Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/SAO/CSG/SAGC

Data de início: 13/12/2021

Unidade de origem: Seção de Acompanhamento e Gestão de Contratos

Interessado(s): SPAR/SOMI

Objeto:

Visibilidade: Público

Prioridade: Alta

PA/SEI n°: 0003035-02.2021.6.03.8000

 

1. Objeto a Contratar

Serviço terceirizado com 3 (três) postos de trabalho com dedicação exclusiva de arquivista, técnico em edificações e engenheiro eletricista para a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

 

1.1. Legislação aplicável ao objeto

IN 05/2017 MPDG. Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal, direta, autárquica e fundacional.

IN 01/2010 SLTI. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015 - Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas [...] nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal.

Lei 8.666/93 - Lei de licitações e contratos

Lei 13.639/2018 - Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.

Resolução nº 45/2018 - Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)

IN 65/2021 - SEGES. Dispõe sobre realização de pesquisa de preços

Portaria Diretoria-Geral Nº 4/2020 TRE-AP (ID 0419078), que estabelece os seguintes parâmetros a serem utilizados para a realização da pesquisa de preços.

 

2. Justificativa da contratação / Resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis

A contratação do serviço de arquivista visa o desenvolvimento do Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade de Documentos, ambos instrumentos arquivísticos decorrentes dos efeitos da Resolução TRE/AP nº 326/2008 (0350611). A contratação também visa o atendimento à demanda descrita no Ofício-Circular nº 4 GAB-DG TSE  0346665, com vistas à submissão dos instrumentos arquivísticos do TRE/AP ao Comitê de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (CGD-JE).

A contratação de técnico em edificações e engenheiro eletricista, visa atender com maior celeridade às demandas de obras/reformas e manutenção de imóveis sob responsabilidade da Seção de Obras e Manutenção de Imóveis - SOMI / Engenharia, com abrangência na sede do Tribunal, Cartórios Eleitorais e Postos Avançados, reduzindo o acúmulo de serviços corretivos e preventivos que por vezes se avolumam por falta de pessoal especializado, bem como, suprir a carência de pessoal especializado que atuará sob supervisão do chefe da Seção de Obras e Manutenção de Imóveis/SOMI. Além disso, com a instalação dos sistemas de geração de energia fotovoltaica na sede, 10ª ZE, 12ª ZE, 8ª ZE, 7ª ZE, 6ª ZE e 1ª ZE, e grupos geradores na 5ª ZE, 4ª ZE, 11ª ZE, 10ª ZE, 7ª ZE, 6ª ZE e 1ª ZE, intensificou a necessidade de um profissional residente da área de engenharia elétrica.

 

2.1. Há outras soluções de mercado que atenderiam a necessidade do órgão?

A solução será contratada por posto de trabalho residente. Trata-se de solução que vai ao encontro do direcionamento atual na Administração Pública, que consiste na relevância de contratações como apoio administrativo para realização de atividades que não fazem parte das atribuições dos cargos de provimento efetivo do quadro de pessoal do órgão, e que ao serem executadas por servidores efetivos, requisitados ou cedidos, utilizam horas de trabalho que poderiam ser melhor aproveitadas com a gestão de processos ou outras atividades específicas dos cargos ocupados.

Além disso, o quadro de pessoal do TRE/AP não dispõe de servidores com as qualificações técnicas exigidas para os serviços demandados.

 

2.2. Quantitativo previsto e critério utilizado para definir a quantidade solicitada

2.2.1. Definido de acordo com a execução da contratação anterior e observação das necessidades que surgiram durante sua execução.

ITEM POSTOS DE TRABALHO QUANTIDADE
1 Técnico em edificações 01
2 Engenheiro eletricista 01
3 Arquivista 01

 

2.3. Avaliação de contratações anteriores

 

 

2.3.1. Existe um contrato atual vigente com objeto a ser licitado?

X

Sim.

 

Não.

