Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/SAO/CSG/SAGC

Data de início: 16/04/2021

Unidade de origem: Seção de Acompanhamento e Gestão de Contratos

Interessado(s): Coordenadoria de Serviços Gerais / 2ª, 6ª e 10ª Zonas Eleitorais

Objeto:

Visibilidade: Público

Prioridade: Alta

PA/SEI n°: 0000851-73.2021.6.03.8000

 

1. Objeto a Contratar

Contratação do serviço terceirizado de agentes de portaria e supervisor/encarregado de prédio, para atender a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e Zonas Eleitorais.

 

1.1. Legislação aplicável ao objeto

Decreto nº 9507/2018. Dispõe sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

IN 01/2010 SLTI. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015 - Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas [...] nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal.

Lei 8.666/93 - Lei de licitações e contratos

 

2. Justificativa da contratação / Resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis

2.1. O TRE/AP utiliza o serviço de agentes de portaria desde 2016, quando foi extinta a vigilância armada e iniciada a contratação da vigilância por monitoramento remoto. A contratação do serviço de agentes de portaria visa complementar as medidas de controle e segurança, mediante organização e controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, veículos e materiais que diariamente acessam as dependências do TRE/AP e Zonas Eleitorais.

Em linhas gerais, a contratação é necessária para viabilizar de forma qualificada o acesso às dependências do TRE/AP e Zonas Eleitorais atendidas, com atuação no controle do acesso de pessoas e materiais, além da fiscalização patrimonial. O fundamento da contratação também consiste em desencorajar possíveis tentativas de violação do local, inibir a ação de invasores, depredadores e pessoas mal intencionadas.

2.2. Com a redução do quadro de pessoal de Agentes de Segurança Institucional no decorrer dos últimos anos, a logística de encerramento das atividades diárias no TRE/AP ficou comprometida, devido a carência de pessoal, além da ausência de atribuições funcionais específicas para tais atividades. Visando suprir essa lacuna, a contratação do serviço de supervisor de prédio faz-se necessária para, além do apoio na organização e controle do fluxo de entrada e saída de pessoas e veículos, atender a verificação diária dos ambientes e o fechamento do prédio do edifício-sede do TRE/AP.

 

2.1. Há outras soluções de mercado que atenderiam a necessidade do órgão?

A unidade de planejamento não identificou nas pesquisas realizadas em contratações públicas, outras soluções de mercado que atendam a necessidade do órgão.

 

A solução proposta é adequada e vem sendo contratada por órgãos públicos e empresas privadas como medida complementar de segurança e controle.

 

2.2. Quantitativo previsto e critério utilizado para definir a quantidade solicitada

2.2.1. Definido de acordo com a execução da contratação anterior e observação das necessidades que surgiram durante sua execução.

ITEM POSTOS DE TRABALHO QUANTIDADE
1 Agentes de portaria 08
2 Supervisor de prédios 01

 

2.3. Avaliação de contratações anteriores

 

 

2.3.1. Existe um contrato atual vigente com objeto a ser licitado?

X

Sim.

 

Não.

 

2.3.2. O novo termo de referência estabeleceu alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior:

    X

Sim. Além da inclusão do serviço de supervisor de prédio, a nova contratação vai contemplar o pagamento de horas-extras autorizadas, combinado com o usufruto de banco de horas em razão de serviço extraordinário prestado. Também será implementada uma ferramenta de medição da jornada de trabalho própria do TRE/AP para auxiliar a gestão no acompanhamento das horas-extras e banco de horas.

 

Não.

 

2.4. Justificativa para o parcelamento/divisibilidade ou não da solução, levando em consideração o mercado fornecedor (Súmula TCU nº 247):

2.4.1. É tecnicamente viável dividir a solução?

   

Não se aplica.

     X

Não. Justificar: A licitação em lote único se dá em razão da impossibilidade dos itens serem prestados por empresas diversas, devido a dependência de funcionamento de um em relação aos outros.

  

Sim.

 

2.4.2. É economicamente viável dividir a solução?

     X

Não. Justificar: É inviável dividir a solução devido a dependência de funcionamento de um item em relação aos outros.

  

Sim.

 

 

2.4.3. Há perda de escala ao dividir a solução?

 

  

Não. Justificar:

     X

Sim.

