Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/SAO/CSG/SAGC
Data de início: 16/04/2021
Unidade de origem: Seção de Acompanhamento e Gestão de Contratos
Interessado(s): Coordenadoria de Serviços Gerais / 2ª, 6ª e 10ª Zonas Eleitorais
Objeto:
Visibilidade: Público
Prioridade: Alta
PA/SEI n°: 0000851-73.2021.6.03.8000
1. Objeto a Contratar
Contratação do serviço terceirizado de agentes de portaria e supervisor/encarregado de prédio, para atender a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e Zonas Eleitorais.
1.1. Legislação aplicável ao objeto
Decreto nº 9507/2018. Dispõe sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
IN 01/2010 SLTI. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.
Decreto n° 8.538, de 06 de outubro de 2015 - Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas [...] nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública federal.
Lei 8.666/93 - Lei de licitações e contratos
2. Justificativa da contratação / Resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponíveis
2.1. O TRE/AP utiliza o serviço de agentes de portaria desde 2016, quando foi extinta a vigilância armada e iniciada a contratação da vigilância por monitoramento remoto. A contratação do serviço de agentes de portaria visa complementar as medidas de controle e segurança, mediante organização e controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, veículos e materiais que diariamente acessam as dependências do TRE/AP e Zonas Eleitorais.
Em linhas gerais, a contratação é necessária para viabilizar de forma qualificada o acesso às dependências do TRE/AP e Zonas Eleitorais atendidas, com atuação no controle do acesso de pessoas e materiais, além da fiscalização patrimonial. O fundamento da contratação também consiste em desencorajar possíveis tentativas de violação do local, inibir a ação de invasores, depredadores e pessoas mal intencionadas.
2.2. Com a redução do quadro de pessoal de Agentes de Segurança Institucional no decorrer dos últimos anos, a logística de encerramento das atividades diárias no TRE/AP ficou comprometida, devido a carência de pessoal, além da ausência de atribuições funcionais específicas para tais atividades. Visando suprir essa lacuna, a contratação do serviço de supervisor de prédio faz-se necessária para, além do apoio na organização e controle do fluxo de entrada e saída de pessoas e veículos, atender a verificação diária dos ambientes e o fechamento do prédio do edifício-sede do TRE/AP.
2.1. Há outras soluções de mercado que atenderiam a necessidade do órgão?
A unidade de planejamento não identificou nas pesquisas realizadas em contratações públicas, outras soluções de mercado que atendam a necessidade do órgão.
A solução proposta é adequada e vem sendo contratada por órgãos públicos e empresas privadas como medida complementar de segurança e controle.
2.2. Quantitativo previsto e critério utilizado para definir a quantidade solicitada
2.2.1. Definido de acordo com a execução da contratação anterior e observação das necessidades que surgiram durante sua execução.
ITEM | POSTOS DE TRABALHO | QUANTIDADE |
1 | Agentes de portaria | 08 |
2 | Supervisor de prédios | 01 |
2.3. Avaliação de contratações anteriores
2.3.1. Existe um contrato atual vigente com objeto a ser licitado? |
X |
Sim. |
|
Não. |
2.3.2. O novo termo de referência estabeleceu alguma melhoria ou alteração substancial em relação à contratação anterior: |
X |
Sim. Além da inclusão do serviço de supervisor de prédio, a nova contratação vai contemplar o pagamento de horas-extras autorizadas, combinado com o usufruto de banco de horas em razão de serviço extraordinário prestado. Também será implementada uma ferramenta de medição da jornada de trabalho própria do TRE/AP para auxiliar a gestão no acompanhamento das horas-extras e banco de horas. |
Não. |
2.4. Justificativa para o parcelamento/divisibilidade ou não da solução, levando em consideração o mercado fornecedor (Súmula TCU nº 247):
2.4.1. É tecnicamente viável dividir a solução? |
Não se aplica. |
|
X |
Não. Justificar: A licitação em lote único se dá em razão da impossibilidade dos itens serem prestados por empresas diversas, devido a dependência de funcionamento de um em relação aos outros. |
|
Sim. |
2.4.2. É economicamente viável dividir a solução? |
X |
Não. Justificar: É inviável dividir a solução devido a dependência de funcionamento de um item em relação aos outros. |