 

2.3.2. O novo termo de referência estabeleceu alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior:

    X

Sim. A nova contratação vai contemplar o pagamento de horas-extras autorizadas, combinado com o usufruto de banco de horas em razão de serviço extraordinário prestado. Também será implementada uma ferramenta de medição da jornada de trabalho própria do TRE/AP para auxiliar a gestão no acompanhamento das horas-extras e banco de horas. Além disso, houve a substituição do posto de Técnico em Eletrotécnica por Engenheiro Eletricista, em razão do considerável aumento da demanda de serviços com grupos geradores de energia e sistemas de energia fotovoltaica.

Não há previsão de adicionais de insalubridade ou periculosidade para nenhuma das categorias pretendidas, em razão de laudos técnicos contratados e apresentados na contratação anterior 054760905606480560653. Os referidos laudos não caracterizaram os adicionais. Importante destacar que as especificações dos postos de trabalho foram mantidas desde a contratação anterior, exceto a alteração do posto de técnico em eletrotécnica para engenheiro eletricista. Mesmo nesse último caso, a lei 4950-A/1966 que regulamenta a base salarial das categorias de engenharia não traz qualquer referência à complementação salarial por periculosidade.   

 

Não.

 

2.4. Justificativa para o parcelamento/divisibilidade ou não da solução, levando em consideração o mercado fornecedor (Súmula TCU nº 247):

2.4.1. É tecnicamente viável dividir a solução?

   

Não se aplica.

    

Não. Justificar:

  X

Sim.

 

2.4.2. É economicamente viável dividir a solução?

     X

Não. Justificar: A contratação pretendida contempla 3 postos de trabalho de apoio técnico operacional com dedicação exclusiva, todos lotados na mesma unidade administrativa, a sede do TRE/AP. Dividir a solução até viabilizaria possíveis 3 contratos com empresas distintas, no entanto, tal medida demandaria mais ações de gestão contratual do que se houvesse apenas uma contratação, o que não é recomendável em termos de economia e otimização processual, em especial tendo em vista o quantitativo mínimo de postos de trabalho.

  

Sim.

 

 

2.4.3. Há perda de escala ao dividir a solução?

 

  

Não. Justificar:

     X

Sim. Economia de Escala é um conceito econômico cujo significado é a possibilidade de reduzir o custo médio de um determinado produto pela diluição dos custos fixos em um número maior de unidades produzidas.Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.214/2013-TCU-Plenário.• 9.1.16 deve ser evitado o parcelamento de serviços não especializados, a exemplo de limpeza, copeiragem, garçom, sendo objeto de parcelamento os serviços em que reste comprovado que as empresas atuam no mercado de forma segmentada por especialização, a exemplo de manutenção predial, ar condicionado, telefonia, serviços de engenharia em geral, áudio e vídeo, informática.

A especialidade pretendida com a contratação tem a ver somente com a capacidade da empresa licitante de intermediar os postos de trabalho cumprindo as exigências trabalhistas, não havendo segmentação em razão da natureza de cada atividade, de modo que qualquer empresa capaz de realizar cessão de mão de obra poderá se habilitar na licitação. Além disso o quantitativo de postos de trabalho já é bastante reduzido, e o fracionamento dificilmente terá impacto significativo no certame.

 

2.4.4. Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução?

     X

Não. Justificar: O quantitativo de postos de trabalho já é bastante reduzido, e o fracionamento não terá impacto significativo no certame.

 

Sim.

 

2.4.5. Conclusão:

 

É possível a contratação da solução de forma divisível sem que haja prejuízo nos aspectos técnicos, econômicos e de competitividade.

     X  

Todos ou alguns itens da solução devem ser agrupados em lotes para o fornecimento por uma única empresa. Justificar: Por motivo de economia processual e maior objetividade na gestão do contrato. Além disso, embora sejam categorias profissionais distintas, a especialidade exigida é a mesma para todos os possíveis licitantes, qual seja, intermediação de mão de obra.

 

2.5. Definir e justificar se o serviço é de natureza comum e contínua

2.5.1. Trata-se de serviço comum, tendo em vista que as especificações técnicas e padrões de execução não apresentam critérios de especialidade capazes de inviabilizar a seleção de fornecedores com base no menor preço ou no maior desconto.

