Estudos Técnicos Preliminares - TRE-AP/PRES/DG/STI/CINF

I - ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

1. CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA

2. ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS FUNCIONAIS

3. ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS TECNOLÓGICOS

4. SOLUÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO DE TIC

5. CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SIMILARES

6. ANÁLISE DE CUSTOS

7. INDICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ESCOLHIDOS

8. NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

9. DECLARAÇÃO DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

 

II - ANÁLISE DE RISCOS DA CONTRATAÇÃO

10. DEFINIÇÕES

11. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS

12. RELAÇÃO DOS RISCOS E AÇÕES DE MITIGAÇÃO

 

III - ANÁLISE DE SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

13. DA SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

14. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

 

IV - ESTRATÉGIA DA CONTRATAÇÃO

15. NATUREZA DO OBJETO

16. PARCELAMENTO DO OBJETO

17. ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

18. CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

19. VIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

20. LISTA DE POTENCIAIS FORNECEDORES

21. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

22. EQUIPE DE GESTÃO DA CONTRATAÇÃO

 

I - ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

1. CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA

1.1. DESCRIÇÃO 

1.1.1. Aquisição de equipamentos para videoconferência (webcam e headphones) para possibilitar reuniões e/ou eventos online.

 

1.2. JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE E RESULTADOS

1.2.1 Com a pandemia ocasionada pelo Covid-19 a humanidade se viu obrigado a mudar sua rotina diária, inclusive na forma de trabalhar. Onde antes eram marcados eventos presenciais, como cursos, palestras e reuniões como exemplo, as vezes com deslocamentos, hoje tudo isso é tratado de maneira on-line, utilizando a plataforma multimídia existente nos microcomputadores que através de periféricos como câmeras de vídeo  (webcam) e fone de ouvidos com microfone (headphones), podemos interagir com interlocução em tempo real.

1.2.2. Os tribunais cada vez mais vem utilizando desse "novo normal" para dar continuidade na prestação de seus serviços, tomando as medidas preventivas necessárias evitando o contato pessoal sempre que possível, daí surge a necessidade de adequar os equipamentos, possibilitando a integração das plataformas de reuniões virtuais.   

 

2. ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS FUNCIONAIS

2.1. REQUISITOS RELACIONADOS AO NEGÓCIO

2.1.1. Possibilitar a comunicação entre os servidores por meio de áudio e vídeo;

2.1.2. Possibilitar a realização de reuniões online em áudio e vídeo com gravação;

2.1.3. As tarefas deverão poder ser realizadas e acessadas remotamente bastando  acesso aos recursos de videoconferência;

2.1.4. Possibilitar a realização de tarefas com ferramenta de escritório online;

2.1.5. Compatibilidade com as ferramentas já utilizadas pelo Contratante.

 

2.2. REQUISITOS AMBIENTAIS E CULTURAIS

2.2.1. O presente processo deve estar aderente à Lei 12.305/ 2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos;

2.2.2. Otimizar os custos na realização das atividades jurisdicionais e atividades correcionais;

2.2.3. Oferecer melhores serviços ao público.

 

 

2.3. GARANTIA E SUPORTE

2.3.1. O produto ofertado deverá possuir garantia do fabricante do equipamento, contada a partir do recebimento definitivo do equipamento. A comprovação deverá ocorrer através de documentação do fabricante de domínio público como catálogos, manuais, folders etc.;

2.3.2. Durante o período da garantia, a abertura de chamados e o atendimento deverão ocorrer de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h, formulário web ou telefone equivalente à ligação local ou gratuita para suporte e abertura dos chamados;

2.3.3. A assistência técnica deverá ser prestada pelo fabricante ou através de sua rede de assistência técnica autorizada;

2.3.4. Todos os componentes instalados ou integrados dos equipamentos devem ser do próprio fabricante ou estar em conformidade com sua política de garantia, não sendo permitida a integração de itens de terceiros que possam acarretar perda parcial da garantia ou não realização da manutenção técnica pelo próprio fabricante quando solicitada;

2.3.5. Todos os equipamentos a serem entregues deverão ser idênticos, ou seja, todos os componentes externos e internos de mesmos modelos e marcas dos utilizados nos equipamentos enviados para homologação;

2.3.6. As unidades dos equipamentos deverão ser entregues devidamente acondicionadas em embalagens individuais e originais do fabricante, que utilizem preferencialmente materiais recicláveis, de forma a garantir a máxima proteção durante o transporte e a armazenagem.