 

2.4.4. Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução?

     X

Não. Justificar: Ante a inviabilidade de divisão da solução não há que se cogitar de ampliação da competitividade. O serviço envolve a apresentação de postos de trabalho e de um supervisor desses postos, portanto, viabilizar para que duas ou mais empresas prestem o serviço significaria permitir a ingerência de uma empresa sobre outra.

 

Sim.

 

2.4.5. Conclusão:

 

É possível a contratação da solução de forma divisível sem que haja prejuízo nos aspectos técnicos, econômicos e de competitividade.

     X  

Todos ou alguns itens da solução devem ser agrupados em lotes para o fornecimento por uma única empresa. Justificar: Todos os itens da solução são co-dependentes entre si, razão pela qual não se recomenda nem se justifica a divisão da solução.

 

2.5. Definir e justificar se o serviço é de natureza comum e contínua

2.5.1. Trata-se de serviço comum, tendo em vista que as especificações técnicas e padrões de execução não apresentam critérios de especialidade capazes de inviabilizar a seleção de fornecedores com base no menor preço ou no maior desconto.

2.5.2. Os serviços devem ser prestados de forma contínua e indireta, através de empresa do ramo, em conformidade com as normas que regulam a atividade. A necessidade do serviço não é pontual uma vez que se estende para mais de um exercício, portanto possui natureza contínua.

2.5.3. O caráter continuado do serviço é determinado por sua essencialidade para o bom desenvolvimento das atividades da Justiça Eleitoral do Amapá, visto estar voltado a execução de suas atribuições finalísticas, de modo que a interrupção da execução compromete o cumprimento da missão institucional do órgão.

2.5.4. O serviço pretendido constitui-se em atividade acessória, instrumental e complementar à atividade-fim do TRE/AP.

 

2.6. Sugestão de Modalidade da Contratação

        

Adesão à ata de outro órgão federal

 

Contratação direta - Dispensa

 

Contratação direta - Inexigibilidade

     X

Pregão eletrônico

    

Pregão eletrônico pelo Sistema de Registro de Preços

 

Pregão Presencial

 

Outros (indicar a modalidade)

 

2.7. Qual a expectativa de tempo de utilização ou validade do objeto a ser contratado?

[  ] Menos de 1 ano   [  ] De 1 a 3 anos   [ x ] Mais de 3 anos

 

2.8. Unidades do Tribunal que farão uso da demanda ou serão beneficiadas

[  ] 1 unidade   [  ] 2 unidades   [  ] 3 unidades   [ X ] Mais de 3 unidades

Sede, 2ª ZE, 6ª ZE e 10ª ZE.

 

2.9. Da forma de Aquisição do Objeto

A aquisição do objeto se dará pelo menor valor global.

 

2.10. Formalização da Contratação

A contratação será formalizada por meio de Contrato.

 

2.11. Período de Vigência do Contrato

A contratação terá vigência de 12 (doze) meses, prorrogável até o limite legal de 60 (sessenta) meses.

 

3. Análise prévia do mercado

Em consulta ao Banco de Preços observa-se que diversas empresas atuam no ramo de negócio compatível com a pretendida contratação e que atendem mais de uma cidade ou estado. Os certames mostram-se competitivos, de modo que a solução proposta é uma eficiente ferramenta de controle e segurança.

 

3.1. Tipo de solução a contratar.

[ X ] Serviço com posto de trabalho residente

[    ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado no local do contratante

[    ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado na sede da contratada ou em estabelecimentos credenciados pela contratada

[    ] Serviço por m² (metro quadrado)

[    ] Outros: Serviço comum sem dedicação exclusiva de mão de obra.

 

4. Estimativa de preços ou Preços Referenciais

4.1. Postos de Trabalho

        PESQUISAS

AGENTES DE PORTARIA

PESQUISAS

           SUPERVISOR/ENCARREGADO DE PRÉDIO
Planilha SAGC R$ 3.907,87 Planilha SAGC R$ 5.752,64
Pesquisa 1 0520472 R$ 4.124,82 Pesquisa 1 0520492 R$ 6.557,25
Pesquisa 2 0520474 R$ 3.616,70 Pesquisa 2 0520493 R$ 6.877,75
Pesquisa 3 0520487 R$ 3.626,30 Pesquisa 3 0520502 R$ 6.859,30
         MÉDIA R$ 3.818,92   R$ 6.511,73

A referência de preços unitários dos postos de trabalho foi obtida através de elaboração de planilha de custos e composição de preços baseada em Convenção Coletiva de Trabalho 2021, e pesquisa de preços em contratações similares de outros órgãos públicos, cujos procedimentos licitatórios foram concluídos em até 12 (meses) da data da pesquisa.