2.5.2. Os serviços devem ser prestados de forma contínua e indireta, através de empresa do ramo, em conformidade com as normas que regulam a atividade. A necessidade do serviço não é pontual uma vez que se estende para mais de um exercício, portanto possui natureza contínua.

2.5.3. O caráter continuado do serviço é determinado por sua importância para o bom desenvolvimento das atividades da Justiça Eleitoral do Amapá; esse serviço embora acessório, está voltado a manutenção das instalações físicas da Justiça Eleitoral do Amapá e a organização da gestão documental.

2.5.4. O serviço pretendido constitui-se em atividade acessória, instrumental e complementar à atividade-fim do TRE/AP.

 

2.6. Sugestão de Modalidade da Contratação

        

Adesão à ata de outro órgão federal

 

Contratação direta - Dispensa

 

Contratação direta - Inexigibilidade

     X

Pregão eletrônico

    

Pregão eletrônico pelo Sistema de Registro de Preços

 

Pregão Presencial

 

Outros (indicar a modalidade)

 

2.7. Qual a expectativa de tempo de utilização ou validade do objeto a ser contratado?

[  ] Menos de 1 ano   [  ] De 1 a 3 anos   [ x ] Mais de 3 anos

 

2.8. Unidades do Tribunal que farão uso da demanda ou serão beneficiadas

[  ] 1 unidade   [  ] 2 unidades   [  ] 3 unidades   [ X ] Mais de 3 unidades

Sede

 

2.9. Da forma de Aquisição do Objeto

A aquisição do objeto se dará pelo menor valor global.

 

2.10. Formalização da Contratação

A contratação será formalizada por meio de Contrato.

 

2.11. Período de Vigência do Contrato

A contratação terá vigência de 12 (doze) meses, prorrogável até o limite legal de 60 (sessenta) meses.

 

3. Análise prévia do mercado

Em consulta ao Banco de Preços foi observado que diversas empresas atuam no ramo de negócio compatível com a pretendida contratação e que atendem mais de uma cidade ou estado. Os certames mostram-se competitivos, de modo que a solução proposta é possível, viável e amplamente utilizada no formato proposto.

 

3.1. Tipo de solução a contratar.

[ X ] Serviço com posto de trabalho residente

[    ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado no local do contratante

[    ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado na sede da contratada ou em estabelecimentos credenciados pela contratada

[    ] Serviço por m² (metro quadrado)

[    ] Outros: Serviço comum sem dedicação exclusiva de mão de obra.

 

4. Estimativa de preços ou Preços Referenciais

4.1. Postos de Trabalho

        PESQUISAS

ENGENHEIRO ELETRICISTA

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

ARQUIVISTA

Planilha SAGC R$ 15.601,61 R$ 5.308,48 R$ 8.525,37
Pesquisa 1 R$ 18.570,77 R$ 4.274,98 R$ 6.860,08
Pesquisa 2 R$ 22.485,83 R$ 8.769,47 R$ 11.749,96
         MÉDIA R$ 18.886,07 R$ 6.117,64 R$ 9.045,14

A referência de preços unitários dos postos de trabalho foi obtida através de elaboração de planilha de custos e composição de preços baseada em Convenção Coletiva de Trabalho 2021, e pesquisa de preços em contratações similares de outros órgãos públicos, cujos procedimentos licitatórios foram concluídos em até 6 (seis) meses da data da pesquisa.

 

4.2. Horas-extras (planilha estimativa)

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
  QTD DIAS (AGO - OUT) JORNADA ORDINÁRIA SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO QUANTIDADE DE HORAS-EXTRAS POSTOS DE TRABALHO QTD HORAS ELEIÇÕES VALOR ESTIMADO
DIAS ÚTEIS 62 13h - 19h 19h - 20h 1 1 62 R$1.952,14
SÁBADO 11 13h - 17h 17h - 19h 2 1 22 R$692,70
DOMINGO/FERIADO 13 - 14h - 19h 5 1 65 R$2.728,80
SÁBADO ELEIÇÕES 2 13h - 17h 17h - 20h 3 1 6 R$188,92
DOMINGO ELEIÇÕES 2 - 8h - 17h 9 1 18 R$755,67
DOMINGO ELEIÇÕES ADICIONAL NOTURNO 2 - - 0 1 0 R$0,00
TOTAL R$6.318,23
               