|
Sim. |
2.4.3. Há perda de escala ao dividir a solução?
|
Não. Justificar: |
|
X |
Sim. |
2.4.4. Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução? |
X |
Não. Justificar: Ante a inviabilidade de divisão da solução não há que se cogitar de ampliação da competitividade. O serviço envolve a apresentação de postos de trabalho e de um supervisor desses postos, portanto, viabilizar para que duas ou mais empresas prestem o serviço significaria permitir a ingerência de uma empresa sobre outra. |
|
Sim. |
2.4.5. Conclusão: |
|
É possível a contratação da solução de forma divisível sem que haja prejuízo nos aspectos técnicos, econômicos e de competitividade. |
X |
Todos ou alguns itens da solução devem ser agrupados em lotes para o fornecimento por uma única empresa. Justificar: Todos os itens da solução são co-dependentes entre si, razão pela qual não se recomenda nem se justifica a divisão da solução. |
2.5. Definir e justificar se o serviço é de natureza comum e contínua
2.5.1. Trata-se de serviço comum, tendo em vista que as especificações técnicas e padrões de execução não apresentam critérios de especialidade capazes de inviabilizar a seleção de fornecedores com base no menor preço ou no maior desconto.
2.5.2. Os serviços devem ser prestados de forma contínua e indireta, através de empresa do ramo, em conformidade com as normas que regulam a atividade. A necessidade do serviço não é pontual uma vez que se estende para mais de um exercício, portanto possui natureza contínua.
2.5.3. O caráter continuado do serviço é determinado por sua essencialidade para o bom desenvolvimento das atividades da Justiça Eleitoral do Amapá, visto estar voltado a execução de suas atribuições finalísticas, de modo que a interrupção da execução compromete o cumprimento da missão institucional do órgão.
2.5.4. O serviço pretendido constitui-se em atividade acessória, instrumental e complementar à atividade-fim do TRE/AP.
2.6. Sugestão de Modalidade da Contratação
Adesão à ata de outro órgão federal |
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Contratação direta - Dispensa |
|
Contratação direta - Inexigibilidade |
|
X |
Pregão eletrônico |
Pregão eletrônico pelo Sistema de Registro de Preços |
|
Pregão Presencial |
|
Outros (indicar a modalidade) |
2.7. Qual a expectativa de tempo de utilização ou validade do objeto a ser contratado?
[ ] Menos de 1 ano [ ] De 1 a 3 anos [ x ] Mais de 3 anos
2.8. Unidades do Tribunal que farão uso da demanda ou serão beneficiadas
[ ] 1 unidade [ ] 2 unidades [ ] 3 unidades [ X ] Mais de 3 unidades
Sede, 2ª ZE, 6ª ZE e 10ª ZE.
2.9. Da forma de Aquisição do Objeto
A aquisição do objeto se dará pelo menor valor global.
2.10. Formalização da Contratação
A contratação será formalizada por meio de Contrato.
2.11. Período de Vigência do Contrato
A contratação terá vigência de 12 (doze) meses, prorrogável até o limite legal de 60 (sessenta) meses.
3. Análise prévia do mercado
Em consulta ao Banco de Preços observa-se que diversas empresas atuam no ramo de negócio compatível com a pretendida contratação e que atendem mais de uma cidade ou estado. Os certames mostram-se competitivos, de modo que a solução proposta é uma eficiente ferramenta de controle e segurança.
3.1. Tipo de solução a contratar.
[ X ] Serviço com posto de trabalho residente
[ ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado no local do contratante
[ ] Serviço por demanda, sem posto de trabalho residente, realizado na sede da contratada ou em estabelecimentos credenciados pela contratada
[ ] Serviço por m² (metro quadrado)
[ ] Outros: Serviço comum sem dedicação exclusiva de mão de obra.
4. Estimativa de preços ou Preços Referenciais
4.1. Postos de Trabalho
PESQUISAS |
AGENTES DE PORTARIA |
PESQUISAS |
SUPERVISOR/ENCARREGADO DE PRÉDIO |
Planilha SAGC | R$ 3.907,87 | Planilha SAGC | R$ 5.752,64 |
Pesquisa 1 0520472 | R$ 4.124,82 | Pesquisa 1 0520492 | R$ 6.557,25 |
Pesquisa 2 0520474 | R$ 3.616,70 | Pesquisa 2 0520493 | R$ 6.877,75 |
Pesquisa 3 0520487 | R$ 3.626,30 | Pesquisa 3 0520502 | R$ 6.859,30 |
MÉDIA | R$ 3.818,92 | R$ 6.511,73 |
A referência de preços unitários dos postos de trabalho foi obtida através de elaboração de planilha de custos e composição de preços baseada em Convenção Coletiva de Trabalho 2021, e pesquisa de preços em contratações similares de outros órgãos públicos, cujos procedimentos licitatórios foram concluídos em até 12 (meses) da data da pesquisa.