 

4.2. Horas-extras (planilha estimativa)

                                                                                                                  AGENTES DE PORTARIA
  QTD DIAS (AGO - OUT) PONTO SERVIDORES JORNADA ORDINÁRIA SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO QUANTIDADE DE HORAS-EXTRAS POSTOS DE TRABALHO QTD HORAS ENCERRAMENTO CADASTRO QTD HORAS ELEIÇÕES TOTAL HORAS CADASTRO + ELEIÇÕES VALOR ESTIMADO
DIAS ÚTEIS 62 07h45 - 20h 07h30 - 13h30 / 13h30 - 19h30 19h30 - 21h 1,5 4 6 372 378 R$8.296,15
SÁBADO 11 8h - 19h 07h30 - 11h30 / 11h30 - 15h30 15h30 - 20h 4,5 4 18 198 216 R$4.740,66
DOMINGO/FERIADO 13 14h - 19h - 13h30 - 19h30 6 4 24 312 336 R$9.832,48
SÁBADO ELEIÇÕES 2 7h - 20h 06h30 - 10h30 / 10h30 - 14h30 14h30 - 20h30 6 4             - 48 48 R$1.053,48
DOMINGO ELEIÇÕES 2 5h - 1 h após totalização              - 5h - 22h 17 4             - 136 136 R$3.979,81
DOMINGO ELEIÇÕES ADICIONAL NOTURNO 2 1 h após a totalização              - 22h - 24h 2 4            - 16 16 R$562,78
                                                                                                                                  TOTAL R$28.465,36
                     
                                                                                                                                          SUPERVISOR/ENCARREGADO
  QTD DIAS (AGO - OUT) PONTO SERVIDORES JORNADA ORDINÁRIA SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO QUANTIDADE DE HORAS-EXTRAS POSTOS DE TRABALHO QTD HORAS ENCERRAMENTO CADASTRO QTD HORAS ELEIÇÕES TOTAL HORAS CADASTRO + ELEIÇÕES VALOR ESTIMADO
DIAS ÚTEIS 62 07h45 - 20h 14h - 20h 20h - 21h 1 1 1 62 63 R$2.199,19
SÁBADO 11 8h - 19h 14h - 18h 18h - 20h 2 1 2 22 24 R$837,79
DOMINGO/FERIADO 13 14h - 19h - 13h30 - 19h30 6 1 6 78 84 R$3.909,67
SÁBADO ELEIÇÕES 2 7h - 20h 14h - 18h 14h30 - 20h30 10 1 - 20 20 R$698,16
DOMINGO ELEIÇÕES 2 5h - 1 h após totalização - 5h - 22h 17 1 - 34 34 R$1.582,49
DOMINGO ELEIÇÕES ADICIONAL NOTURNO 2 1 h após a totalização - 22h - 24h 2 1 - 4 4 R$223,47
                                                                                                                               TOTAL R$9.450,75
                     
                                                                                                                          TOTAL GERAL R$37.916,12

 

A estimativa de horas-extras foi obtida com base na regulamentação do serviço extraordinário aplicada às Eleições 2020 0519581. Observou-se os horários limite de funcionamento do TRE/AP nos períodos excepcionais, em decorrência do encerramento do cadastro eleitoral e do ano eleitoral; também foi observada a jornada de trabalho ordinária do serviço de agentes de portaria. Após a comparação entre a jornada necessária e a jornada ordinária, obteve-se a estimativa de horas-extras necessárias para a adequada prestação do serviço.