ENGENHEIRO ELETRICISTA
  QTD DIAS (AGO - OUT) JORNADA ORDINÁRIA SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO QUANTIDADE DE HORAS-EXTRAS POSTOS DE TRABALHO QTD HORAS ELEIÇÕES VALOR ESTIMADO
DIAS ÚTEIS 62 13h - 19 h 19h - 20h 1 1 62 R$6.588,24
SÁBADO 11 13h - 17h 17h - 19h 2 1 22 R$2.337,76
DOMINGO/FERIADO 13 - 14h - 19h 5 1 65 R$9.209,37
SÁBADO ELEIÇÕES 2 8h -12h 12h - 20h 8 1 16 R$1.700,19
DOMINGO ELEIÇÕES 2 - 8h - 22h 14 1 28 R$3.967,11
DOMINGO ELEIÇÕES ADICIONAL NOTURNO 2 - 22h - 23h 1 1 2 R$340,04
TOTAL R$24.142,72
               
TOTAL GERAL R$30.460,95

 

A estimativa de horas-extras foi obtida com base na regulamentação do serviço extraordinário aplicada às Eleições 2020 0519581. Observou-se os horários limite de funcionamento do TRE/AP nos períodos excepcionais, em decorrência do ano eleitoral; também foi observada a jornada de trabalho ordinária do serviço pretendido. Após a comparação entre a jornada eventualmente alcançada pelo serviço extraordinário e a jornada ordinária, obteve-se a estimativa de horas-extras necessárias para a adequada prestação do serviço.

 

QUADRO-RESUMO ESTIMATIVA DE HORAS-EXTRAS
   
Encerramento do cadastro, 1º e 2º turno POSTO DE TRABALHO QTD HORAS DIA ÚTIL (50%) QTD HORAS SÁBADO (50%) QTD HORAS DOMINGO (100%) QTD HORAS DIA DA ELEIÇÃO (100%) QTD HORAS DIA DA ELEIÇÃO ADICIONAL NOTURNO (100%) VALOR DA HORA (50%) VALOR DA HORA (100%) VALOR DA HORA COM ADICIONAL NOTURNO (100%) TOTAL HORAS-EXTRAS
  Técnico Edificações 62 28 65 18 0 R$ 31,49  R$          41,98  R$          51,31  R$    6.318,23
Engenheiro Eletricista 62 38 65 28 2 R$ 106,26  R$        141,68  R$        170,02  R$  24.142,72
TOTAL  R$  30.460,95

O quadro-resumo das horas-extras estimativas foi obtido mediante preenchimento de planilha de custos e composição de preços para definir o valor unitário de cada hora de serviço, aplicando-se os critérios de horas-extras semanais e sábados (+50%), horas-extras domingos e feriados (+100%), horas-extras com adicional noturno (+20% sobre a hora normal diurna, incluindo o adicional de horas-extras).

 

4.3. Diárias de viagem (planilha estimativa)

DIÁRIAS 

 
ITEM VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE ANUAL VALOR PARA 12 MESES  
Diárias de viagem nível médio R$ 243,00 20 R$ 4.860,00  
Diárias de viagem nível superior R$ 297,00 67 R$ 19.899,00  
TOTAL   87 R$ 24.759,00  
         
  BASE DE CÁLCULO PARA O MÓDULO 6      24.759,00
MÓDULO 6 CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO %   VALOR R$
  Base de cálculo custos indiretos     R$ 24.759,00
A Custos indiretos 5,00%   R$ 1.237,95
  Base de cálculo lucro     R$ 25.996,95
  Lucro 5,00%   R$ 1.299,85
  Base de cálculos tributos 0,9135   R$ 29.881,55
B COFINS 3,00%   R$ 896,45
C PIS 0,65%   R$ 194,23
D ISS 5,00%   R$ 1.494,08
  Total dos tributos 8,65%   R$ 2.584,75
  TOTAL      R$ 29.881,55

O valor unitário da diária de viagem foi estabelecido pela Portaria 421/2015 TRE/AP 0539293, que prevê R$ 243,00 (duzentos e quarenta e três reais) para diária de posto de trabalho nível fundamental e médio, e R$ 297,00 (duzentos e noventa e sete reais) para posto de trabalho nível superior.