4.2. Horas-extras (planilha estimativa)
AGENTES DE PORTARIA | ||||||||||
QTD DIAS (AGO - OUT) | PONTO SERVIDORES | JORNADA ORDINÁRIA | SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO | QUANTIDADE DE HORAS-EXTRAS | POSTOS DE TRABALHO | QTD HORAS ENCERRAMENTO CADASTRO | QTD HORAS ELEIÇÕES | TOTAL HORAS CADASTRO + ELEIÇÕES | VALOR ESTIMADO | |
DIAS ÚTEIS | 62 | 07h45 - 20h | 07h30 - 13h30 / 13h30 - 19h30 | 19h30 - 21h | 1,5 | 4 | 6 | 372 | 378 | R$8.296,15 |
SÁBADO | 11 | 8h - 19h | 07h30 - 11h30 / 11h30 - 15h30 | 15h30 - 20h | 4,5 | 4 | 18 | 198 | 216 | R$4.740,66 |
DOMINGO/FERIADO | 13 | 14h - 19h | - | 13h30 - 19h30 | 6 | 4 | 24 | 312 | 336 | R$9.832,48 |
SÁBADO ELEIÇÕES | 2 | 7h - 20h | 06h30 - 10h30 / 10h30 - 14h30 | 14h30 - 20h30 | 6 | 4 | - | 48 | 48 | R$1.053,48 |
DOMINGO ELEIÇÕES | 2 | 5h - 1 h após totalização | - | 5h - 22h | 17 | 4 | - | 136 | 136 | R$3.979,81 |
DOMINGO ELEIÇÕES ADICIONAL NOTURNO | 2 | 1 h após a totalização | - | 22h - 24h | 2 | 4 | - | 16 | 16 | R$562,78 |
TOTAL | R$28.465,36 | |||||||||
SUPERVISOR/ENCARREGADO | ||||||||||
QTD DIAS (AGO - OUT) | PONTO SERVIDORES | JORNADA ORDINÁRIA | SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO | QUANTIDADE DE HORAS-EXTRAS | POSTOS DE TRABALHO | QTD HORAS ENCERRAMENTO CADASTRO | QTD HORAS ELEIÇÕES | TOTAL HORAS CADASTRO + ELEIÇÕES | VALOR ESTIMADO | |
DIAS ÚTEIS | 62 | 07h45 - 20h | 14h - 20h | 20h - 21h | 1 | 1 | 1 | 62 | 63 | R$2.199,19 |
SÁBADO | 11 | 8h - 19h | 14h - 18h | 18h - 20h | 2 | 1 | 2 | 22 | 24 | R$837,79 |
DOMINGO/FERIADO | 13 | 14h - 19h | - | 13h30 - 19h30 | 6 | 1 | 6 | 78 | 84 | R$3.909,67 |
SÁBADO ELEIÇÕES | 2 | 7h - 20h | 14h - 18h | 14h30 - 20h30 | 10 | 1 | - | 20 | 20 | R$698,16 |
DOMINGO ELEIÇÕES | 2 | 5h - 1 h após totalização | - | 5h - 22h | 17 | 1 | - | 34 | 34 | R$1.582,49 |
DOMINGO ELEIÇÕES ADICIONAL NOTURNO | 2 | 1 h após a totalização | - | 22h - 24h | 2 | 1 | - | 4 | 4 | R$223,47 |
TOTAL | R$9.450,75 | |||||||||
TOTAL GERAL | R$37.916,12 |
A estimativa de horas-extras foi obtida com base na regulamentação do serviço extraordinário aplicada às Eleições 2020 0519581. Observou-se os horários limite de funcionamento do TRE/AP nos períodos excepcionais, em decorrência do encerramento do cadastro eleitoral e do ano eleitoral; também foi observada a jornada de trabalho ordinária do serviço de agentes de portaria. Após a comparação entre a jornada necessária e a jornada ordinária, obteve-se a estimativa de horas-extras necessárias para a adequada prestação do serviço.
