadas e usuais. Assim, pode-se concluir que o objeto é comum e, portanto, sugere-se como melhor opção a utilização da modalidade “Pregão” sendo, preferencialmente, em sua forma eletrônica e do tipo “Menor Preço” por lote.

 

18. CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

3390.37.01 - Apoio Adm., Técnico e operacional.

 

19. VIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

O contrato terá vigência até 30/12/2022.

 

20. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

21. EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO


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Documento assinado eletronicamente por EMANOEL DOS SANTOS FLEXA, Secretário(a), em 29/03/2022, às 17:40, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por JIMMY ALMENDRA MACEDO, Coordenador(a), em 29/03/2022, às 17:52, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO VALENTIM MAIA, Diretor(a)-geral, em 05/04/2022, às 17:28, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Chefe(a) de Seção, em 08/04/2022, às 15:09, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0577164 e o código CRC 5481118A.