A estimativa de diárias foi definida observando informação das unidades requisitantes 0573657 / 0573763.

Além disso, da mesma forma que na planilha dos custos fixos incidem custos indiretos, lucro e tributos, o módulo 6 da planilha de composição de custos também vai incidir sobre essa parcela estimativa do contrato, para remunerar devidamente a contratada.

 

4.4. EPI's / Materiais (planilha estimativa)

EPI'S / MATERIAIS ESPECIFICAÇÃO        PESQUISA 1 PESQUISA 2 PESQUISA 3 MÉDIA
ITEM   VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE ANUAL VALOR PARA 12 MESES        
Botina material dielétrico Capaz de isolar a eletricidade, sem qualquer material metálico R$ 81,17 1 R$ 81,17 R$79,00 R$79,50 R$85,00 R$81,17
Botina resistente a choque mecânico   R$ 86,73 1 R$ 86,73 R$85,00 R$71,50 R$103,69 R$86,73
Luva isolante de borracha   R$ 317,23 1 R$ 317,23 R$389,70 R$289,00 R$273,00 R$317,23
Luva anti-corte   R$ 31,92 1 R$ 31,92 R$29,90 R$38,97 R$26,90 R$31,92
Capacete de segurança classe B Indicado para uso com risco de choque elétrico R$ 24,23 1 R$ 24,23 R$22,26 R$29,20 R$21,22 R$24,23
Capacete de segurança classe A   R$ 201,97 1 R$ 201,97 R$189,90 R$211,00 R$205,00 R$201,97
Óculos de proteção - resistente a chama e arcos elétricos   R$ 60,45 1 R$ 60,45 R$68,50 R$45,50 R$67,34 R$60,45
Óculos de proteção contra impactos de partículas volantes   R$ 14,30 2 R$ 28,59 R$15,00 R$11,90 R$15,99 R$14,30
Luva Nitrílica, descartável, sem talco. Caixa com 50 pares R$ 56,29 5 R$ 281,43 R$50,88 R$57,99 R$59,99 R$56,29
Jaleco Em tecido oxford, longo, com bolsos, cor azul R$ 75,27 2 R$ 150,53 R$79,90 R$69,90 R$76,00 R$75,27
Touca Branca, com elástico, material TNT, descartável. Pacote com 100 unidades R$ 19,65 2 R$ 39,30 R$17,15 R$19,90 R$21,90 R$19,65
Sapatilha Branca, com elástico, material TNT, descartável. Pacote com 100 unidades R$ 19,48 2 R$ 38,96 R$18,25 R$22,90 R$17,29 R$19,48
Máscara Máscara descartável,  tripla proteção. Pacote com 50 unidades R$ 34,46 5 R$ 172,30 R$28,90 R$34,90 R$39,58 R$34,46
                 
TOTAL   R$ 1.023,13   R$ 1.514,81        
                 
                 
                 
    BASE DE CÁLCULO PARA O MÓDULO 6      R$1.514,81      
MÓDULO 6   CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO %   VALOR R$      
    Base de cálculo custos indiretos     R$ 1.514,81      
A   Custos indiretos 5,00%   R$ 75,74      
    Base de cálculo lucro     R$ 1.590,55      
    Lucro 5,00%   R$ 79,53      
    Base de cálculos tributos 0,9135   R$ 1.828,22      
B   COFINS 3,00%   R$ 54,85      
C   PIS 0,65%   R$ 11,88      
D   ISS 5,00%   R$ 91,41      
    Total dos tributos 8,65%   R$ 158,14      
    TOTAL      R$ 1.828,22      

Devido ao histórico de outras contratações, em que havia a integração do custo de EPI's/Materiais no preço mensal fixo do posto de trabalho, o TRE/AP enfrentou situações de atraso ou falta de entrega dos materiais, cujo valor vinha sendo pago mensalmente à contratada. Visando prevenir despesas sem a entrega dos itens, optou-se por desmembrar esse custo, que passa a ser estimativo, ou seja, a empresa vai entregar os materiais e receber pelo que efetivamente entregar.