2.3.7. Todos os produtos fornecidos devem ser novos e de primeiro uso. Para cada equipamento deverá ser entregue o respectivo certificado de garantia emitido pelo fabricante;

2.3.8. Não serão aceitos equipamentos que não atendam fielmente às especificações técnicas solicitadas, exceto com configurações superiores;

2.3.9. O fabricante do equipamento deverá possuir “site” com informações técnicas e download de drivers para o sistema operacional especificado no item em português do Brasil.

 

2.4. REQUISITOS LEGAIS

2.4.1. O presente processo de contratação deve estar aderente à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Decreto-Lei no 200/1967, Lei 8.666/93, (Lei de Licitações), Lei 10.520/01, (Lei do Pregão), Decreto 10.024/2019 (Pregão Eletrônico), Decreto 7.892/2013 (Registro de Preços), IN. 01/2019 SGD/ME (Contratação de Soluções de TIC) e legislação específica aplicada.

 

2.5. REQUISITOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE TÉCNICO

2.5.1. As atualizações das versões do sistema deverão ser disponibilizadas pelo site de Internet do fabricante;

2.5.2. O suporte técnico ser fornecido pelo fabricante.

2.6. REQUISITOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS

2.6.1. O presente processo deve estar aderente à Lei 12.305/ 2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

2.7. REQUISITOS DE ARQUITETURA TECNOLÓGICA

2.7.1. O contrato deve ser claro em ressaltar que os requisitos a seguir são REQUISITOS MÍNIMOS para a aquisição dos bens, todos justificados nas Portarias TSE nº 265/2020 e TRE-AP 258/2020 (Possibilitar ambiente de trabalho integrado remoto e presencial);

2.7.2. Comunicação via vídeo;

2.7.3. Gravação de reuniões.

 

2.8. REQUISITOS DE PROJETO E DE IMPLEMENTAÇÃO

2.8.1. Não se aplica para o objeto da presente contratação.

 

2.9. REQUISITOS DE IMPLANTAÇÃO

2.9.1. Não se aplica para o objeto da presente contratação.

 

2.10. REQUISITOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.10.1. Não se aplica para o objeto da presente contratação.

 

2.11. REQUISITOS DE FORMAÇÃO DA EQUIPE

2.11.1. Não se aplica para o objeto da presente contratação.

 

2.12. REQUISITOS DE METODOLOGIA DE TRABALHO

2.12.1. Não se aplica para o objeto da presente contratação.

 

2.13. OUTROS REQUISITOS APLICÁVEIS

2.13.1. A CONTRATADA deve fornecer o objeto do certame em estreita observância as legislações vigentes.

 

2.14. CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO

2.14.1. A empresa licitante deverá apresentar a seguinte documentação no ato da entrega da Proposta:

2.14.1.1. Declaração de Capacidade Técnica, emitida por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove que efetuou serviços de implantação, migração de pelo menos 246 caixas postais para o produto Exchange Online e pelo menos 246 usuários de Active Directory migrados para o Sharepoint Online, de modo satisfatório;

2.14.1.2. Para o atendimento do quantitativo no item anterior (Declaração de Capacidade Técnica), será permitido o somatório de declarações de capacidade técnica;

2.14.1.3. Apresentação, para fins de qualificação econômico-financeira, certidão negativa de feitos sobre falência, recuperação judicial ou recuperação extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da licitante, que se encontre dentro do prazo de validade. Caso não haja prazo de validade especificado no documento, será considerado o prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data de sua expedição;

 

3. ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS TECNOLÓGICOS

3.1. O contrato deve ser claro em ressaltar que os requisitos a seguir são REQUISITOS MÍNIMOS para a aquisição dos bens, todos justificados nas Portarias TSE nº 265/2020 e TRE-AP 258/2020 (Possibilitar ambiente de trabalho integrado remoto e presencial);

3.2. Comunicação via vídeo;

3.3. Gravação de reuniões.

 

4. SOLUÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO DE TIC

4.1. A aquisição dos equipamentos são as existentes no mercado

 

5. CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SIMILARES

 

6. ANÁLISE DE CUSTOS

6.1. Essa estimativa é baseada em uma consulta direta ao mercado local de Macapá-AP e pode sofrer variação em processo licitatório;

