TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ
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Análise de Riscos
1. SOLUÇÃO
Registro de preços para aquisição de material de insumos necessários e adequados à execução dos serviços de manutenção dos bens móveis e imóveis atualmente utilizados pelo Tribunal Regional do Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e quaisquer novas instalações que venham a ser ocupadas por este Órgão, tendo como referência o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e índices da Construção Civil (Tabela SINAPI/Amapá), em regime de maior desconto percentual sobre a tabela, para fornecimento de forma eventual e parcelada conforme necessidade da Administração.
2. DEFINIÇÕES
Segundo o dicionário Houaiss, risco é a “probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimentos eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados. ”, ou ainda, pelo Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, “possibilidade de perigo, incerto, mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa.”. São 3 (três) os componentes básicos do risco: um determinado evento, a probabilidade de ocorrência do evento, e o impacto decorrente do evento.
A Análise de Riscos procura identificar, estimar, avaliar, monitorar e administrar esses eventos que representam riscos e as vulnerabilidades dos recursos de informação de uma organização ou de um determinado projeto e definir ações para seu controle ou minimização do impacto. Uma vez identificado um risco, estima-se a probabilidade de sua ocorrência e o seu impacto na organização ou no projeto, para o cálculo da classificação do risco e assim poder priorizar os riscos em função do seu potencial de influência e recomendar a melhor estratégia para tratamento de cada risco identificado.
3. ANÁLISE DOS RISCOS EXISTENTES
PROBABILIDADE: |
Baixa |
DANO POTENCIAL: |
IMPACTO: |
Médio |
Produto inadequado |
ID |
AÇÃO PREVENTIVA |
RESPONSÁVEL |
1 |
Elaborar o TR adequado aos materiais a serem fornecidos |
Equipe de planejamento e contratação |
2 |
Análise criteriosa da fiscalização no momento do recebimento dos materiais |
Equipe de planejamento e contratação |
ID |
AÇÃO DE CONTINGÊNCIA |
RESPONSÁVEL |
1 |
Aplicar sanções previstas na legislação |
Presidência |
2 |
Recusar os materiais em desacordo com o solicitado |
Equipe de planejamento e contratação |
PROBABILIDADE: |
Média |
DANO POTENCIAL: |
IMPACTO: |
Médio |
Alteração da qualidade final |
ID |
AÇÃO PREVENTIVA |
RESPONSÁVEL |
1 |
Adoção de insumos passíveis de achar no mercado local |
Equipe de planejamento e contratação |
2 |
Previsão da disponibilidade dos insumos no mercado local |
Equipe de planejamento e contratação |
ID |
AÇÃO DE CONTINGÊNCIA |
RESPONSÁVEL |
1 |
Solicitação de insumos de outras cidades e/ou estados |
Equipe de planejamento e contratação |
PROBABILIDADE: |
Média |
DANO POTENCIAL: |
IMPACTO: |
Alto |
Inexecução contratual |
ID |
AÇÃO PREVENTIVA |
RESPONSÁVEL |
1 |
Comunicação prévia da contratada e adoção de insumos com previsibilidade no mercado local |
Equipe de planejamento e contratação |
ID |
AÇÃO DE CONTINGÊNCIA |
RESPONSÁVEL |
1 |
Aplicação de sanções relacionadas a inexecução contratual |
Presidência |
4. ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RISCOS
4.1 Para efeito comparativo entre os riscos, atribui-se os seguintes valores às classificações qualitativas de probabilidades e impacto:
CLASSIFICAÇÃO |
VALOR |
Baixo |
5 |
Médio |
10 |
Alto |
15 |
4.2 A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto caso o risco seja materializado. Tal classificação direcionará a ações relacionadas aos riscos durante a fase de planejamento e gestão do contrato.
RISCO |
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
CLASSIFICAÇÃO |
Contratada não fornecer o material em conformidade com a necessidade do contratante |
5 |
10 |
50 |
Falta de produtos requisitados no mercado local |
10 |
10 |
100 |
Atraso na entrega por parte da contratada |
10 |
15 |
150 |
4.3 Com base na tabela identificou-se que os risco "Atraso na entrega por parte da contratada" apresenta maior grau de comprometimento do sucesso da contratação. Desse modo, durante a fase de gestão contratual, os responsáveis deverão realizar estrito acompanhamento dos fatores relacionados aos riscos citados, com vistas a evitá-los ou mitigá-los.
Documento assinado eletronicamente por CELSO HARTMANN JUNIOR, Analista Judiciário, em 01/03/2021, às 13:38, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
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0000412-62.2021.6.03.8000 | 0507524v17 |