Da mesma forma que na planilha dos custos fixos incidem custos indiretos, lucro e tributos, o módulo 6 da planilha de composição de custos também vai incidir sobre essa parcela estimativa do contrato, para remunerar devidamente a contratada.

O valor de referência dos EPI's e materiais foi definido com base em pesquisa de preços unitários em site de vendas, e no mercado local 0573767 / 0573771 / 0573773, mediante composição média de no mínimo 3 três pesquisas para cada item.

 

5. Memórias de cálculo da estimativa de preços e documentos que lhe dão suporte

O valor global estimado foi definido mediante composição com os seguintes documentos:

1) Preenchimento da planilha de custos, com base nas seguintes Convenções Coletivas de Trabalho 2021:

a) Arquivista: CCT 2021/2021 DF000038/2021 do Sindicato das empresas de asseio, conservação, trab temporário e serviços terceirizáveis do DF e Sindicato dos empr de empr de asseio, conservação, trab temporário, prest serviços e serv terceirizáveis do DF 0572977 / 0572980. Utilizou-se a CCT do Distrito Federal primeiramente porque não foi localizada CCT que contempla a categoria no Estado do Amapá; além disso, é importante registrar que o Estado do Amapá não é contemplado com curso superior em Arquivologia, o que dificulta a atração de profissionais qualificados para o serviço. Por outro lado, em pesquisa nacional de salários da categoria 0572980 foram extraídos dados dos Estados que mais contratam arquivistas no país e as melhores remunerações, que funcionam como atrativo de qualidade do serviço:

SP R$ 4.775,47
ES R$ 3.846,61
MG R$ 3.499,48
CCT DF R$ 3.713,60

 

Nota-se que a remuneração da CCT DF, utilizada como referência salarial para a contratação pretendida, está compatível com a remuneração paga aos profissionais melhor reconhecidos nacionalmente. É um critério relevante a considerar na composição de preços, sob pena de se concluir a licitação pelo menor valor global, mas inviabilizar ao contratado que disponibilize profissional com a expertise esperada pelo contratante.

Tendo em vista a existência da CCT AP que regulamenta a prestação de serviços terceirizáveis no Estado do Amapá, a CCT 2021/2022 AP00006/2021 também foi utilizada para composição do posto de arquivista, no que diz respeito aos benefícios mensais e diários, e outras regulamentações, exceto a base salarial.

b) Engenheiro eletricista: A categoria não aparece em Convenção Coletiva do Estado do Amapá. Por sua vez, a Lei 4.950-A/1966 0572994 dispõe sobre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária, definindo o salário-base do Engenheiro Eletricista calculado em 6 (seis) vezes o maior salário-mínimo comum vigente no país, de modo que foi utilizado como referência salarial a projeção do salário-minimo nacional para 2022, no valor de R$ 1.212,00 (um mil duzentos e doze reais), não havendo regulamentação, nem previsão na planilha de custos quanto a pagamento de benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

c) Técnico em edificações: CCT 2021/2022 AP00006/2021 do Sindicato das empresas de prestação de serviços do Estado do Amapá e Sindicato dos empregados em empresas de prestação de serviços a terceiros, colocação e administração de mão de obra, trabalho temporário.

 

2) Preenchimento da planilha de custos, com base nas referências descritas no item 1, para composição do custo unitário das horas-extras e adicional noturno sobre horas-extras;

3) Preenchimento da planilha de custos estimativos  (diárias e EPI's), com incidência do módulo 6 (custos indiretos, lucro e tributos).