6.2. Os equipamentos selecionados são os que atendem aos requisitos e apresentam os menores custos;

ITEM

PRODUTO

DESCRIÇÃO

QTD

PARAENSE

STARBYTE

SYSTEM

LINK

TUDO AZUL

SITE INTERNET

http://www.americanas.com.br

PREÇO MÉDIO

CUSTO TOTAL

* estimado

1

Webcam

Resolução Full HD 1080p, conexão USB, Plug and play

100

R$ 494,00

R$ 299,00

R$ 134,00

R$ 243,00

R$ 298,00

R$ 375,00

R$ 307,17

R$ 30.716,67

2

Headphone

Tipo headset com fones estéreo de ouvido, com arco e microfone giratório, conector P2

100

R$ 228,00

R$ 149,00

R$

R$ 128,00

R$ 325,00

R$ 229,99

R$ 212,00

R$ 21.199,80

 

7. INDICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ESCOLHIDOS

7.1. DESCRIÇÃO DA WEBCAM

7.1.1. Resolução Full HD 1080p (1920 x 1080 pixels);

7.1.2. Compactação de vídeo H.264;

7.1.3. Microfones duplos estéreos com redução de ruído automática;

7.1.4. Correção automática de pouca luz;

7.1.5. Clipe universal pronto para tripés que se ajusta a monitores de laptop ou LCD.

 

7.2. DESCRIÇÃO DO HEADPHONE (FONE DE OUVIDO)

7.2.1. Formato do fone tipo Headset;

7.2.2. Fone estéreo de ouvido, com arco para melhor adaptação e conforto, com microfone giratório;
7.2.3. Controle de volume no cabo;
7.2.4. Cabo reforçado com 2 metros para maior durabilidade;
7.2.5. Plug P2 - 3,5 mm.

7.3. JUSTIFICATIVA/MOTIVAÇÃO DA ESCOLHA

7.3.1. Dentre as soluções analisadas verificou-se que câmeras de alta definição oferecem imagens em cores verdadeiras, a taxa de quadros pode chegar a 30fp, fornece imagens nítidas e suaves, permitindo desfrutar de videochamadas em Full HD 1080P atendendo ao propósito da demanda.

7.3.2. Os fones de ouvidos (headphones) deverão ser do tipo headset, com arco preso na cabeça e haste para microfone, proporcionando maior conforto, deixando as mãos livres para os usuários trabalharem.

7.3.3. Aquisição semelhante já foi realizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação em 2018, processo (0003126-97.2018.6.03.8000), com vistas à adequar os cartórios eleitorais e sede à utilização do Sistema Nacional de Videoconferência, atendendo ao Provimento CNJ nº 75 de 06 de setembro de 2018. 

 

7.4. ADERÊNCIA AOS REQUISITOS

7.4.1. Permitir a realização de reuniões online e chamadas de vídeo;

7.4.2. Atender ao provimento 75/2018 do CNJ.

 

8. NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

8.1. A solução indicada já é a mais alinhada ao ambiente de trabalho do Tribunal;

 

9. DECLARAÇÃO DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

9.1. Considerando a necessidade da contratação passar a ser frequente por este Tribunal Regional Eleitoral em contrapartida à sua limitada capacidade orçamentária, podendo receber os referidos bens de forma parcelada, considerou a estratégia da contratação via registro de preços para eventual e futura aquisição. Assim, as demandas serão atendidas de acordo com o planejamento de aquisições e consoante a disponibilidade orçamentária, seguindo as diretivas do CNJ para se adequar o parque tecnológico do judiciário.

 

II - ANÁLISE DE RISCOS DA CONTRATAÇÃO

10. DEFINIÇÕES

10.1. Segundo o dicionário Houaiss, risco é a “probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.”, ou ainda, pelo Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, “possibilidade de perigo, incerto, mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa.”. São 3 (três) os componentes básicos do risco: um determinado evento, a probabilidade de ocorrência do evento, e o impacto decorrente do evento.

10.2. A Análise de Riscos procura identificar, estimar, avaliar, monitorar e administrar esses eventos que representam riscos e as vulnerabilidades dos recursos de informação de uma organização ou de um determinado projeto e definir ações para seu controle ou minimização do impacto.