 

                                                                                            QUADRO-RESUMO ESTIMATIVA DE HORAS-EXTRAS
Encerramento do cadastro, 1º e 2º turno POSTO DE TRABALHO QTD HORAS DIA ÚTIL (50%) QTD HORAS SÁBADO (50%) QTD HORAS DOMINGO (100%) QTD HORAS DIA DA ELEIÇÃO (100%) QTD HORAS DIA DA ELEIÇÃO ADICIONAL NOTURNO (100%) VALOR DA HORA (50%) VALOR DA HORA (100%) VALOR DA HORA COM ADICIONAL NOTURNO (100%) TOTAL HORAS-EXTRAS
  Agente de portaria 378 264 336 136 16 R$ 21,95  R$ 29,26  R$ 35,17  R$  28.465,36
Supervisor II 63 44 84 34 4 R$ 34,91  R$ 46,54  R$ 55,87  R$    9.450,75
                                                                                                                                  TOTAL  R$  37.916,12

O quadro-resumo das horas-extras estimativas foi obtido mediante preenchimento de planilha de custos e composição de preços para definir o valor unitário de cada hora de serviço, aplicando-se os critérios de horas-extras semanais e sábados (+50%), horas-extras domingos e feriados (+100%), horas-extras com adicional noturno (+20% sobre a hora normal diurna, incluindo o adicional de horas-extras).

 

4.3. Uniforme (planilha estimativa)

               UNIFORME        Preços unitários 1 Preços unitários 2 Preços unitários 3 MÉDIA
ITEM VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE ANUAL VALOR PARA 12 MESES        
Calça social 0520543 R$ 66,82 36 R$ 2.405,40 R$61,90 R$74,99 R$63,56 R$66,82
Camisa social manga longa 0520537 R$ 57,73 36 R$ 2.078,28 R$49,90 R$58,39 R$64,90 R$57,73
Camisa social manga curta 0520541 R$ 40,30 36 R$ 1.450,80 R$40,70 R$39,70 R$40,50 R$40,30
Gravata / lenço 0520549 R$ 19,83 18 R$ 356,88 R$19,99 R$20,00 R$19,49 R$19,83
Cinto social de couro 0520547 R$ 46,32 18 R$ 833,82 R$35,00 R$53,98 R$49,99 R$46,32
Meia social 0520552 R$ 5,59 108 R$ 603,72 R$4,59 R$5,99 R$6,19 R$5,59
Sapato social de couro 0520553 R$ 85,59 18 R$ 1.540,62 R$78,90 R$79,00 R$98,87 R$85,59
TOTAL R$ 322,18   R$ 9.269,52        
               
  BASE DE CÁLCULO PARA O MÓDULO 6      9.269,52      
MÓDULO 6 CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO %   VALOR R$      
  Base de cálculo custos indiretos     R$ 9.269,52      
A Custos indiretos 5,00%   R$ 463,48      
  Base de cálculo lucro     R$ 9.733,00      
  Lucro 5,00%   R$ 486,65      
  Base de cálculos tributos 0,9135   R$ 11.187,35      
B COFINS 3,00%   R$ 335,62      
C PIS 0,65%   R$ 72,72      
D ISS 5,00%   R$ 559,37      
  Total dos tributos 8,65%   R$ 967,71      
  TOTAL UNIFORMES     R$ 11.187,35      

Devido ao histórico de outras contratações, em que havia a integração do custo de uniformes no preço mensal fixo do posto de trabalho, o TRE/AP enfrentou situações de grande atraso na troca dos uniformes cujo valor vinha sendo pago mensalmente à contratada. Visando prevenir despesas sem a entrega dos itens, optou-se por desmembrar esse custo de uniforme, que passa a ser estimativo, ou seja, a empresa vai entregar os uniformes e receber pelo que efetivamente entregar.

Da mesma forma que na planilha dos custos fixos incidem custos indiretos, lucro e tributos, o módulo 6 da planilha de composição de custos também vai incidir sobre essa parcela estimativa do contrato, para remunerar devidamente a contratada.

O valor de referência dos uniformes foi definido com base em pesquisa de preços unitários em site de vendas, mediante composição média de no mínimo 3 três pesquisas para cada item.

 

5. Memórias de cálculo da estimativa de preços e documentos que lhe dão suporte

O valor global estimado foi definido mediante composição com os seguintes documentos: 1) Preenchimento da planilha de custos, com base na Convenção Coletiva de Trabalho 2021 de prestação de serviços do Estado do Amapá, para referência do custo fixo dos postos de trabalho; 2) Preenchimento da planilha de custos, com base na Convenção Coletiva de Trabalho 2021 de prestação de serviços do Estado do Amapá, para referência do custo unitário das horas-extras e adicional noturno sobre horas-extras; 3) Preenchimento da planilha de uniformes, com incidência do módulo 6 (custos indiretos, lucro e tributos).