QUADRO-RESUMO ESTIMATIVA DE HORAS-EXTRAS | ||||||||||
Encerramento do cadastro, 1º e 2º turno | POSTO DE TRABALHO | QTD HORAS DIA ÚTIL (50%) | QTD HORAS SÁBADO (50%) | QTD HORAS DOMINGO (100%) | QTD HORAS DIA DA ELEIÇÃO (100%) | QTD HORAS DIA DA ELEIÇÃO ADICIONAL NOTURNO (100%) | VALOR DA HORA (50%) | VALOR DA HORA (100%) | VALOR DA HORA COM ADICIONAL NOTURNO (100%) | TOTAL HORAS-EXTRAS |
Agente de portaria | 378 | 264 | 336 | 136 | 16 | R$ 21,95 | R$ 29,26 | R$ 35,17 | R$ 28.465,36 | |
Supervisor II | 63 | 44 | 84 | 34 | 4 | R$ 34,91 | R$ 46,54 | R$ 55,87 | R$ 9.450,75 | |
TOTAL | R$ 37.916,12 |
O quadro-resumo das horas-extras estimativas foi obtido mediante preenchimento de planilha de custos e composição de preços para definir o valor unitário de cada hora de serviço, aplicando-se os critérios de horas-extras semanais e sábados (+50%), horas-extras domingos e feriados (+100%), horas-extras com adicional noturno (+20% sobre a hora normal diurna, incluindo o adicional de horas-extras).
4.3. Uniforme (planilha estimativa)
UNIFORME | Preços unitários 1 | Preços unitários 2 | Preços unitários 3 | MÉDIA | |||
ITEM | VALOR UNITÁRIO | QUANTIDADE ANUAL | VALOR PARA 12 MESES | ||||
Calça social 0520543 | R$ 66,82 | 36 | R$ 2.405,40 | R$61,90 | R$74,99 | R$63,56 | R$66,82 |
Camisa social manga longa 0520537 | R$ 57,73 | 36 | R$ 2.078,28 | R$49,90 | R$58,39 | R$64,90 | R$57,73 |
Camisa social manga curta 0520541 | R$ 40,30 | 36 | R$ 1.450,80 | R$40,70 | R$39,70 | R$40,50 | R$40,30 |
Gravata / lenço 0520549 | R$ 19,83 | 18 | R$ 356,88 | R$19,99 | R$20,00 | R$19,49 | R$19,83 |
Cinto social de couro 0520547 | R$ 46,32 | 18 | R$ 833,82 | R$35,00 | R$53,98 | R$49,99 | R$46,32 |
Meia social 0520552 | R$ 5,59 | 108 | R$ 603,72 | R$4,59 | R$5,99 | R$6,19 | R$5,59 |
Sapato social de couro 0520553 | R$ 85,59 | 18 | R$ 1.540,62 | R$78,90 | R$79,00 | R$98,87 | R$85,59 |
TOTAL | R$ 322,18 | R$ 9.269,52 | |||||
BASE DE CÁLCULO PARA O MÓDULO 6 | 9.269,52 | ||||||
MÓDULO 6 | CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO | % | VALOR R$ | ||||
Base de cálculo custos indiretos | R$ 9.269,52 | ||||||
A | Custos indiretos | 5,00% | R$ 463,48 | ||||
Base de cálculo lucro | R$ 9.733,00 | ||||||
Lucro | 5,00% | R$ 486,65 | |||||
Base de cálculos tributos | 0,9135 | R$ 11.187,35 | |||||
B | COFINS | 3,00% | R$ 335,62 | ||||
C | PIS | 0,65% | R$ 72,72 | ||||
D | ISS | 5,00% | R$ 559,37 | ||||
Total dos tributos | 8,65% | R$ 967,71 | |||||
TOTAL UNIFORMES | R$ 11.187,35 |
Devido ao histórico de outras contratações, em que havia a integração do custo de uniformes no preço mensal fixo do posto de trabalho, o TRE/AP enfrentou situações de grande atraso na troca dos uniformes cujo valor vinha sendo pago mensalmente à contratada. Visando prevenir despesas sem a entrega dos itens, optou-se por desmembrar esse custo de uniforme, que passa a ser estimativo, ou seja, a empresa vai entregar os uniformes e receber pelo que efetivamente entregar.
Da mesma forma que na planilha dos custos fixos incidem custos indiretos, lucro e tributos, o módulo 6 da planilha de composição de custos também vai incidir sobre essa parcela estimativa do contrato, para remunerar devidamente a contratada.
O valor de referência dos uniformes foi definido com base em pesquisa de preços unitários em site de vendas, mediante composição média de no mínimo 3 três pesquisas para cada item.
5. Memórias de cálculo da estimativa de preços e documentos que lhe dão suporte
O valor global estimado foi definido mediante composição com os seguintes documentos: 1) Preenchimento da planilha de custos, com base na Convenção Coletiva de Trabalho 2021 de prestação de serviços do Estado do Amapá, para referência do custo fixo dos postos de trabalho; 2) Preenchimento da planilha de custos, com base na Convenção Coletiva de Trabalho 2021 de prestação de serviços do Estado do Amapá, para referência do custo unitário das horas-extras e adicional noturno sobre horas-extras; 3) Preenchimento da planilha de uniformes, com incidência do módulo 6 (custos indiretos, lucro e tributos).