10.3. Uma vez identificado um risco, estima-se a probabilidade de sua ocorrência e o seu impacto na organização ou no projeto, para o cálculo da classificação do risco e assim poder priorizar os riscos em função do seu potencial de influência e recomendar a melhor estratégia para tratamento de cada risco identificado.

 

11. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS

11.1. Dificuldade de adaptação dos usuários ao conjunto de ferramentas online;

11.2. Aumento das vulnerabilidades relacionadas às ferramentas online. Ausência de proteção contra ameaças avançada e proteção de informações, gerenciamento de direitos, prevenção e vazamento de imagnes e e áudio que possam comprometer as pessoas e/ou a instituição;

 

12. RELAÇÃO DOS RISCOS E AÇÕES DE MITIGAÇÃO

12.1. Probabilidade e impacto, ações de prevenção/contingência, responsáveis. Incluídos nas tabelas abaixo;

12.2. A inclusão de seção ou secretaria como responsável refere-se aos gestores contratuais que; conforme Guia de Fiscalização e Gestão Contratual do TRE-AP, são os chefes de seção;

 

01

RISCO:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

PROBABILIDADE:

Baixa

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

 

Baixo

1

Atraso no processo de contratação

Baixo

2

Ausência de ferramentas  para melhor prestações dos serviços 

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Reuniões com autoridades superiores para conscientização e aprovação dos artefatos.

Equipe de planejamento da contratação e STI

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Convocação de reunião extraordinária da equipe de planejamento para realização dos ajustes necessários para encaminhamento do processo.

Equipe de planejamento da contratação

 

02

RISCO:

Dificuldade de adaptação dos usuários ao conjunto de ferramentas online

PROBABILIDADE:

Médio

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

 

 

Baixo

1

Possível rejeição por alguns usuários.

Médio

2

Dificuldade no uso das funcionalidades de trabalho colaborativo e compartilhamento.

Alto

3

Compartilhamentos via internet de forma inadequada, colocando em risco o sigilo das informações.

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Promoção de orientação a respeito dos novos recursos online e divulgação de melhores práticas de segurança.

STI

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

 

 

STI

 

03

RISCO:

Aumento das vulnerabilidades relacionadas às ferramentas online.

PROBABILIDADE:

Alto

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

 

 

Alta

1

Maior exposição  e possibilidade de vazamento de imagnes e e áudio

 

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Promoção de orientação a respeito dos novos recursos online e divulgação de melhores práticas de segurança.

STI

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Aquisição de ferramentas de segurança que possibilitem o monitoramento e o acompanhamento de STI diante das vulnerabilidades.

STI

 

04

RISCO:

Equipamentos com baixa qualidade

PROBABILIDADE:

Baixa

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

 

 

Alto

1

Imagens e som distorcidos

2

Dificuldade na conversação

3

Comprometimento no serviços de videoconferência

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Acompanhamento e verificação de qualidade dos produtos.

Comissão de Recebimento de Equipamentos de Informática e de Material de Processamento de Dados

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Solicitar imediata substituição de forma a coibir a reincidência.

Equipe de fiscalização da contratação

 

05

RISCO:

Atraso na entrega dos equipamentos

PROBABILIDADE:

Baixa

ID:

DANO POTENCIAL (CONSEQUÊNCIA DO RISCO)

IMPACTO:

 

Médio

1

Não aquisição dos equipamentos

ID

AÇÃO PREVENTIVA

RESPONSÁVEL

1

Informar ao fornecedor a exigência da entrega na data certa

Equipe de fiscalização da contratação

2

Notificação o fornecedor para cumprimento dos prazo estabelecidos

Equipe de fiscalização da contratação

ID

AÇÃO DE CONTINGÊNCIA

RESPONSÁVEL

1

Consultar outros fornecedores

CMP

Tabela 1: Riscos da solução de Tecnologia da Informação.

 

12.3. Para efeito comparativo entre os riscos atribui-se os seguintes valores numéricas às classificações qualitativas de probabilidade e impacto:

CLASSIFICAÇÃO

VALOR

Baixo

5

Médio

10

Alto

15

Tabela 2: Quantificação dos atributos dos riscos.

 

12.4. A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto caso o risco seja materializado, tal classificação direcionará a ações relacionadas aos riscos durante a fase de planejamento e gestão do contrato.

SIGLA

RISCO

PROBABILIDADE

IMPACTO

CLASSIFICAÇÃO

R03

Aumento das vulnerabilidades relacionadas às ferramentas online.