QUADRO-RESUMO

SERVIÇO VALOR MENSAL DO POSTO DE TRABALHO QTD POSTOS TOTAL
ARQUIVISTA R$8.525,37 1 R$8.525,37
TÉCNICO EDIFICAÇÕES R$5.308,48 1 R$5.308,48
ENGENHEIRO ELETRICISTA R$15.627,33 1 R$15.627,33
Quantidade de postos de trabalho 3  
TOTAL MENSAL SERVIÇO R$29.461,18
TOTAL ANUAL SERVIÇO R$353.534,13
CUSTOS ESTIMATIVOS VALOR ESTIMADO ANUAL
MATERIAIS / EPI R$1.828,22
DIÁRIAS     R$29.881,55
HORAS-EXTRAS     R$30.460,95
TOTAL ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS R$62.170,73
TOTAL ANUAL (SERVIÇO + CUSTOS ESTIMATIVOS) R$415.704,86

 

6. Modelo de Proposta de Preços

MODELO DE PROPOSTA - RESUMO

Empresa:  
CNPJ:  
Endereço:  
Representante legal:  
Telefone/e-mail:  
Data e validade da proposta:  
Dados bancários:  

LOTE ÚNICO

ITEM 

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE DE POSTOS

VALOR UNITÁRIO DO POSTO DE TRABALHO

VALOR MENSAL DO SERVIÇO

VALOR ANUAL

1

Arquivista 1 R$_________ R$___________ R$_________

2

Técnico em Edificações 1 R$_________ R$___________ R$_________

3

Engenheiro Eletricista 1 R$_________ R$___________ R$_________

VALOR ANUAL DO SERVIÇO (CUSTOS FIXOS: POSTOS DE TRABALHO)

R$_________

4

Materiais/EPI R$_________

5

Diárias de viagem R$_________

6

Horas-extras R$_________

VALOR ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS (MATERIAIS/EPI+DIÁRIAS + HORAS-EXTRAS)

R$_________

VALOR GLOBAL ANUAL (CUSTOS FIXOS + CUSTOS ESTIMATIVOS)

R$_________

A proposta será composta do preenchimento das seguintes planilhas:

1) Planilha de custos e formação de preços: Arquivista

2) Planilha de custos e formação de preços: Técnico em edificações

3) Planilha de custos e formação de preços: Técnico em edificações horas-extras

4) Planilha de custos e formação de preços: Engenheiro eletricista

5) Planilha de custos e formação de preços: Engenheiro eletricista horas-extras

6) Planilha de custos e formação de preços: Engenheiro eletricista adicional noturno horas-extras

7) Planilha de custos Materiais / EPI

8) Planilha de custos diárias de viagem

9) Quadro-resumo estimativa de horas-extras

10) Proposta global anual - Resumo

 

7. Sugestão da Equipe de Fiscalização contratual

Fiscalização Técnica:

(Servidor que acompanhará  a prestação dos serviços e auxiliará a Fiscalização Administrativa na prática de atos e colheita de informações)

Adson Cardoso Monteiro / Jane Maria da Silva Dias

 

 

E-mail do servidor:

 

adson.monteiro@tre-ap.jus.br / jane.silva@tre-ap.jus.br

Telefone:

 

 

Fiscalização Administrativa:

(Servidor que fará a gestão do contrato administrativo nos aspectos da vigência, prorrogação, extinção e aplicação de penalidades administrativas)

 

 

Marcelle Ferreira

 

E-mail do servidor:

 

marcelle.ferreira@tre-ap.jus.br

Telefone:

 

 

8. Declaração de Viabilidade ou não da contratação

Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem à demanda. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser contratado será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa.

Na proposta orçamentária pleitos 2022 houve planejamento para adicional de horas-extras 0000297-41.2021.6.03.8000.

 

9. Dotação Orçamentária

 

Exercício 2022. Despesa agregada: Apoio administrativo, técnico operacional.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Chefe(a) de Seção, em 03/01/2022, às 17:43, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0570071 e o código CRC 8E5AABEC.