                                  SERVIÇO VALOR MENSAL DO POSTO DE TRABALHO QTD POSTOS                   TOTAL
AGENTES DE PORTARIA MACAPÁ R$3.907,87 6 R$23.447,23
AGENTES DE PORTARIA SANTANA R$3.902,50 2 R$7.805,00
SUPERVISOR/ENCARREGADO DE PRÉDIO R$5.752,64 1 R$5.752,64
Quantidade de postos de trabalho 9  
TOTAL MENSAL SERVIÇO R$37.004,88
TOTAL ANUAL SERVIÇO R$444.058,55
CUSTOS ESTIMATIVOS VALOR ESTIMADO ANUAL
UNIFORMES R$11.187,35
HORAS-EXTRAS     R$37.916,12
TOTAL ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS R$49.103,47
VALOR GLOBAL ANUAL (SERVIÇO + CUSTOS ESTIMATIVOS) R$493.162,02

 

6. Modelo de Proposta de Preços

 

                                                                                                        MODELO DE PROPOSTA -  RESUMO
Empresa:  
CNPJ:  
Endereço:  
Representante legal:  
Telefone/e-mail:  
Data e validade da proposta:  
Dados bancários:  
               LOTE ÚNICO
                      ITEM            DESCRIÇÃO       QUANTIDADE DE POSTOS VALOR UNITÁRIO DO POSTO DE TRABALHO VALOR MENSAL DO SERVIÇO VALOR ANUAL
                          1 Agentes de portaria Macapá                             6 R$_________ R$___________ R$_________
                          2 Agentes de portaria Santana                             2 R$_________ R$___________ R$_________
                          3 Supervisor/Encarregado de prédio                             1 R$_________ R$___________ R$_________
                                               VALOR ANUAL DO SERVIÇO (CUSTOS FIXOS: POSTOS DE TRABALHO) R$_________
                          4 Uniformes R$_________
                          5 Horas-extras R$_________
                                              VALOR ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS (UNIFORMES + HORAS-EXTRAS) R$_________
                                              VALOR GLOBAL ANUAL (CUSTOS FIXOS + CUSTOS ESTIMATIVOS) R$_________

A proposta será composta do preenchimento das seguintes planilhas:

1) Planilha de custos e formação de preços: Agentes de portaria Macapá

2) Planilha de custos e formação de preços: Agentes de portaria Santana

3) Planilha de custos e formação de preços: Supervisor/encarregado de prédio Macapá

4) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras agentes de portaria

5) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras + adicional noturno agentes de portaria

6) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras supervisor/encarregado de prédio

7) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras + adicional noturno supervisor/encarregado de prédio

8) Quadro-resumo estimativa de horas-extras

9) Planilha de custos uniformes

10) Proposta global anual - Resumo

 

7. Sugestão da Equipe de Fiscalização contratual

Fiscalização Técnica:

(Servidor que acompanhará  a prestação dos serviços e auxiliará a Fiscalização Administrativa na prática de atos e colheita de informações)

 

Clauriana Castro Oliveira da Costa

 

 

E-mail do servidor:

 

clauriana.costa@tre-ap.jus.br

Telefone:

 

 

Fiscalização Administrativa:

(Servidor que fará a gestão do contrato administrativo nos aspectos da vigência, prorrogação, extinção e aplicação de penalidades administrativas)

 

 

Marcelle Ferreira

 

E-mail do servidor:

 

marcelle.ferreira@tre-ap.jus.br

Telefone:

 

 

8. Declaração de Viabilidade ou não da contratação

Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem à demanda. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser contratado será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa.

Na proposta orçamentária pleitos 2022 houve planejamento para adicional de horas-extras 0000297-41.2021.6.03.8000.

 

9. Dotação Orçamentária

 

Exercício 2021. Despesa agregada: Apoio administrativo, técnico operacional. Porteiros.


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Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Chefe de Seção, em 13/05/2021, às 17:25, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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