15

15

225

R02

Dificuldade de adaptação dos usuários ao conjunto de ferramentas online

10

15

150

R04

Equipamentos com baixa qualidade

5

15

75

R05

Atraso na entrega dos equipamentos

5

10

50

R01

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

5

5

25

Tabela 3: Classificação dos Riscos.

 

12.5. Com base na tabela anterior identificou-se que os riscos R03, R02 e R04 apresentam maior grau de comprometimento do sucesso da contratação. Deste modo, durante a fase de planejamento e gestão contratual, os responsáveis deverão realizar estrito acompanhamento dos fatores relacionados aos riscos citados com vistas a evitá-los ou mitigá-los.

 

III - ANÁLISE DE SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

13. DA SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO

13.1. Com base na análise de viabilidade da contratação foi possível identificar algumas ações com o objetivo de garantir a sustentação do contrato, mormente as seguintes necessidades:

a) Equipar os microcomputadores desktop com os periféricos webcam e headphone;

b) Divulgar melhores práticas de segurança relacionados aos procedimentos de segurança quando da utilização de ferramentas online;

 

14. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

14.1. Para instalação física e configuração de software será necessário a mobilização da Central de Serviços TIC sob responsabilidade da Seção de Suporte ao Usuário para a realização das atividades;

 

IV - ESTRATÉGIA DA CONTRATAÇÃO

15. NATUREZA DO OBJETO

15.1. O presente termo tem por objeto a contratação por publicação de Ata de Registro de Preços para futura aquisição.

 

16. PARCELAMENTO DO OBJETO

16.1. O objeto é constituído por dois items de ampla concorrência no mercado.

 

17. ADJUDICAÇÃO DO OBJETO

171. Adjudicação por item, podendo ter um único ou dois fornecedores distintis para os dois itens da licitação pretensa;

17.2. Publicação de uma Ata de Registro de Preços, visando futura aquisição de equipamentos para videoconferência (webcam e headphones), bens que se enquadram na classificação de bens comuns, nos termos da Lei n° 10.520, de 2002, do Decreto n° 3.555, de 2000, e do Decreto 5.450, de 2005.

 

18. CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

18.1. Operação dos serviços de tecnologia da informação, reaparelhamento, 4490.52.35 – Equipamentos de Processamento de Dados.

 

19. VIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

19.1. Ata de Registro de Preços terá vigência junto ao fornecedor pelo prazo de 12 (doze) meses.

 

20. LISTA DE POTENCIAIS FORNECEDORES

PARAENSE HOME TECNOLOGIA E INFORMÁTICA
Rua Leopoldo Machado, 1572, Centro, Macapá - AP, CEP: 68.900-067
comercial@paraenseinformática.com.br
+55 (96) 3223-0662

STARBYTE TECNOLOGIA E SOLUÇÕES
Av. Fab, 313A, Centro, Macapá - AP, CEP: 68900-453
Neuma Socorro
vendas@portalstarbyte.com.br
+55 (96) 3225-3855

SYSTEM INFORMÁTICA LTDA
Av. Presidente Vargas, 957 B, Centro, Macapá-AP, CEP: 68900-070
Jusley
Comercial +55 (96) 3223-5940

LINK INFORMÁTICA EIRELLI
Av. Feliciano Coelho, Trem, Macapá - AP, CEP: 68901-025
administrativo@lojalinkinformatica.com.br
+55 (96) 3225-2000

TUDO AZUL INFORMÁTICA E TECNOLOGIA LTDA
Rua. Manoel Eudoxio Pereira, 1836, Santa Rita, Macapá-AP, CEP: 68902-000
mtudoazul@uol.com.br
Comercial +55 (96) 3225-6225

 

21. EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

Constituída através da Portaria Presidência nº 13/2021 TRE-AP/PRES/DG/SGP/COPES

 

22. EQUIPE DE GESTÃO DA CONTRATAÇÃO


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JIMMY ALMENDRA MACEDO, Coordenador(a), em 05/02/2021, às 17:25, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ÉDEN MONTEIRO DA PAIXÃO, Chefe de Seção, em 18/02/2021, às 14:26, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CLODOVIO DE PAULA MELO, Coordenador(a), em 03/03/2021, às 13:10, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tre-ap.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0503000 e o código CRC F5795431.