SERVIÇO | VALOR MENSAL DO POSTO DE TRABALHO | QTD POSTOS | TOTAL |
AGENTES DE PORTARIA MACAPÁ | R$3.907,87 | 6 | R$23.447,23 |
AGENTES DE PORTARIA SANTANA | R$3.902,50 | 2 | R$7.805,00 |
SUPERVISOR/ENCARREGADO DE PRÉDIO | R$5.752,64 | 1 | R$5.752,64 |
Quantidade de postos de trabalho | 9 | ||
TOTAL MENSAL SERVIÇO | R$37.004,88 | ||
TOTAL ANUAL SERVIÇO | R$444.058,55 | ||
CUSTOS ESTIMATIVOS | VALOR ESTIMADO ANUAL | ||
UNIFORMES | R$11.187,35 | ||
HORAS-EXTRAS | R$37.916,12 | ||
TOTAL ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS | R$49.103,47 | ||
VALOR GLOBAL ANUAL (SERVIÇO + CUSTOS ESTIMATIVOS) | R$493.162,02 |
6. Modelo de Proposta de Preços
MODELO DE PROPOSTA - RESUMO | |||||
Empresa: | |||||
CNPJ: | |||||
Endereço: | |||||
Representante legal: | |||||
Telefone/e-mail: | |||||
Data e validade da proposta: | |||||
Dados bancários: | |||||
LOTE ÚNICO | |||||
ITEM | DESCRIÇÃO | QUANTIDADE DE POSTOS | VALOR UNITÁRIO DO POSTO DE TRABALHO | VALOR MENSAL DO SERVIÇO | VALOR ANUAL |
1 | Agentes de portaria Macapá | 6 | R$_________ | R$___________ | R$_________ |
2 | Agentes de portaria Santana | 2 | R$_________ | R$___________ | R$_________ |
3 | Supervisor/Encarregado de prédio | 1 | R$_________ | R$___________ | R$_________ |
VALOR ANUAL DO SERVIÇO (CUSTOS FIXOS: POSTOS DE TRABALHO) | R$_________ | ||||
4 | Uniformes | R$_________ | |||
5 | Horas-extras | R$_________ | |||
VALOR ANUAL CUSTOS ESTIMATIVOS (UNIFORMES + HORAS-EXTRAS) | R$_________ | ||||
VALOR GLOBAL ANUAL (CUSTOS FIXOS + CUSTOS ESTIMATIVOS) | R$_________ |
A proposta será composta do preenchimento das seguintes planilhas:
1) Planilha de custos e formação de preços: Agentes de portaria Macapá
2) Planilha de custos e formação de preços: Agentes de portaria Santana
3) Planilha de custos e formação de preços: Supervisor/encarregado de prédio Macapá
4) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras agentes de portaria
5) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras + adicional noturno agentes de portaria
6) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras supervisor/encarregado de prédio
7) Planilha de custos e formação de preços: Horas-extras + adicional noturno supervisor/encarregado de prédio
8) Quadro-resumo estimativa de horas-extras
9) Planilha de custos uniformes
10) Proposta global anual - Resumo
7. Sugestão da Equipe de Fiscalização contratual
Fiscalização Técnica: (Servidor que acompanhará a prestação dos serviços e auxiliará a Fiscalização Administrativa na prática de atos e colheita de informações) |
Clauriana Castro Oliveira da Costa
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E-mail do servidor:
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clauriana.costa@tre-ap.jus.br |
Telefone: |
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Fiscalização Administrativa: (Servidor que fará a gestão do contrato administrativo nos aspectos da vigência, prorrogação, extinção e aplicação de penalidades administrativas) |
Marcelle Ferreira |
||
E-mail do servidor:
|
marcelle.ferreira@tre-ap.jus.br |
Telefone: |
|
8. Declaração de Viabilidade ou não da contratação
Com base nas informações levantadas ao longo dos estudos técnicos preliminares, a equipe de planejamento considera a contratação viável tecnicamente, visto que há no mercado soluções que atendem à demanda. Quanto à viabilidade econômica, entende-se que o quantitativo a ser contratado será adequado ao orçamento programado e disponível para a despesa.
Na proposta orçamentária pleitos 2022 houve planejamento para adicional de horas-extras 0000297-41.2021.6.03.8000.
9. Dotação Orçamentária
Exercício 2021. Despesa agregada: Apoio administrativo, técnico operacional. Porteiros.
Documento assinado eletronicamente por MARCELLE FERREIRA SOUZA, Chefe de Seção, em 13/05/2021, às 17:25, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0521903 e o código CRC 12778377. |